PUBLICIDADE
Os símbolos da Festa Junina são os elementos dessa festividade que se estabeleceram como referências. Alguns dos principais, encontrados em todos os cantos do Brasil, são:
-
as bandeirinhas, que decoram a festa;
-
a fogueira, que tem significado religioso;
-
as roupas xadrez;
-
as comidas típicas;
-
os ritmos musicais, sobretudo o forró e o sertanejo;
-
a quadrilha, uma das danças mais tradicionais da festa.
Leia também: 10 itens que não podem faltar de jeito nenhum em uma Festa Junina!
Tópicos deste artigo
- 1 - Quais são os principais símbolos da Festa Junina?
- 2 - Significado dos símbolos juninos
- 3 - Curiosidades sobres os símbolos da Festa Junina
- 4 - O que é Festa Junina?
Quais são os principais símbolos da Festa Junina?
A Festa Junina é uma das principais festividades brasileiras. Ao longo do tempo, a Festa Junina assumiu uma estrutura específica, tradicional em nossa cultura, e alguns símbolos. Esses símbolos partiram da influência religiosa que norteia a festividade, e também da relação entre a festividade e as zonas rurais.
Excluindo as particularidades que a celebração pode ter nas diferentes regiões brasileiras, alguns símbolos tradicionais encontrados nas Festas Juninas do Brasil são:
-
as bandeirinhas, que decoram a festa;
-
a fogueira, que tem um significado religioso;
-
as roupas xadrez;
-
as comidas típicas;
-
os ritmos musicais, sobretudo o forró e o sertanejo;
-
a quadrilha, uma das danças mais tradicionais da festa.
Significado dos símbolos juninos
Quando o assunto é a decoração junina, a primeira coisa que vem à mente de muitos são as bandeirinhas, também conhecidas como bandeirolas. Essas bandeirinhas coloridas enfeitam e embelezam os espaços em que acontece a festa.
Esse item decorativo tem relação com três santos que são homenageados durante a Festa Junina: Santo Antônio, São João e São Pedro. As bandeirinhas são associadas com eles porque houve um tempo em que as imagens dos santos eram penduradas ao lado delas.
Outro item que não falta e que tem um sentido religioso são as fogueiras. Tradicionalmente, afirma-se que a fogueira é associada com São João e teria relação com o nascimento do santo.
Entretanto, os pesquisadores apontam que a fogueira na Festa Junina pode ter tido a ver com a cristianização de celebrações pagãs que aconteciam no solstício de verão na Europa (que ocorre em junho). Diferentes povos europeus acendiam fogueiras durante essas celebrações como forma de garantir-lhes proteção ao afastarem maus espíritos.
As roupas xadrez são muitos comuns, sendo usadas por homens e mulheres, além do xadrez fazer parte da decoração de mesa, como nos forros. Isso acontece porque o xadrez em nosso país ficou muito associado com roupa usada no campo, sendo considerado um elemento caipira. O xadrez chegou ao Brasil no século XVIII, sendo muito popular na Escócia.
Na alimentação, quando falamos de Festa Junina, estamos falando de fartura. Toda Festa Junina é marcada por abundância de comida, com destaque para os alimentos feitos de milho e amendoim, muito tradicionais na alimentação dos brasileiros. Itens como pamonha, paçoca, milho assado, canjica, pé de moleque e muitos outros são parte dos alimentos comuns nessas festas.
Nos ritmos musicais, o forró e o sertanejo se destacam como os mais ouvidos nas Festas Juninas. No Nordeste, o forró é o ritmo tradicional, e, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sertanejo é mais popular. Como o forró é bastante tradicional no Nordeste, a dança também é presença marcante nas celebrações que acontecem nessa região.
Por fim e não menos importante está a quadrilha, a dança mais tradicional da Festa Junina no Brasil. Essa dança surgiu na Inglaterra e foi levada para a França, onde se popularizou com o nome de quadrilles. Era uma dança palaciana, muito popular na nobreza do país. A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX e se consolidou nas festividades juninas.
Curiosidades sobres os símbolos da Festa Junina
-
É bastante comum que as pessoas façam simpatias para os santos durante as Festas Juninas.
-
A Festa Junina é celebrada em diversos países além do Brasil. Evidentemente, a celebração nesses locais é diferente da forma brasileira.
-
Inicialmente, a Festa Junina no Brasil era chamada de Festa Joanina, em referência a São João.
Acesse também: Algumas curiosidades sobre a Festa Junina
O que é Festa Junina?
A Festa Junina é uma tradicional festividade brasileira realizada no mês de junho e eventualmente também em julho (Festa Julina). A Festa Junina é uma festa religiosa que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro, sendo, portanto, muito popular no cristianismo católico.
Essa celebração religiosa foi trazida ao Brasil pelos portugueses em meados do século XVI. Aqui, a festa se espalhou por todas as regiões, tornando-se profundamente popular e uma das manifestações mais importantes da cultura brasileira. À medida que a festa foi se difundido pelo Brasil, ela sofreu influências de diferentes culturas. Para saber mais sobre a Festa Junina, clique aqui.
Crédito de imagem
[1]Duaneggs / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.
REDAÇÃO. Qual a origem das festas juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.