Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Símbolos da Festa Junina

Alguns dos símbolos da Festa Junina são as bandeirinhas, a fogueira, as roupas xadrez, as comidas típicas, os ritmos musicais, sobretudo o forró e o sertanejo, e a quadrilha.

Local decorado com a decoração tradicional da Festa Junina, um dos principais símbolos dessa festividade.
A decoração da Festa Junina é um dos principais destaques dessa festividade.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os símbolos da Festa Junina são os elementos dessa festividade que se estabeleceram como referências. Alguns dos principais, encontrados em todos os cantos do Brasil, são:

  • as bandeirinhas, que decoram a festa;

  • a fogueira, que tem significado religioso;

  • as roupas xadrez;

  • as comidas típicas;

  • os ritmos musicais, sobretudo o forró e o sertanejo;

  • a quadrilha, uma das danças mais tradicionais da festa.

Leia também: 10 itens que não podem faltar de jeito nenhum em uma Festa Junina!

Tópicos deste artigo

Quais são os principais símbolos da Festa Junina?

A Festa Junina é uma das principais festividades brasileiras. Ao longo do tempo, a Festa Junina assumiu uma estrutura específica, tradicional em nossa cultura, e alguns símbolos. Esses símbolos partiram da influência religiosa que norteia a festividade, e também da relação entre a festividade e as zonas rurais.

Excluindo as particularidades que a celebração pode ter nas diferentes regiões brasileiras, alguns símbolos tradicionais encontrados nas Festas Juninas do Brasil são:

  • as bandeirinhas, que decoram a festa;

  • a fogueira, que tem um significado religioso;

  • as roupas xadrez;

  • as comidas típicas;

  • os ritmos musicais, sobretudo o forró e o sertanejo;

  • a quadrilha, uma das danças mais tradicionais da festa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado dos símbolos juninos

Quando o assunto é a decoração junina, a primeira coisa que vem à mente de muitos são as bandeirinhas, também conhecidas como bandeirolas. Essas bandeirinhas coloridas enfeitam e embelezam os espaços em que acontece a festa.

Poste de madeira com várias fitas de bandeirinhas coloridas (ou bandeirolas), um dos principais símbolos da Festa Junina.
As bandeirinhas coloridas (ou bandeirolas) referem-se aos santos homenageados na Festa Junina.

Esse item decorativo tem relação com três santos que são homenageados durante a Festa Junina: Santo Antônio, São João e São Pedro. As bandeirinhas são associadas com eles porque houve um tempo em que as imagens dos santos eram penduradas ao lado delas.

Outro item que não falta e que tem um sentido religioso são as fogueiras. Tradicionalmente, afirma-se que a fogueira é associada com São João e teria relação com o nascimento do santo.

Multidão assistindo à queima da fogueira, um dos principais símbolos da Festa Junina.
Tradicionalmente, a fogueira está ligada à São João.

Entretanto, os pesquisadores apontam que a fogueira na Festa Junina pode ter tido a ver com a cristianização de celebrações pagãs que aconteciam no solstício de verão na Europa (que ocorre em junho). Diferentes povos europeus acendiam fogueiras durante essas celebrações como forma de garantir-lhes proteção ao afastarem maus espíritos.

As roupas xadrez são muitos comuns, sendo usadas por homens e mulheres, além do xadrez fazer parte da decoração de mesa, como nos forros. Isso acontece porque o xadrez em nosso país ficou muito associado com roupa usada no campo, sendo considerado um elemento caipira. O xadrez chegou ao Brasil no século XVIII, sendo muito popular na Escócia.

Pessoas usando roupas xadrez e com estilo caipira, um dos principais símbolos da Festa Junina.
O xadrez e o estilo caipira são característicos da Festa Junina.

Na alimentação, quando falamos de Festa Junina, estamos falando de fartura. Toda Festa Junina é marcada por abundância de comida, com destaque para os alimentos feitos de milho e amendoim, muito tradicionais na alimentação dos brasileiros. Itens como pamonha, paçoca, milho assado, canjica, pé de moleque e muitos outros são parte dos alimentos comuns nessas festas.

Mesa com diversas comidas típicas da Festa Junina, um dos principais símbolos dessa festividade.
A comida é um dos principais destaques da Festa Junina.

Nos ritmos musicais, o forró e o sertanejo se destacam como os mais ouvidos nas Festas Juninas. No Nordeste, o forró é o ritmo tradicional, e, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sertanejo é mais popular. Como o forró é bastante tradicional no Nordeste, a dança também é presença marcante nas celebrações que acontecem nessa região.

Por fim e não menos importante está a quadrilha, a dança mais tradicional da Festa Junina no Brasil. Essa dança surgiu na Inglaterra e foi levada para a França, onde se popularizou com o nome de quadrilles. Era uma dança palaciana, muito popular na nobreza do país. A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX e se consolidou nas festividades juninas.

Pessoas dançando quadrilha, um dos principais símbolos da Festa Junina.
A quadrilha é a dança mais tradicional da Festa Junina no Brasil.[1]

Curiosidades sobres os símbolos da Festa Junina

  • É bastante comum que as pessoas façam simpatias para os santos durante as Festas Juninas.

  • A Festa Junina é celebrada em diversos países além do Brasil. Evidentemente, a celebração nesses locais é diferente da forma brasileira.

  • Inicialmente, a Festa Junina no Brasil era chamada de Festa Joanina, em referência a São João.

Acesse também: Algumas curiosidades sobre a Festa Junina

O que é Festa Junina?

A Festa Junina é uma tradicional festividade brasileira realizada no mês de junho e eventualmente também em julho (Festa Julina). A Festa Junina é uma festa religiosa que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro, sendo, portanto, muito popular no cristianismo católico.

Essa celebração religiosa foi trazida ao Brasil pelos portugueses em meados do século XVI. Aqui, a festa se espalhou por todas as regiões, tornando-se profundamente popular e uma das manifestações mais importantes da cultura brasileira. À medida que a festa foi se difundido pelo Brasil, ela sofreu influências de diferentes culturas. Para saber mais sobre a Festa Junina, clique aqui.

Crédito de imagem

[1]Duaneggs / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CHIANCA, Luciana. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/download/23701/19357.

REDAÇÃO. Qual a origem das festas juninas no Brasil? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/06/qual-a-origem-das-festas-juninas-no-brasil.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Símbolos da Festa Junina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina/simbolos-festa-junina.htm. Acesso em 24 de julho de 2024.

De estudante para estudante