Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo

Celebrado em 29 de junho, o Dia de São Pedro e de São Paulo é uma data comemorativa presente no calendário litúrgico do catolicismo.

São Pedro, Jesus Cristo e São Paulo, uma alusão ao Dia de São Paulo e de São Pedro, celebrado no dia 29 de junho.
O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. Na imagem, São Pedro está à esquerda de Jesus, e São Paulo está à direita. [1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. É uma celebração presente no calendário litúrgico da Igreja Católica. A data celebra essas duas figuras que são importantíssimas para a fé cristã e que foram responsáveis pelo crescimento do cristianismo no século I.

Ambos foram martirizados pelas autoridades romanas e acredita-se que Pedro tenha sido crucificado entre 64 e 67, e Paulo foi decapitado em 67. A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo se junta às festividades juninas, e a data é considerada feriado em um estado brasileiro – Alagoas.

Leia também: Cristianismo — detalhes sobre a maior religião do mundo

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia de São Pedro e de São Paulo

  • O Dia de São Pedro e São Paulo é uma data comemorativa cristã celebrada em 29 de junho e celebra a importância dessas duas figuras.

  • Ambos são considerados fundamentais na consolidação e no crescimento do cristianismo no século I.

  • A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo se junta às festividades juninas.

  • Pedro foi um dos apóstolos de Jesus, e Paulo foi um dos pregadores mais importantes do cristianismo.

O que se comemora no Dia de São Pedro e de São Paulo?

O Dia de São Pedro e de São Paulo é celebrado em 29 de junho. Esse dia é marcado no calendário litúrgico do catolicismo como a data em que se celebram duas figuras muito importantes para essa fé. Nesse dia se comemora o Dia de São Pedro e São Paulo, duas figuras fundamentais do período de surgimento do cristianismo e de consolidação da Igreja Católica.

Os dois são importantes santos do catolicismo, sendo sacerdotes que contribuíram no século I para o crescimento do cristianismo no mundo romano. Sendo assim, são celebrados por conta de sua importância ao catolicismo. São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e São Paulo é considerado um dos líderes espirituais da Igreja Católica.

A celebração a eles se junta às celebrações juninas que acontecem ao longo de todo o mês de junho na tradição católica. A data da celebração leva em consideração o translado das relíquias dos santos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do Dia de São Pedro e São Paulo

São Pedro e São Paulo são dois sacerdotes distintos, mas ambos são celebrados no catolicismo no mesmo dia, em 29 de junho, e isso se atribui ao mencionado fato de que as relíquias de ambos teriam sido transportadas nesse dia. Outros pesquisadores alegam que a data levaria em consideração o dia em que ambos os santos foram martirizados pelo Império Romano.

Existem também alguns historiadores que pontuam que o dia 29 de junho era marcado por uma celebração para Rômulo e Remo entre a população romana pagã. Colocar a festa das duas figuras mais importantes para a consolidação do cristianismo no mundo romano seria uma forma de enfraquecer a celebração pagã.

Acesse também: Qual é a história da Igreja Católica?

Por que o Dia de São Pedro e de São Paulo é dia 29 de junho?

A celebração do Dia de São Pedro e São Paulo acontece em 29 de junho pelos seguintes motivos:

  • dia 29 de junho pode ter sido a data que ambos foram martirizados;

  • foi nesse dia que as relíquias sagradas de ambos foram transladadas;

  • a data pode ter sido escolhida porque nesse dia havia uma popular celebração pagã em Roma.

Dia de São Pedro e de São Paulo é feriado ou ponto facultativo?

O Dia de São Pedro e São Paulo não é feriado nacional, sendo considerado feriado apenas no estado de Alagoas e em alguns municípios brasileiros. Entre os municípios brasileiros que consideram o Dia de São Pedro e São Paulo como feriado estão:

  • Boa Vista (RR);

  • Pato Branco (PR);

  • Cajazeiras (PB);

  • Teófilo Otoni (MG);

  • Serra (ES);

  • Tupã (SP).

História de São Pedro e de São Paulo

Pintura de São Pedro e de São Paulo, uma alusão ao Dia de São Pedro e de São Paulo.
São Pedro (à sua esquerda) e São Paulo (à sua direita) são considerados figuras fundadoras da Igreja Católica. [2]

Tanto São Pedro quanto São Paulo são figuras extremamente importantes na história do cristianismo. Ambos são considerados figuras fundadoras da Igreja Católica e foram essenciais para o crescimento do cristianismo no século I d.C.

São Pedro foi um dos discípulos de Jesus e o primeiro a reconhecer que Jesus era o Messias. Ele era um pescador que atuava no Mar da Galileia, sendo chamado originalmente de Simão. Ele adotou o nome “Pedro” depois que passou a seguir Jesus Cristo. Pedro é entendido como o primeiro papa e fundador da Igreja Católica com base em uma fala de Jesus.

Em Mateus 16:18, o texto bíblico diz que “E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Esse texto demonstra que Pedro foi determinado diretamente por Jesus como o seu sucessor e líder da sua igreja. Pedro também ficou marcado por ter negado Jesus por três vezes após Jesus ter sido preso pelos romanos.

Ele se arrependeu de sua ação e seguiu pregando a mensagem de Jesus, sofrendo intensa perseguição por isso, uma vez que o cristianismo em seus primórdios era uma religião perseguida pelas autoridades romanas. Foi a Roma para pregar o cristianismo e lá foi capturado e martirizado em algum momento entre os anos de 64 e 67.

São Paulo, por sua vez, também conhecido como Paulo de Tarso, foi um dos mais importantes seguidores do cristianismo no período. Inicialmente, São Paulo se dedicava a perseguir os cristãos, que ele considerava de uma seita religiosa que deveria desaparecer. No entanto, a tradição cristã conta que ele se converteu após ter uma visão de Jesus.

Após se converter, tornou-se um dos maiores pregadores do cristianismo em seu tempo. Realizou inúmeras viagens missionárias, levando o cristianismo para diversas partes do território sob domínio romano. Acabou sendo preso pelas autoridades romanas na cidade de Roma e lá foi decapitado em 67 a.C.

Créditos de imagem

[1] Urri / Shutterstock

[2] hramikona / Shutterstock

Fontes

BORGA, Juliana. Por que São Pedro e São Paulo são celebrados no mesmo dia? Disponível em:

https://universo.paulinas.com.br/conteudo/por-que-sao-pedro-e-sao-paulo-sao-celebrados-no-mesmo-dia-nbsp-/208.

REDAÇÃO. São Pedro e São Paulo, por que eles são celebrados juntos? Disponível em: https://www.holyart.pt/blog/santos-e-abencoados/sao-pedro-e-sao-paulo-por-que-eles-sao-celebrados-juntos/#A_Historia_de_Sao_Pedro_o_Pescador_de_Homens.

REDAÇÃO. São Pedro e São Paulo, apóstolos e principais líderes da Igreja. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-e-sao-paulo-apostolos-e-principais-lideres-da-igreja/.

REDAÇÃO. Dia de São Pedro é feriado ou ponto facultativo? Conheça a origem da data. Disponível em: https://exame.com/pop/dia-de-sao-pedro-e-feriado-ou-ponto-facultativo-conheca-a-origem-da-data/.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "29 de junho — Dia de São Pedro e de São Paulo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-sao-pedro.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


19 de Junho — Dia do Cinema Brasileiro

A história do cinema brasileiro e os principais filmes e produtores da atualidade. Saiba por que o dia 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro e como o cinema desenvolveu-se no Brasil.
Datas Comemorativas - 2024

24 de junho - Dia de São João

Conheça a origem da festa de São João e os elementos a ela associados. Veja de que forma a Igreja Católica se apropriou de cultos pagãos para a criação dessa data.
Festa Junina

Corpus Christi

Clique neste link e tenha acesso a informações sobre o Corpus Christi. Veja o significado dessa importante data comemorativa para o calendário da Igreja Católica.
Datas Comemorativas - 2024

Dia de São Cosme e Damião

Acesse este link para aprender mais sobre o dia e a vida de São Cosme e Damião. Entenda como se deu a veneração a esses irmãos gêmeos.
Religião

Festas Juninas

Conheça as origens das festas juninas e entenda como tais festividades estão associadas a tradições antigas. Veja como essas festividades têm ligações com rituais antigos de povos germânicos e romanos e como a Igreja Católica diluiu o culto a deuses pagãos, substituindo-os por santos.
Datas Comemorativas - 2024

Jesus Cristo

Conheça a história de vida de Jesus Cristo. Entenda quem ele foi e o que os pesquisadores dizem acerca dessa figura histórica.
Biografia

Procissão do Fogaréu

Clique no link e saiba mais sobre a Procissão do Fogaréu. Entenda seu significado e sua origem. Aprenda quando e como ocorre essa importante procissão religiosa.
Religião

Páscoa Cristã

Clique no link e saiba mais sobre a Páscoa Cristã, celebração importante do cristianismo que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Páscoa