PUBLICIDADE
As comidas típicas da Festa Junina são um dos principais destaques dessa festividade que tem grande importância no Brasil. Algumas das comidas típicas da Festa Junina são as seguintes:
-
comidas derivadas de milho (milho cozido ou assado, canjica, pipoca, pamonha, curau etc.);
-
comidas derivadas de amendoim (paçoca, pé de moleque etc.);
-
bolos (mané pelado, bolo de milho, bolo de coco etc.);
-
maçã do amor;
-
cachorro-quente;
-
arroz-doce;
-
quentão.
Leia também: 10 itens que não podem faltar de modo algum na Festa Junina!
Tópicos deste artigo
Quais são as comidas típicas da Festa Junina?
→ Comidas típicas de Festa Junina derivadas do milho
A origem histórica das tradições juninas é a Europa, onde os agricultores realizavam festas para comemorar as colheitas. Em Portugal, a tradição é celebrar a colheita do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Com a colonização do Brasil, o costume foi introduzido aos poucos aqui.
No entanto, o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, por isso, as festas começaram a ser celebradas com outro grão, o milho. Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas Festas Juninas. Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau, bolo de milho e bolo de fubá, são servidas durante os festejos.
Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido.
→ Comidas típicas de Festa Junina derivadas do amendoim
Servido com sal ou açúcar, o amendoim torrado é apreciado por muita gente nos festejos, mas não é só isso! A iguaria também é base para guloseimas como a paçoca doce, feita com farinha de mandioca e açúcar.
O pé de moleque é outra amostra do que pode ser feito com o amendoim. Nesse caso, mergulhado em melado de rapadura. Além disso, outros pratos, como a canjica, levam o amendoim para incrementar o sabor.
→ Bolos típicos da Festa Junina
O bolo de mandioca (macaxeira ou aipim), também conhecido por mané pelado, é um dos patrimônios das quermesses juninas. As explicações para um título tão curioso são várias. A mais comum diz que o nome homenageia um agricultor que, por superstição, colhia mandioca nu.
Outro ingrediente que pode ser usado em diversos pratos é o coco, incluído nas receitas de canjica e mané pelado. No entanto, o bolo de coco, por si só, é uma comida junina comum em diversas regiões do Brasil.
→ Outras comidas típicas da Festa Junina
A maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé, dá origem à maçã do amor e faz sucesso entre os casais. Já o pão, cortado ao meio e recheado com molho de salsicha, o famoso cachorro-quente, também está incluído no cardápio das festas de junho. Podemos destacar, ainda, a batata-doce, assada na brasa da fogueira.
Graças ao clima, frio em boa parte do país durante o mês junho, o quentão também é tradicional nas festas. Essa bebida, como o próprio nome já diz, é servida quente, sendo muito comum nos estados da região Sul do Brasil. Feita de gengibre, canela e pinga ou vinho, faz sucesso nas comemorações.
A lista de comidas típicas da Festa Junina é extensa, varia conforme a região e inclui diversos itens, como:
-
pinhão cozido;
-
arroz-doce;
-
paçoca;
-
bom-bocado;
-
queijadinha;
-
espetinho;
-
caldos;
-
pastel.
Acesse também: Quais são os principais símbolos da Festa Junina?
Receitas de comidas da Festa Junina
→ Receita de pé de moleque
- Ingredientes:
-
15 colheres de sopa de açúcar
-
10 colheres de sopa de glucose de milho
-
¼ de xícara de chá de água
-
250 gramas de amendoim sem pele torrado
-
½ colher de sopa de manteiga sem sal
-
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
-
-
Modo de preparo: Misture a água, o açúcar e a glucose de milho em uma panela, no fogo baixo, por 15 minutos ou até caramelizar. Depois que a mistura caramelizar, adicione a manteiga e o amendoim, misture bastante e, por fim, coloque o bicarbonato de sódio, misturando até que ele se dissolva. Depois, coloque a mistura em alguma vasilha ou forma, e corte-a em pequenos retângulos depois que esfriar.
→ Receita de pamonha
- Ingredientes:
-
10 milhos
-
10 pedaços de queijo coalho
-
200 ml de óleo
-
1 colher de sopa de sal
-
1 pitada de açúcar
-
Algumas palhas de milho para embalar a pamonha
-
-
Modo de preparo: Ralar as espigas de milho, bater o milho em liquidificador e colocar a massa de milho em uma panela, adicionando óleo, sal e açúcar. Misturar e depois colocar a massa dentro das palhas de milho, junto de uma tira de queijo coalho. Fechar a palha e amarrá-la.
→ Receita de quentão
- Ingredientes:
-
400 ml de cachaça
-
400 ml de água
-
10 colheres de sopa de açúcar
-
5 pedaços de gengibre
-
Cascas de laranja
-
Cascas de limão
-
2 pedaços de canela em pau
-
5 cravos-da-índia
-
-
Modo de preparo: Coloque o açúcar, o gengibre ralado, a canela e o cravo em uma panela, sob fogo baixo, mexendo a mistura continuamente. Assim que a mistura caramelizar, adicione as cascas de laranja e limão e vá adicionando água. Mexa essa mistura até que o caramelho formado se dissolva. Depois, adicione a cachaça e mexa suavemente. Quando a mistura começar a ferver, aguarde por cinco minutos, e depois desligue o fogo.
→ Receita de pipoca
- Ingredientes:
-
100 gramas de pipoca
-
1 colher de sopa de óleo
-
1 colher de chá de sal
-
-
Modo de preparo: Coloque o óleo na panela e deixe a panela aquecer. Em seguida, coloque a pipoca na panela e tampe-a quando os grãos de milho começarem a estourar. Retire a panela do fogo quando os milhos pararem de estourar e coloque o sal na pipoca.
Fonte
HERMANN, Vanessa. 83 receitas de festa junina para um arraiá clássico. Disponível em: https://www.receiteria.com.br/receitas-de-festa-junina/.