PUBLICIDADE
Os 10 itens que não podem faltar na Festa Junina que traremos a seguir são apenas alguns dos diversos elementos que caracterizam essa tradicional festividade popular. São eles os seguintes:
-
Quadrilha
-
Bandeirolas
-
Fogueira
-
Comidas típicas
-
Fogos de artifício
-
Caracterização e vestimenta
-
Balões
-
Música
-
Correio elegante
-
Pau-de-sebo
A Festa Junina é, atualmente, a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, perdendo apenas para o Carnaval. Ela chegou ao Brasil em meados do século XVII e sofreu influências do catolicismo, sendo hoje associada aos santos Antônio, Pedro e João.
Em virtude de sua popularidade, é muito difícil encontrar alguém que não tenha se divertido em alguma Festa Junina, seja a da escola, seja a da família, igreja, comunidade ou bairro. As pessoas divertem-se tanto pelas comidas e bebidas típicas quanto pelas brincadeiras e caracterização que a celebração envolve.
Leia também: Quais são os principais símbolos da Festa Junina?
Tópicos deste artigo
Quais são os itens que não podem faltar na Festa Junina?
1. Quadrilha da Festa Junina
A quadrilha é um dos itens mais indispensáveis em uma Festa Junina. A dança é feita em pares, que devem estar caracterizados como a ocasião pede. Um animador dita as frases dos respectivos passos e ações, e, em seguida, os participantes devem submeter-se aos movimentos e coreografias estabelecidos. “Olha a chuva!”, “Olha o formigueiro!”, “A ponte quebrou!”, “É mentira!” são alguns dos “passos” mais conhecidos da quadrilha. Para saber mais detalhes sobre a quadrilha, clique aqui.
2. Bandeirolas da Festa Junina
Um dos maiores símbolos da caracterização da Festa Junina está em um item pertencente à decoração: as bandeirolas. Elas nada mais são do que bandeirinhas cortadas em diversas cores e em formato específico que garantem a alegria e o charme à festança. Portanto, Festa Junina que se preze deve ter bandeirola!
3. Fogueira da Festa Junina
A fogueira tem algumas simbologias. Alguns acreditam que ela seja uma forma de purificação, proteção contra energias ruins e espíritos maus e até agradecimento e homenagem a deuses. Além desses significados, ela pode ser também o símbolo da reunião de familiares e amigos. Sem contar a alegria que dá ao ambiente da festa.
Esse item também é muito importante no que diz respeito à caracterização da festa, seja a fogueira feita de forma natural, seja a fogueira feita artificialmente com papéis coloridos que lembrem os troncos de lenha e as chamas do fogo. A fogueira natural também ajuda a aquecer os festeiros, já que as Festas Juninas geralmente ocorrem em meses mais frios, como junho e julho.
4. Comidas típicas da Festa Junina
Com um rico cardápio, tanto de itens doces quanto salgados, as comidas típicas de Festa Junina são uma delícia e sucesso garantido. Na maioria das vezes, são itens de preparação mais rústica, sem muita elaboração, mas com muito sabor. Itens como milho, bolo de milho, curau, pipoca, canjica e pamonha estão entre os preferidos.
Há também outras delícias feitas nessa época e com nomes bastante inusitados, como o pé de moleque, maçã do amor, mané pelado, paçoquinha e a bebida conhecida como quentão, feita com pinga ou vinho, canela e gengibre.
Para saber mais detalhes sobre as comidas típicas da Festa Junina, clique aqui.
5. Fogos de artifício da Festa Junina
Como as Festas Juninas são eventos cheios de superstições e crendices populares, os fogos de artifício também têm as suas peculiaridades. Muitos dizem que o som emitido pelos fogos espanta maus espíritos, além de ser uma forma de despertar São João para a festa. Caso pretenda utilizar os fogos de artifício, tenha muito cuidado ao manuseá-los.
6. Caracterização e vestimenta da Festa Junina
A caracterização e a vestimenta são uma das partes mais divertidas da Festa Junina, são o “coração” da festa. Ir a uma Festa Junina e não estar a caráter não é a mesma coisa. A tradição da roupa e demais caracterizações foram sofrendo adaptações quando a festa chegou ao Brasil. Antigamente, as vestimentas consistiam em perucas, anáguas, saltos e outras roupas pomposas, tudo como a moda francesa pedia, já que a dança era realizada em salões nobres na França.
7. Balões da Festa Junina
Assim como as bandeirolas, os balões dão todo o charme à decoração de uma Festa Junina, sendo bem característicos ao evento. É também um item indispensável na hora de pensar na organização e do que não deve faltar de enfeites na festividade. Muitos também afirmam que os balões possuem uma simbologia e são uma forma de oferenda aos céus para a realização de alguma prece ou como agradecimento a pedidos já realizados, geralmente ligados a namoros e casamentos.
Acesse também: Algumas curiosidades sobre a Festa Junina
8. Música da Festa Junina
De nada adianta cuidar da decoração, da vestimenta e caracterização, das brincadeiras e quitutes mas não atentar para as músicas da Festa Junina. A música é parte principal do evento, pois garante a animação de todos os participantes. As seleções das músicas para esse tipo de celebração devem estar mais focadas em sons nordestinos, com muita sanfona, triângulo e bumbo. Ritmos animados e no estilo caipira/sertanejo fazem muito sucesso. Entre as diversas músicas da Festa Junina, uma das mais tradicionais é Pula a fogueira:
Pula a fogueira
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor
Nessa noite de festança
Todos caem na dança, alegrando o coração
Foguetes, cantos e troça, na cidade e na roça
Em louvor a São João
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor
Nessa noite de folguedo
Todos brincam sem medo, a soltar seu pistolão
Morena, flor do sertão
Quero saber se tu és dona do meu coração
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor
Pula a fogueira, iaiá
Pula a fogueira, ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor |1|
9. Correio elegante da Festa Junina
O correio elegante é uma das muitas brincadeiras típicas das Festas Juninas. Consiste no envio de mensagens e recadinhos de uma pessoa a outra em forma de galanteio, elogios ou outras declarações. Muitos aproveitam para usar o linguajar “caipirez” em seus torpedos românticos.
10. Pau-de-sebo da Festa Junina
O pau-de-sebo é uma brincadeira bem típica das Festas Juninas. Ela consiste em escalar um mastro de cinco metros de altura, no mínimo, que contenha alguma textura ou gordura que dificulte a subida daqueles que queiram resgatar alguma premiação que está no topo.
Notas
|1| ALVES, Francisco. Pula a fogueira. Composição: Getúlio Marinho / João Bastos Filho. Disponível em: https://www.letras.mus.br/francisco-alves/pula-a-fogueira/.
Crédito de imagem
[1] Passarinho / Prefeitura de Olinda / Wikimedia Commons (reprodução)