Topo
pesquisar

23 de junho – Dia Olímpico

Datas Comemorativas

O Dia Olímpico é comemorado todo dia 23 de junho desde 1894, ano em que foi criado o Comitê Olímpico Internacional.
O Barão de Coubertin foi o responsável pela proposta e organização dos jogos olímpicos modernos *
O Barão de Coubertin foi o responsável pela proposta e organização dos jogos olímpicos modernos *
PUBLICIDADE

Aos 23 dias do mês de junho celebra-se, a nível internacional, o Dia Olímpico. A comemoração dessa data remete à criação do Comitê Olímpico Internacional no ano de 1894. Sendo assim, o Dia Olímpico é também o dia de aniversário do comitê que assentou as bases para o desenvolvimento dos jogos olímpicos na idade contemporânea. A principal personalidade relacionada com o reavivamento dos jogos modernos foi Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertain.

O Barão Pierre de Coubertin, como o próprio nome diz, era membro da aristocracia francesa e uma figura com interesse em promover a integração entre as nações em uma época em que a rivalidade entre elas era eminentemente acirrada, haja vista que, no século XIX, o nacionalismo era a ideologia predominante. A proposta inicial de Coubertain foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA), na ocasião de seu 5º aniversário, no ano de 1892. Houve aclamação da proposta, porém a maior parte das pessoas que apreciaram o projeto de Coubertin não compreendia a sua dimensão.

Da apresentação da proposta à institucionalização do comitê demoraram dois anos. Em 23 de junho de 1894, o Comitê Olímpico Internacional foi formado, tendo como presidente o grego Demetrius Vikelas e como secretário-geral o próprio Barão de Coubertain.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Demoraram mais dois anos para que fossem realizados os primeiros jogos olímpicos, na cidade de Atenas, entre os dias 06 e 15 de 1896. Inicialmente, a proposta tinha como destino para a realização dos jogos a cidade de Paris. Porém, dada a relação histórica que a Grécia tinha com a tradição olímpica (e sendo o presidente do comitê um grego), optou-se pela cidade de Atenas como sede.

Do mesmo modo que, na Grécia Clássica, a cidade de Olímpia sediava os jogos atléticos (dedicados ao deus Zeus) com o objetivo de estabelecer tréguas nas guerras em que estavam inseridas as cidades-estado helênicas, os jogos olímpicos modernos, estimulados pelo Comitê Olímpico, também objetivavam a inserção de uma atmosfera amistosa entre as nações europeias.

No caso específico do Brasil, o dia 23 de junho também é dedicado à comemoração do Dia Nacional do Esporte.

* Créditos da Imagem: Olga Popova e Shuttersotck


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "23 de junho – Dia Olímpico"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-olimpico.htm>. Acesso em 24 de janeiro de 2019.

No Brasil, o Dia do Homem é celebrado aos 15 dias do mês de julho
Datas Comemorativas 15 de Julho – Dia do Homem
Pela primeira vez o evento vai acontecer em uma cidade da América do Sul
Educação Física Olimpíadas Rio 2016
Imagens, rituais e objetos foram criados para simbolizar os jogos olímpicos *
Educação Física Símbolos olímpicos
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola