Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

23 de junho – Dia Olímpico

Datas Comemorativas

O Dia Olímpico é comemorado todo dia 23 de junho desde 1894, ano em que foi criado o Comitê Olímpico Internacional.
O Barão de Coubertin foi o responsável pela proposta e organização dos jogos olímpicos modernos *
O Barão de Coubertin foi o responsável pela proposta e organização dos jogos olímpicos modernos *
PUBLICIDADE

Aos 23 dias do mês de junho celebra-se, a nível internacional, o Dia Olímpico. A comemoração dessa data remete à criação do Comitê Olímpico Internacional no ano de 1894. Sendo assim, o Dia Olímpico é também o dia de aniversário do comitê que assentou as bases para o desenvolvimento dos jogos olímpicos na idade contemporânea. A principal personalidade relacionada com o reavivamento dos jogos modernos foi Pierre de Frédy, conhecido como Barão de Coubertain.

O Barão Pierre de Coubertin, como o próprio nome diz, era membro da aristocracia francesa e uma figura com interesse em promover a integração entre as nações em uma época em que a rivalidade entre elas era eminentemente acirrada, haja vista que, no século XIX, o nacionalismo era a ideologia predominante. A proposta inicial de Coubertain foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA), na ocasião de seu 5º aniversário, no ano de 1892. Houve aclamação da proposta, porém a maior parte das pessoas que apreciaram o projeto de Coubertin não compreendia a sua dimensão.

Da apresentação da proposta à institucionalização do comitê demoraram dois anos. Em 23 de junho de 1894, o Comitê Olímpico Internacional foi formado, tendo como presidente o grego Demetrius Vikelas e como secretário-geral o próprio Barão de Coubertain.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Demoraram mais dois anos para que fossem realizados os primeiros jogos olímpicos, na cidade de Atenas, entre os dias 06 e 15 de 1896. Inicialmente, a proposta tinha como destino para a realização dos jogos a cidade de Paris. Porém, dada a relação histórica que a Grécia tinha com a tradição olímpica (e sendo o presidente do comitê um grego), optou-se pela cidade de Atenas como sede.

Do mesmo modo que, na Grécia Clássica, a cidade de Olímpia sediava os jogos atléticos (dedicados ao deus Zeus) com o objetivo de estabelecer tréguas nas guerras em que estavam inseridas as cidades-estado helênicas, os jogos olímpicos modernos, estimulados pelo Comitê Olímpico, também objetivavam a inserção de uma atmosfera amistosa entre as nações europeias.

No caso específico do Brasil, o dia 23 de junho também é dedicado à comemoração do Dia Nacional do Esporte.

* Créditos da Imagem: Olga Popova e Shuttersotck


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "23 de junho – Dia Olímpico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-olimpico.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o Dia do Homem, que é celebrado no Brasil no dia 15 de julho e, em outros países, no dia 19 de novembro.
Conheça os detalhes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorreu pela primeira vez em uma cidade da América do Sul, em 2016.
Conheça a tradição dos símbolos que representam a principal competição esportiva do mundo: os Jogos Olímpicos!