Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

25 de maio — Dia Nacional do Desporto Escolar

Em 25 de maio é celebrado o Dia Nacional do Desporto Escolar. A data fomenta a importância da ação educativa por meio do esporte.

Menina negra sorrindo segurando uma bola de futebol.
Diversas modalidades esportivas podem ser trabalhadas nas escolas com o objetivo de trabalhar aspectos educativos do esporte.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Nacional do Desporto Escolar (25 de maio) é a data que reforça a importância da prática do esporte no ambiente escolar como ferramenta de desenvolvimento de diferentes competências, habilidades e fatores sociais de crianças e jovens.

Nessa data são promovidas diversas ações, campanhas e eventos em escolas brasileiras a fim de promover debates acerca do papel educativo das atividades esportivas.

Veja também: Benefícios do esporte para as crianças

Tópicos deste artigo

Origem do Dia Nacional do Desporto Escolar

O Dia Nacional do Esporte Escolar ou Dia Nacional do Desporto Escolar é comemorado em 25 de maio por conta da fundação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A data foi oficializada em 2023 por meio da Lei nº 14.579.

A CBDE foi criada em 2000 e faz parte do Sistema Nacional de Esporte no Brasil. É responsabilidade da instituição administrar o esporte no âmbito educacional, no ensino básico, fundamental e médio. A missão do órgão é possibilitar a promoção esportiva de forma integral, o exercício da cidadania e a prática do lazer a partir do esporte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é esporte escolar e sua importância

O esporte escolar é a prática de vivências esportivas no ambiente das escolas com finalidades educativas. De acordo com o Ministério do Esporte, a pedagogia do esporte busca refletir as modalidades esportivas enquanto ações educativas e de formação de cidadania.

As ações educativas promovidas por meio do esporte no contexto escolar envolvem intervenções com aspectos definidos, tais como compromisso, responsabilidade, organização, intencionalidade e responsabilidade educacional.

Crianças se abraçando em vivência esportiva na escola.
 A cooperação e a união dos estudantes são atributos trabalhados no esporte escolar.

Entre as funções desenvolvidas pelo esporte escolar estão a ludicidade, a cooperação, o companheirismo e o entretenimento. Nesse sentido, a competitividade e o treinamento, característicos do esporte, são deixados de lado para se dar atenção aos aspectos educativos existentes na prática esportiva.

A prática de esportes nas escolas possibilita oportunidades de convívio social, respeito às regras, bem como aos companheiros e adversários. Essas atividades provocam situações de conquistas ou derrotas, portanto, possibilidades de exercitar a cooperação, a ética e a amizade.

Leia também: O curso e a profissão de Educação Física

História da Educação Física escolar no Brasil

A Educação Física escolar chegou ao Brasil por volta dos séculos XVIII e XIX. Nesse período, a área se baseava na perspectiva médico-higienista. O objetivo das aulas da disciplina era atingir corpos fortes e higiênicos.

Inicialmente, a disciplina sofreu uma intensa influência militar. A intenção era preparar os corpos para possíveis conflitos militares. O ideal era de patriotismo e nacionalismo. O conteúdo da Educação Física nesse tempo era baseado nos modelos europeus de ginástica.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial e do Estado Novo no Brasil, novas tendências pedagógicas da Educação Física começaram a surgir.

Professora de Educação Física auxiliando crianças em alongamento durante a aula.
A prática esportiva nas escolas possibilita experiências corporais diversas importantes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Durante a Ditadura Militar no Brasil, ocorreu um processo de ampliação dos esportes nos ambientes escolares com o objetivo de buscar resultados em competições internacionais. Os objetivos principais eram a aptidão física e identificação de talentos esportivos.

Em seguida, outras possibilidades de ensino na Educação Física surgiram. Essas perspectivas passaram a compreender a dimensão da cultura corporal do movimento e a promover pensamentos críticos e reflexivos sobre a prática corporal no ambiente escolar.

 

Por Lucas Afonso
Jornalista e Educador Físico

Escritor do artigo
Escrito por: Lucas Afonso Jornalista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (Uninter).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AFONSO, Lucas. "25 de maio — Dia Nacional do Desporto Escolar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/25-de-maio-dia-nacional-do-desporto-escolar.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante