Whatsapp

27 de março – Dia Mundial do Teatro

Datas Comemorativas

PUBLICIDADE

O teatro é uma arte muito tradicional na qual pessoas encenam personagens para narrar uma história. Conhecido como a quinta arte, o teatro tem um dia próprio que celebra a importância dessa linguagem artística: o Dia Mundial do Teatro. Essa data surgiu na década de 1960, sendo idealizada pelo Instituto Internacional de Teatro.

Acesse também: 27 de março – Dia do Circo

Origem da data

O teatro, como sabemos, é uma arte em que pessoas (atores ou atrizes) representam uma determina história para uma plateia. Entre os tipos de arte, o teatro é conhecido como a quinta arte, e pode ser encenado por meio de um roteiro, criado por roteiristas e dramaturgos, mas pode acontecer também pela improvisação dos atores.

Como veremos, o teatro, na forma o como conhecemos, surgiu na Grécia Antiga, e, desde a Antiguidade Clássica, tornou-se uma das linguagens artísticas mais comuns e populares nas sociedades ocidentais. Atualmente existe uma grande variedade de gêneros teatrais, o que demonstra a riqueza dessa linguagem artística.

Foi pensando nisso que o Instituto Internacional do Teatro (IIT) idealizou uma data para celebrar essa linguagem artística. Essa data foi criada, em 1961, como o Dia Mundial do Teatro, sendo que sua primeira celebração aconteceu no ano seguinte, em 1962. Essa data é utilizada como forma de celebração e divulgação do teatro internacionalmente.

Os objetivos dessa data, conforme estipulado pelo Instituto Internacional do Teatro, são os seguintes|1|:

  • Promover o teatro pelo mundo;

  • Difundir a importância do teatro;

  • Incentivar comunidades teatrais a promover seu trabalho e conscientizar governantes acerca da importância dessa arte;

  • Incentivar as pessoas a aproveitarem o teatro em seu próprio benefício;

  • Difundir alegria por meio do teatro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do teatro

O teatro, enquanto linguagem e manifestação artística, existe desde a Antiguidade, e diferentes povos, como chineses e indianos, já realizavam a encenação de determinados acontecimentos. Já os egípcios, por sua vez, faziam pequenas encenações como parte de rituais em homenagem aos seus deuses.

Ruínas de um teatro grego, onde os gregos realizavam as suas apresentações teatrais.
Ruínas de um teatro grego, onde os gregos realizavam as suas apresentações teatrais.

No entanto, o teatro moderno se inspirou no teatro grego. A própria origem da palavra teatro deriva do grego, theatron, nome utilizado para se referir ao local onde as pessoas poderiam assistir às peças teatrais na Grécia Antiga. Entretanto, o teatro grego só possuía dois gêneros: tragédia e comédia.

O teatro nessa época era de muita importância para a vida na pólis, pois “tinha a finalidade de promover o sentimento de responsabilidade e o zelo pelas coisas públicas entre os cidadãos”|2|. As peças teatrais gregas eram encenadas ao ar livre e retratavam histórias que envolviam reis e rainhas bem como os deuses que faziam parte da crença local.

Entre os grandes nomes do teatro grego, estão:

  • Tragédia: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes;

  • Comédia: Aristófanes.

Na Antiguidade Clássica, o teatro se manifestou, ainda, na cultura romana, fortemente influenciada pelos gregos. Os romanos foram os responsáveis por difundir o teatro por toda a Europa, e a influência do teatro greco-romano seguiu presente na Europa medieval, embora houvesse grande preconceito contra essa arte, sobretudo durante a Alta Idade Média.

Foi a partir da Baixa Idade Média que o teatro ganhou importância na Europa, e, com as transformações culturais que aconteceram a partir do renascimento, uma série de grupos teatrais surgiram no continente. Com o tempo, novos gêneros foram aparecendo, como o drama, que surgiu por volta do século XVIII.

No contexto do Brasil, fala-se que o teatro foi introduzido, no século XVI, pelos jesuítas. As peças teatrais, elaboradas inicialmente em latim, eram uma parte importante das estratégias dos jesuítas para a catequização dos nativos. Com o tempo, os jesuítas começaram a adaptar suas produções teatrais para o tupi-guarani, português e espanhol.

|1| Goals of the World Theatre Day. Para acessar, clique aqui [em inglês].

|2| CEBULSKI, Márcia Cristina. Introdução à história do teatro no Ocidente: dos gregos aos nossos dias. Guarapuava: Unicentro, 2013. p. 12.

 

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "27 de março – Dia Mundial do Teatro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-teatro27-marco.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Clique aqui e entenda por que comemora-se o Dia do Telefone em 10 de março. Conheça um pouco da história dessa importante invenção.
Saiba como surgiu o Teatro Municipal de São Paulo, sua história e trajetória, e veja as influências da Belle Époque no Brasil.
Saiba mais acerca da história de Édipo Rei, de Sófocles, e sua relação com o Complexo de Édipo construído por Freud.
Entenda como foi possível questionar o papel da mitologia grega tradicional no cenário democrático do século V a.C. através da experiência da tragédia “Antígona”, de Sófocles.
O movimento que tentou inserir as questões sociais e políticas do país por meio de uma estética realista.
Conheça mais sobre o Dia do Cinema Brasileiro!