Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

03 de outubro — Dia da Abelha

No dia 03 de outubro comemora-se o Dia da Abelha, um inseto que se destaca pela sua capacidade de produzir o mel.

Abelhas em um favo de mel.
As abelhas são importantes agentes polinizadores.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No dia 03 de outubro é comemorado o Dia da Abelha, um inseto de extrema importância econômica e ecológica. Existem aproximadamente 20 mil espécies diferentes de abelhas no mundo. No Brasil, a mais conhecida é a abelha africana (Apis mellifera).

Leia também: Composição química do mel

Tópicos deste artigo

Principais características das abelhas

Uma das características mais marcantes das abelhas é a sua organização em sociedade, na qual três indivíduos diferentes podem ser observados: as rainhas, as operárias e os machos. As rainhas realizam a postura dos ovos e organizam a colmeia pela produção de um feromônio. Uma abelha-rainha pode ser considerada como a mãe de todos os indivíduos da sociedade.

Geralmente cada sociedade apresenta apenas uma rainha, mas existem relatos da existência de colmeias com mais de uma. Na espécie Apis mellifera, a rainha pode viver até cinco anos e, em condições de grande florada, podem pôr cerca de 3000 ovos diariamente.

As operárias são abelhas fêmeas responsáveis pelo trabalho da colmeia, e as suas atividades dependem de sua idade. São elas as responsáveis pela defesa da sociedade, conseguir alimento e também pela manipulação dos materiais para a construção da colmeia, tais como barro e cera. Normalmente, esse grupo representa cerca de 80% de todos os indivíduos de um enxame.

Os machos, também chamados de zangões, são indivíduos responsáveis pela reprodução, atuando, em algumas espécies, apenas no acasalamento. Em outras espécies, no entanto, podem atuar em algumas tarefas da colmeia, como a manipulação da cera. Após a fecundação, o macho morre por perder uma parte dos seus órgãos sexuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia mais: Abelhas – um inseto importante para o meio ambiente

Importância do Dia da Abelha

As abelhas são importantes economicamente por fornecerem mel, além de serem responsáveis pela fabricação de outros produtos, tais como a cera, própolis, pólen apícola, geleia real, entre outros. Além disso, por ajudarem na polinização – transporte de células reprodutivas masculinas da planta até a parte feminina da flor –, estão relacionadas com a sobrevivência de várias espécies de plantas, sendo fundamentais para o aumento da produtividade agrícola.

Algumas espécies de abelhas são criadas pelo homem, uma atividade denominada de apicultura. Essa produção surgiu com a inserção das abelhas Apis mellifera em 1839. Essa prática, todavia, só se tornou amplamente difundida pelo país a partir da década de 70.

O avanço da apicultura está relacionado principalmente com as descobertas das várias propriedades do mel, um produto natural extremamente admirado ao redor do mundo. Esse produto tem sido usado na indústria alimentícia, para fabricação de cosméticos e fins terapêuticos. Nesse último caso, destaca-se sua importância como repositor de glicose, reparação da mucosa intestinal, agente anti-inflamatório e cicatrizante, tratamento de úlceras gástricas, entre várias outras aplicabilidades.

Diante da importância tanto econômica quanto ecológica, fica clara a importância de se ter um dia dedicado a esse importante inseto.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "03 de outubro — Dia da Abelha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-abelhas.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante