Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

12 de Outubro — Dia Nacional da Leitura

O Dia Nacional da Leitura foi instituído em 2009. A data escolhida para celebrar a leitura foi 12 de outubro. A leitura desenvolve a imaginação e o senso crítico.

Ilustração traz menina lendo um livro em meio a plantas diversas.
Todo dia é dia de leitura!
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia Nacional da Leitura é 12 de outubro. Ele começou a ser celebrado a partir de 2009, após o governo sancionar a Lei número 11.899, que institui essa data comemorativa. O objetivo dessa lei é propiciar o incentivo à leitura, de forma a inspirar escolas, bibliotecas e editoras a lançar ações e projetos em comemoração a esse dia.

Leia também: Dia Nacional do Livro Infantil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia Nacional da Leitura

  • O Dia Nacional da Leitura surgiu em 2009, com a Lei número 11.899.

  • Esse dia foi criado com o objetivo de promover o incentivo à leitura.

  • O Dia Nacional da Leitura é comemorado em 12 de outubro.

  • A leitura desenvolve o raciocínio, a imaginação e o senso crítico.

Origem do Dia Nacional da Leitura

O Dia Nacional da Leitura teve origem com a Lei número 11.899, de 8 de janeiro de 2009. Essa lei instituiu o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. Assim, foi escolhido o dia 12 de outubro para essa comemoração.

Qual o objetivo do Dia Nacional da Leitura?

A existência do Dia Nacional da Leitura tem como objetivo celebrar a leitura e, assim, estimular ações em prol dela. Nesse dia, e na semana em que ele ocorre, instituições de ensino, bibliotecas e editoras têm a chance de colocar em prática ações de incentivo à leitura, principalmente a literária. É também uma oportunidade para que profissionais da área possam dialogar e compartilhar experiências positivas a respeito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atividades para o Dia Nacional da Leitura

ATIVIDADE

PROCEDIMENTO

Concurso de leitura

A professora ou o professor escolhe alguns livros que serão disponibilizados pela biblioteca da escola. Ela ou ele deve fazer uma programação e orientações, de forma que todos(as) os(as) alunos(as) da sala possam ler tais livros e fazer anotações sobre eles em determinado período de tempo. No Dia Nacional da Leitura, em um evento escolar, com torcida e tudo, perguntas serão feitas às equipes sobre o conteúdo dos livros. Mas é preciso haver regras, de forma que todos os membros da equipe participem. A equipe vencedora deve ganhar algum prêmio.

Indicação de leitura

Alunos(as) previamente selecionados(as) terão a missão de ler um livro de sua escolha e, no Dia Nacional da Leitura, convencer os(as) colegas a ler aquele livro. Após a fala de cada aluno(a), uma votação será feita para determinar qual o livro a maioria pretende ler. Um prêmio para o(a) vencedor(a) é de suma importância.

Debate de leitores

Um livro com ideias provocantes deve ser escolhido para leitura e, no Dia Nacional da Leitura, questões tratadas pelo livro devem ser lançadas para debate. É essencial, nesse caso, a intermediação do(a) professor(a).

Importância da leitura

A leitura exige da leitora e do leitor disponibilidade de tempo e concentração. É preciso parar para ler. Há aqueles que leem em ônibus, na praça, enquanto esperam um amigo em um restaurante. Outros só conseguem ler em casa, isoladamente, em um lugar silencioso. Isso porque cada um de nós tem suas próprias regras de concentração.

O hábito da leitura desenvolve a concentração, ou seja, a capacidade de se fixar em certa atividade. Essa capacidade de concentração nos permite realizar determinada ação de forma mais eficaz. Por isso, aquele ou aquela que lê, normalmente, é mais competente ao realizar tarefas do dia a dia ou mesmo ações mais complexas.

Outra consequência importante da leitura é o desenvolvimento do senso crítico. Afinal, leitoras e leitores acabam tendo acesso a variadas ideias nos livros que cruzam seus caminhos. Isso lhes dá uma percepção mais ampla da realidade, já que não ficam restritos(as) ao seu contexto de vivência. Assim, se tornam menos alienados(as).

Outra coisa importante é que a leitura desenvolve nosso raciocínio, isto é, faz com que saibamos relacionar fatos e ideias para chegar a determinada conclusão ou para atingir determinado objetivo. Sem falar, é claro, que amplia nosso poder imaginativo. E sem imaginação, não há evolução.

Mas tudo isso vai depender também das escolhas feitas por leitores e leitoras. Quem lê apenas obras de entretenimento pode não desenvolver o senso crítico e, então, ficar alienado. O entretenimento tem o seu lugar, mas obras mais críticas são essenciais para que nos tornemos bons leitores, não só de livros, mas de pessoas e situações.

Videoaula sobre a importância da leitura

Projetos de incentivo à leitura

PROJETO

REALIZAÇÃO

ABRANGÊNCIA

Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras

Sead

Nacional

Kombiblioteca

Professora Fabiana Côrtes Carvalho Pepino

Nacional

Projeto Leiturômetro

Escola Estadual Macuco de Minas

Itumirim-MG

Projeto Jardim Literário

Escola Estadual Professora Ormy Araújo Amaral

Patrocínio-MG

Gelateca Cultural Maria Betânia de Carvalho

População local

Recife-PE

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Ibeac / Escritureiros

Parelheiros-SP

Mulheres Negras na Biblioteca

Carine Souza

Nacional

Leitura Abre Portas: porque ler te faz livre

Tribunal de Justiça de Roraima

Estadual

Frases para o Dia Nacional da Leitura

“Se o leitor possui alguma riqueza e vida bem acomodada, sairá de si para ver como é às vezes o outro” (A hora da estrela, de Clarice Lispector).

“Oh! bendito o que semeia livros... livros à mão cheia... e manda o povo pensar!” (Espumas flutuantes, de Castro Alves).

“Há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir mais além da leitura, ficam pegados à página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio” (A caverna, de José Saramago).

“Ao ler, nós imprimimos certa postura ao texto, e é por isso que ele é vivo” (O rumor da língua, de Roland Barthes).

Fontes:

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BRASIL. Lei 11.899, de 8 de janeiro de 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11899.htm.

CASTRO ALVES. Espumas flutuantes. 5. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.

CNJ. Projeto de incentivo à leitura para adolescentes é lançado pelo Tribunal de Roraima. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/projeto-de-incentivo-a-leitura-para-adolescentes-e-lancado-pelo-tribunal-de-roraima/.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Projetos de incentivo à leitura: uma ferramenta de transformação social. Disponível em: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/projetos-de-incentivo-leitura-transformacao-social/.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MEC. Programa ajudou a criar mais de 11 mil bibliotecas em áreas rurais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dia-nacional-da-leitura.

MINAS GERAIS. Projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos em escolas estaduais como forma de ampliar o repertório de conhecimento. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/projetos-de-incentivo-a-leitura-sao-desenvolvidos-em-escolas-estaduais-como-forma-de-ampliar-o-repertorio-de-conhecimento/.

OLIVEIRA, Beatriz de. Conheça projetos que incentivam leitura nas periferias. Estadão, São Paulo, 21 mar. 2022.

SARAMAGO, José. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "12 de Outubro — Dia Nacional da Leitura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/12-de-outubro-dia-nacional-da-leitura.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização

Conheça a história do Dia Mundial da Alfabetização. Comemorado em 8 de setembro, data foi criada pela ONU para ressaltar a importância da alfabetização para a sociedade.
Datas Comemorativas - 2024

11 de agosto — Dia do Estudante

Saiba o motivo de o Dia do Estudante ser comemorado, no Brasil, em todo dia 11 de agosto.
Datas Comemorativas - 2024

15 de março - Dia da Escola

Entenda a importância de celebrar o Dia Nacional da Escola, bem como conheça a história de como a alfabetização chegou ao Brasil e como surgiram as primeiras escolas.
Datas Comemorativas - 2024

15 de outubro - Dia do Professor

Clique no link e saiba mais sobre o Dia do Professor. Veja quando surgiu essa data no Brasil e quando ela é comemorada em outros países.
Datas Comemorativas - 2024

1º de maio — Dia da Literatura Brasileira

Saiba a origem do Dia da Literatura Brasileira. Descubra o que se comemora nessa data. Conheça os grandes autores e obras da literatura nacional.
Datas Comemorativas - 2024

2 de Abril — Dia Internacional do Livro Infantil

Saiba por que 2 de Abril é o Dia Internacional do Livro Infantil e o que se comemora nesse dia. Confira também cinco livros infantis que você precisa ler!
Datas Comemorativas - 2024

21 de março — Dia Mundial da Poesia

Descubra como surgiu o Dia Mundial da Poesia. Saiba o que é comemorado nesse dia e conheça cinco grandes nomes da poesia que selecionamos para você.
Datas Comemorativas - 2024

23 de abril - Dia Mundial do Livro

Descubra por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Saiba o que se comemora nesse dia. Confira 10 títulos que você não pode deixar de ler!
Datas Comemorativas - 2024

25 de Julho — Dia Nacional do Escritor

Saiba qual a origem do Dia Nacional do Escritor e veja o que é comemorado nessa data. Conheça também alguns dos grandes escritores brasileiros.
Datas Comemorativas - 2024

5 de maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa

Descubra a origem do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Saiba o que se comemora nessa data. Veja algumas possíveis atividades para celebrar esse idioma.
Datas Comemorativas - 2024