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15 de março - Dia da Escola

O Dia da Escola é uma data para homenagear essa instituição de suma importância para a sociedade e para a formação de cada indivíduo.

O dia 15 de março foi escolhido para homenagear as escolas nacionais
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A escola é o local que, comumente, as pessoas costumam frequentar para aprender a ler, escrever e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento que são oferecidas no ensino básico. O ambiente escolar também é responsável por promover a socialização, já que é um momento em que as crianças e adolescentes têm a oportunidade de se relacionar com pessoas de diferentes culturas, hábitos, crenças e etnias

A importância de se ter essa data no calendário nacional é que ela permite relembrar o papel que a escola tem no desenvolvimento de todos os indivíduos. Além disso, nessa data, as escolas têm a oportunidade de realizar atividades educativas conjuntas e promover uma aproximação da comunidade.

Uma boa formação escolar é fundamental para que as pessoas possam alcançar um futuro mais sólido, seja em questões sociais, seja também profissionais, já que a base, além do ambiente familiar, começa na escola. Por isso, aprender como ela é essencial para a construção da trajetória de cada ser humano é um passo valioso durante essa formação.

Leia também: Instituições sociais – o que são e para que servem

Tópicos deste artigo

Como comemorar o Dia da Escola?

Cada escola adota um tipo de atividade para comemorar essa data tão importante, tanto no próprio dia 15 como, até mesmo, na semana em que a data é celebrada. As atividades podem envolver inúmeras opções para incentivar o aprendizado e a socialização, bem como para reforçar a importância de se fazer parte desse meio.

Veja algumas atividades que costumam ser realizadas para comemorar a data:

  • Eventos com a presença dos pais na escola para reforçar a comunicação entre família e escola;
  • Atividades envolvendo pinturas e desenhos relacionados à escola;
  • Concurso de redação sobre a importância da escola;
  • Brincadeiras em grupos que incentivem a democracia;
  • Exposição de homenagens à escola em algum mural para todos terem acesso.

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Como as escolas surgiram no Brasil?

Em 1549, os jesuítas chegaram ao Brasil com a Companhia de Jesus, comandada pelo padre Manuel da Nóbrega. Eles tinham o objetivo de difundir a fé católica, assim, a missão deles aqui no Brasil envolvia a catequização dos índios.

Os padres jesuítas ensinavam escrita, leitura, matemática e a doutrina religiosa. Nesse contexto, uma das pessoas mais importantes no processo de estabelecimento da educação no território brasileiro foi o padre José de Anchieta.

Conhecido como Padre Anchieta, o sacerdote desembarcou, no Brasil, em 1553. O clérigo logo se interessou pela língua dos nativos e dedicou-se a aprendê-la. A preocupação com a língua foi essencial para consolidar o projeto inicial de evangelizar os indígenas, já que os seus textos e apresentações artísticas eram produzidos na língua nativa para facilitar a conversão ao cristianismo.

Os jesuítas foram expulsos das terras brasileiras em 1759, sendo instituído o ensino laico com as Aulas Régias. A partir de então, apesar de as igrejas não serem mais responsáveis pelo conteúdo que era oferecido nas escolas públicas, o ensino religioso continuou mantido nas aulas.

Leia também: Valores morais e sua importância para a sociedade

Divisão do Ensino Escolar

Nível

Série

Faixa etária (variável)

Educação Infantil

Maternal

02/03

Jardim I

04/05

Jardim II

05/06

Ensino Fundamental (1)

1º ano

06/07

2º ano

07/08

3º ano

08/09

4º ano

09/10

5º ano

10/11

Ensino Fundamental (2)

6º ano

11/12

7º ano

12/13

8º ano

13/14

9º ano

14/15

Ensino Médio

1º ano

15/16

2º ano

16/17

3º ano

17/18

Obs.: As nomenclaturas de séries da Educação Infantil podem variar de acordo com a instituição de ensino.

  • Educação para adultos

Apesar de a escola ser lembrada como um ambiente para receber crianças e adolescentes, ela tem o objetivo de proporcionar uma formação a todos. Existem muitas pessoas que, infelizmente, não tiveram oportunidades de frequentar o ambiente escolar quando crianças. Para resolver isso, existem sistemas nos país para auxiliá-los na formação escolar, como a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A modalidade EJA recebe pessoas a partir dos 18 anos que não chegaram a concluir o período de estudos na escola. Cada módulo, que representa uma série, tem a duração de seis meses, e a formação deve durar cerca de um ano e meio.

Leia também: Bullying – saiba mais sobre esse grave problema que atinge o ambiente escolar

Educação brasileira e a desigualdade

A escola deve ser um ambiente de inclusão social.
A escola deve ser um ambiente de inclusão social.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) [1], divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mostrou que as diferenças regionais e por cor ou raça ainda são grandes na educação do país.

A taxa de analfabetismo também reflete as desigualdades regionais. No Brasil, cerca de 11,3 milhões de pessoas são analfabetas. Entre as pessoas com 15 anos ou mais de idade, a maior média de analfabetismo está na região Nordeste, com 14,5%, seguida pela região Norte, com 7,9%. As menores taxas estão nas regiões Sudeste, com 4%, e Sul, com 3,5%. O Centro-Oeste tem média de 5,2%.

A pesquisa também mostrou que as pessoas pretas e pardas têm menos acesso à educação. A taxa de analfabetismo é de 3,9% para pessoas brancas e de 9,1% para pretos e pardos. Em relação à conclusão do Ensino Médio, levando em consideração cor ou raça, 55,8% de pessoas brancas haviam completado. Entre os pretos ou pardos, o percentual foi de 40,3%.

Notas:

[1] Os dados da pesquisa completa podem ser conferidos clicando aqui.

 

Por Giullya Franco
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Giullya Franco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCO, Giullya. "15 de março - Dia da Escola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-escola.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

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