Whatsapp

Resumo da Segunda Guerra Mundial

Geografia

A Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos que a humanidade já viu.
PUBLICIDADE

A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.

No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.

Mapa Mental - Segunda Guerra Mundial

Mapa Mental: 2ª Guerra Mundial

*Para baixar o mapa mental, clique aqui!

Tal acontecimento proporcionou drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.

Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.

A partir dessa ideologia, os países citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexá-los aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do Pacífico.

A consolidação da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido, declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.

O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros.

Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

Fotos tiradas durante a Segunda Guerra Mundia
Fotos tiradas durante a Segunda Guerra Mundia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Resumo da Segunda Guerra Mundial "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/resumo-segunda-guerra-mundial.htm. Acesso em 03 de março de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
O crescimento e a ascenção do fascismo na Itália.
Fique sabendo quem foi Simo Häyhä, a “morte branca”, e por que ele levava consigo esse macabro apelido.
Saiba o que foi e que importância teve a Batalha de Stalingrado, travada na cidade homônima russa entre o fim de 1942 e o início de 1943.
Saiba o que foi a Força Expedicionária Brasileira e que importância teve no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Clique aqui e conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento essencial para a garantia dos direitos fundamentais das pessoas.
Saiba mais sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja quando essa data é comemorada e conheça qual é o objetivo de sua criação.
Saiba mais sobre o desenvolvimento da Segunda Guerra na Iugoslávia e entenda os combates entre Ustaše, Chetniks e Partisans.
Saiba como o governo do Japão conseguiu garantir a devoção da população ao imperador mesmo após a derrota na Segunda Guerra Mundial.
Clique e saiba mais a respeito do Estado fantoche dos croatas durante a Segunda Guerra Mundial e o terror implantado na região contra os sérvios.
Clique e conheça a Segunda Guerra sino-japonesa, conflito conhecido pela extrema violência dos japoneses contra a população chinesa.