close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Constituição do Solo

O solo é constituído, essencialmente, de matéria mineral e orgânica, além de ar
O solo é constituído, essencialmente, de matéria mineral e orgânica, além de ar
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Constituído essencialmente por matéria mineral e orgânica (fração sólida), água (fração líquida) e ar (fração gasosa) o solo é, por este motivo, considerado um sistema trifásico. As proporções de cada constituinte variam, principalmente, de acordo com a natureza deste.

A matéria orgânica do solo é constituída por restos de plantas e outros organismos, em estado mais ou menos avançado de decomposição, acumulando principalmente na superfície. A água e o ar do solo ocupam os espaços existentes entre as partículas terrosas e entre agregados de partículas. O ar ocupa os espaços não preenchidos pela água e a quantidade de água é variável em razão da precipitação e irrigação, à textura, estrutura, relevo e teor em matéria orgânica, podendo estar associada a uma grande variedade de substâncias.

O solo é o resultado de mudanças ocorridas nas rochas – denominadas intemperismo. Ações dos ventos, chuvas e organismos vivos (processos físicos, químicos e biológicos) são os responsáveis por este lento processo – calcula-se que cada centímetro do solo se forma em intervalo de tempo de 100 a 400 anos. As condições climáticas existentes são a principal influência das características de cada solo.

A análise do perfil do solo, ou seja: as parcelas horizontais que o constituem desde sua origem até a superfície - local da ação do intemperismo, é um referencial para entendermos a constituição e intemperismos que sofreu. Ao nos referirmos ao perfil do solo, devemos considerar 5 parcelas, denominadas horizontes. Vale ressaltar que nem todo solo possui todos os horizontes bem definidos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.

- Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.

- Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

- Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.

- Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.

Quanto à cor, essa varia de acordo com o material de origem, localização, organismos relacionados, conteúdo de matéria orgânica, dentre outros fatores. Solos ricos em matéria orgânica tendem a ser mais escuros, ao passo que solos bem drenados, por exemplo, tendem a tonalidades acinzentadas.

Partículas de solo são definidas de acordo com o tamanho relativo destas, sendo considerada argila partículas com diâmetro inferior a 0,005mm; silte as com diâmetro entre 0,005mm e 0,05mm; areia fina as com diâmetro entre 0,05mm e 0,42mm; areia média, entre 0,42mm e 2mm; areia grossa, entre 2mm e 4,8 mm e, finalmente, pedregulho, entre 4,8 e 76mm de diâmetro.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Constituição do Solo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/constuicao-solo.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Cacteristics sugiram em cada grupo, cada vez mais adaptados as diferentes regiões do grand canyon

Por Matheus free fire
Responder
Ver respostas

Um homen tipo O filho de pais A+ pretende se casar com uma jovem A-filha de pai O-e mãe AB+.Qual a probabilidade do casal ter filhos com o mesmo fenótipo tipo do pai??

Por Elem Cristina
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Os raios solares, a água e o vento promovem a transformação e o desgaste das rochas. Esse processo de alteração nas rochas é chamado de:

a) intemperismo.

b) remoção.

c) erosão.

d) voçoroca.

e) assoreamento.

Exercício 2

Os solos possuem várias camadas sobrepostas, que são conhecidas como horizontes. Cada horizonte apresenta uma característica peculiar. O horizonte C, por exemplo, destaca-se por:

a) apresentar coloração muito escura quando comparado aos outros horizontes.

b) possuir predominância de restos orgânicos.

c) apresentar uma grande quantidade de argila.

d) possuir rocha consolidada.

e) ser constituído de material que sofreu pouca ação dos mecanismos de formação do solo.

Estude agora


Cultura indígena

A cultura indígena no Brasil é diversa e complexa. Aprenda como os povos indígenas no Brasil se manifestam...

Francis Hutcheson

Teólogo protestante e filósofo irlandês, Francis Hutcheson foi uma das referências do filósofo e economista...