close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O Nordeste é só seca?

A região Nordeste do país é extensa e heterogênea, dessa forma não é possível considerarmos apenas o estereótipo de uma área seca e com baixos indicadores sociais.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

É bastante recorrente, no âmbito do senso comum e dos meios de comunicação, o ato de entender a região Nordeste como o sinônimo da seca, da miséria e da pobreza. Isso cria um estereótipo sobre a população nordestina, estimulando preconceitos e discriminações de toda ordem e reduzindo toda pluralidade étnica dessa população a uma única representação.

Leia também: Por que no Nordeste há seca?

Tópicos deste artigo

A região Nordeste é só seca?

Na verdade, essa construção é uma visão muito simplista da realidade. O que realmente existe, podemos dizer, é a existência de vários “nordestes” dentro de um mesmo Nordeste. Isso é representativo não somente das questões climáticas e naturais, mas também das relações culturais, econômicas, sociais e étnicas, representando uma elevada gama de riquezas naturais e humanas. Por isso, podemos dizer: Nordeste não é só seca, é diversidade.

Jericoacoara é considerada uma das praias mais bonitas do mundo e está localizada no Ceará, estado da região Nordeste.
Jericoacoara é considerada uma das praias mais bonitas do mundo e está localizada no Ceará, estado da região Nordeste.

Além disso, sempre houve um exagero sobre a dimensão do problema da seca no Nordeste. Sabemos que esse problema existe e que ele é uma das questões mais sérias a serem enfrentadas no Brasil. No entanto, em função da chamada “indústria das secas”, muitas vezes, há um dimensionamento exagerado tanto geograficamente quanto semanticamente do problema, a fim de se angariar mais recursos para a realização de investimentos em meios privados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, conforme podemos observar no mapa abaixo, o Nordeste não se resume apenas à região da seca, sendo essa apenas uma de suas inúmeras espacialidades. A região do Polígono das Secas, inúmeras vezes ampliada cartograficamente, transformou-se em uma verdadeira fantasia, uma vez que as regiões com reais problemas de deficit hídrico (quando os índices de evaporação são maiores que os índices de chuvas) não totalizam toda a área apontada.

Mapa de localização do semiárido nordestino e da região com déficit hídrico.
Mapa de localização do semiárido nordestino e da região com déficit hídrico.

Além do mais, conforme apontam alguns críticos da imagem que se construiu no Nordeste nos últimos anos, o problema da seca na região do semiárido nordestino não se resume apenas à falta de água, mas sim à ausência de interesse político. As acusações giram em torno de outra questão que se junta à indústria das secas: a indústria dos votos, uma vez que muitos políticos, em tese, beneficiam-se das condições de miséria de parte da população para lhe conceder bens materiais de breve duração – como cestas básicas – em troca de apoio eleitoral.

Leia também: Quais são as belezas naturais do Nordeste?

Afinal, qual é a realidade da região Nordeste?

Para além dessa problemática, a região nordestina apresenta inúmeras belezas relacionadas aos seus recursos naturais e humanos. Não por acaso, essa região é um dos principais vetores turísticos do país, tanto pelas suas praias e suas paisagens quanto pelo seu patrimônio cultural, marcado pela riqueza de cidades históricas.

Lençóis maranhenses, uma das inúmeras belezas do Nordeste.
Lençóis maranhenses, uma das inúmeras belezas do Nordeste.

Economicamente falando, o Nordeste vem passando por uma linha de industrialização e ampliação de desenvolvimento. Por esse motivo, as taxas de emigração vêm diminuindo, muito em função do processo de desmetropolização no Brasil e da diminuição da concentração populacional atualmente em curso na região Sudeste do país.

Além disso, o Nordeste ainda conta com inúmeras paisagens naturais de rara beleza, como Fernando de Noronha, os Lençóis Maranhenses, vários pontos de cultura de Salvador, Jericoacoara, entre outros, o que revela a potencialidade econômica do turismo para a dinamização das perspectivas locais.

 

Por Rodolfo F. Alves Pena
Professor de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "O Nordeste é só seca?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-nordeste-so-seca.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


O que é o G-20?

Assista à nossa aula e entenda o que é o G-20. Saiba quais são os objetivos dessa importante associação e suas...

Francis Hutcheson

Teólogo protestante e filósofo irlandês, Francis Hutcheson foi uma das referências do filósofo e economista...