Topo
pesquisar

Vasectomia

Biologia

PUBLICIDADE

A vasectomia é uma cirurgia, relativamente simples, realizada em homens que não desejam ter filhos, sendo, portanto, um método contraceptivo. Esse método é considerado definitivo, por envolver uma cirurgia que garante a interrupção dos vasos deferentes, os quais são responsáveis por levar os espermatozoides até a uretra, por meio do corte e da selagem dos vasos deferentes.

Ao realizar a interrupção dos vasos, o espermatozoide não é eliminado no processo de ejaculação, sendo assim, o líquido ejaculado passa a conter apenas secreções da vesícula seminal e próstata. Entretanto, vale salientar que, em alguns casos, o procedimento pode ser revertido.

Leia também: Quais são os riscos dos anticoncepcionais orais?

Como é feita a vasectomia?

Para realizar a vasectomia, o homem receberá apenas uma anestesia local. Após a anestesia, será feito um pequeno corte no saco escrotal para que o médico possa ter acesso aos vasos deferentes. O médico, então, cortará e amarrará esses vasos e, posteriormente, fechará o corte no saco escrotal. Não é feito nenhum tipo de corte na região do pênis.

Na vasectomia, ocorre o corte dos vasos deferentes.
Na vasectomia, ocorre o corte dos vasos deferentes.

O procedimento é rápido e não há necessidade de internação. A cirurgia pode ser realizada no ambulatório e, geralmente, dura entre 15 e 20 minutos. É importante destacar aqui que a vasectomia é um procedimento muito mais simples que a laqueadura, que é realizada em mulheres.

Como é a recuperação da vasectomia?

Por ser um procedimento simples, o paciente é liberado no mesmo dia em que o procedimento é realizado. No primeiro dia, recomenda-se repouso e que bolsas com gelo sejam colocadas na região da cirurgia.

Vale destacar que é recomendado que, nos primeiros 60 dias após a cirurgia, um método contraceptivo seja utilizado durante as relações sexuais. Isso se deve ao fato de que em alguns casos pode ocorrer recanalização ou a cirurgia pode ter sido realizada de maneira inadequada. Recomenda-se que seja feito um espermograma dois meses após a cirurgia para verificar se o paciente não apresenta espermatozoides no material ejaculado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de muitos homens temerem alteração em seu desempenho sexual, a vasectomia é responsável apenas por fazer com que a ejaculação não tenha espermatozoides. Sendo assim, o homem continuará com seu desejo sexual inalterado, assim como o volume da sua ejaculação.

Leia também: Gravidez – sintomas, sinais de alerta, semana a semana

A vasectomia é reversível?

Apesar de a vasectomia ser chamada de um método contraceptivo definitivo, é possível garantir, em alguns casos, a reversão desse procedimento. A taxa de sucesso, no entanto, é variável e nem sempre o sucesso é garantido. Outro ponto importante é o fato de que a maior taxa de sucesso é conseguida quando a reversão é feita antes dos primeiros 10 anos de cirurgia. A cirurgia de reversão é mais complicada que a vasectomia.

Quem pode fazer a vasectomia?

Nem todos os homens apresentam os requisitos necessários para a vasectomia. Converse com um médico.
Nem todos os homens apresentam os requisitos necessários para a vasectomia. Converse com um médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios para a realização da vasectomia são:

  • ter no mínimo 25 anos de idade;

  • ter no mínimo 2 filhos vivos;

  • ter estabilidade conjugal (se estiver casado);

  • haver comum acordo do casal;

  • existir indicação psicológica e/ou social;

  • em caso de pessoas absolutamente incapazes mediante laudo psicossocial e/ou médico, poderá ocorrer a esterilização com autorização judicial.

Quais as vantagens da vasectomia?

Dentre as principais vantagens da vasectomia, podemos citar:

  • Alta taxa de eficácia;

  • Cirurgia simples;

  • Não há necessidade de interrupção do ato sexual;

  • Ajuda no planejamento familiar.

É importante destacar que apesar de ser um eficiente método contraceptivo, a vasectomia não protege contra infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, use camisinha!


Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Vasectomia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/vasectomia.htm. Acesso em 31 de março de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

A vasectomia é conhecida como um método contraceptivo cirúrgico que se caracteriza pelo corte e bloqueio

a) do testículo.

b) da uretra.

c) da próstata.

d) do ducto deferente.

e) do epidídimo.

Questão 2

Sobre a vasectomia, marque a alternativa incorreta.

a) A vasectomia não influência na libido masculina.

b) A vasectomia garante uma ejaculação sem espermatozoides.

c) A vasectomia reduz o volume do sêmen.

d) A vasectomia pode ser revertida.

e) A vasectomia não afeta os testículos.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola