close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Teste de gravidez

Entre os diferentes testes de gravidez, os mais comuns são o de sangue e o de farmácia. As mulheres optam mais pelo de farmácia por causa, principalmente, do resultado rápido.

O teste de gravidez da farmácia é o mais realizado entre as mulheres
O teste de gravidez da farmácia é o mais realizado entre as mulheres
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A descoberta precoce de uma gravidez pode ser importante para a saúde do bebê. Isso se deve ao fato de que os primeiros meses da gestação são extremamente delicados e merecem bastante atenção. Daí a importância da realização de testes de gravidez confiáveis.

Quais são os principais testes de gravidez encontrados?

Atualmente, estão disponíveis dois tipos principais de teste de gravidez: o teste de farmácia e o exame de sangue. O primeiro tipo utiliza a urina e pode ser feito rapidamente pela própria paciente. Já o outro teste é realizado apenas em laboratório.

  • Teste de farmácia: é capaz de detectar a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina. Composto por duas subunidades (α e β), o hCG (glicoproteína sintetizada na placenta) mantém o corpo lúteo, garantindo, assim, a produção de progesterona, que é essencial para a manutenção da gravidez. O teste utiliza anticorpos anti-hCG, que reagem com o hCG da urina, se a mulher estiver grávida, e formam a faixa que indica o resultado

    O exame de farmácia é bastante rápido e, em aproximadamente 5 minutos, é possível descobrir se a mulher está ou não grávida. Vale destacar que ele pode apresentar resultado falso-negativo nos primeiros dias de gestação, quando as taxas hormonais podem ainda estar muito baixas.

    Para comprar esse teste, não é necessária a prescrição médica, e os valores variam entre 10 e 50 reais.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Exame de sangue: baseia-se no mesmo princípio do teste de farmácia, que é identificar a presença de β-hCG, e está disponível em duas formas: o qualitativo e o quantitativo. O qualitativo indica apenas se existe ou não a presença do hormônio no sangue, enquanto o quantitativo é o responsável por identificar a quantidade desse hormônio. Esse último é essencial para saber a idade gestacional da mulher.

    É importante salientar que esse método é o mais confiável na detecção de uma gravidez e pode ser feito mesmo sem o pedido de um médico. Normalmente, não há nenhuma recomendação para a realização do exame, entretanto, essa informação deve ser averiguada no laboratório antes da coleta.

Quais os valores de β-hCG indicativos de uma gravidez?

Uma mulher que não está grávida apresenta, geralmente, valores inferiores a 5 mUI/mL. O resultado é considerado indeterminado quando os valores estão entre 5 e 50 mUI/mL ou positivo quando estão acima de 50 mUI/mL.

Atenção: Os valores de β-hCG podem ser mais baixos em pacientes que apresentam gravidez ectópica e de risco. Entretanto, eles aumentam em algumas neoplasias, como na mola hidatiforme e no coriocarcinoma.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Teste de gravidez"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/teste-gravidez.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Um homen tipo O filho de pais A+ pretende se casar com uma jovem A-filha de pai O-e mãe AB+.Qual a probabilidade do casal ter filhos com o mesmo fenótipo tipo do pai??

Por Elem Cristina
Responder
Ver respostas

Como se explica wue Durante a reprodução sexuada a uniform de gãmetas não alteram o número de chromosomes?

Por Sara Ito Godinho Ferreira
Responder
Ver respostas

Estude agora


Poligonos regulares inscritos

Nesta aula veremos o que é um polígono regular inscrito e seus principais elementos. Trabalharemos um quadrado...

Predicado

Predicado é o termo da oração que contém verbo e que, assim, indica algo sobre o sujeito. Nesta videoaula,...