Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Peste, pneumonia, salmonelose e sífilis

Lesões típicas da sífilis secundária
Lesões típicas da sífilis secundária
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Peste: causada pela Yersina pestis, esta penetra no organismo por meio de lesões provocadas por animais infectados (como a pulga-do-rato, Xenopsylla cheopis). Multiplicando-se no interior dos macrófagos, tem como sintomas: inchaço dos linfonodos e febre. A infecção também pode se manifestar nas vias aéreas, provocando sintomas semelhantes aos da gripe, mas com eliminação de pus e sangue ao tossir. Sem tratamento, o quadro evolui a óbito em aproximadamente uma semana.

Pneumonia: com sintomas que incluem febre, dificuldades respiratórias, dores no peito e tosse com expectoração; esta doença causada pela Streptococcus pneumoniae ou Diplococcus pneumoniae, tem como meio de transmissão as secreções respiratórias de pessoas infectadas. Além do tratamento farmacológico, indicado pelo médico, é necessário repouso.

Salmonelose: provocada por bactérias do gênero Salmonella, a infecção se dá pela ingestão de alimentos como ovos, carne, leite e derivados, ou alimentos manipulados sem os devidos cuidados relativos à higiene. Invadindo o sistema digestório, provocam febre, dores abdominais, cólica e diarreia. Existe o risco destes micro-organismos atingirem os vasos sanguíneos e linfáticos, podendo causar complicações graves em caso de crianças, idosos ou indivíduos imunocomprometidos.

Sífilis: a Treponema pallidum se manifesta com a formação de lesões endurecidas e pouco dolorosas na região genital, sendo, mais tarde, acompanhadas de lesões nas mucosas e pele - inclusive nas palmas das mãos e pés. Febre, dor no corpo e de cabeça e indisposição podem também surgir. Em um terceiro estágio, caso não seja feito um tratamento efetivo, a bactéria atinge o sistema nervoso. O contágio se dá por meio de relação sexual desprevenida, com indivíduo acometido, ou de mãe gestante para o feto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola 


Veja mais!
Peste bubônica
Peste pulmonar

Pneumonia
Salmonelose
Sífilis

Reino Monera - Reinos do Mundo Vivo - Biologia - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Peste, pneumonia, salmonelose e sífilis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/peste-pneumonia-salmonelose-sifilis.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A peste é uma doença bacteriana adquirida pela picada de pulgas infectadas ou através de ferimentos provocados por animais doentes. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o gênero da bactéria causadora dessa enfermidade.

a) Xenopsylla.

b) Treponema.

c) Streptococcus.

d) Salmonella.

e) Yersinia.

Exercício 2

A pneumonia é uma infecção pulmonar bastante comum que pode ser desencadeada por diversos fatores, tais como bactérias, vírus, fungos e algumas substâncias inorgânicas. A respeito das pneumonias bacterianas, marque a alternativa incorreta.

a) Dentre os sintomas da pneumonia bacteriana, podemos citar febre e dificuldade respiratória.

b) A transmissão da pneumonia ocorre pelo ar.

c) Para tratar a pneumonia bacteriana, utilizam-se antibióticos.

d) O principal agente causador da pneumonia é o Staphylococcus pneumoniae.