Acidentes com insetos e reações alérgicas

Biologia

Os acidentes com insetos, na maioria das vezes, são considerados de pouca relevância, mas casos graves podem levar o paciente à morte.
PUBLICIDADE

Os insetos são um grupo de artrópodes que se destaca pela dominância ecológica em relação aos outros animais terrestres. Estima-se que existam mais de 751.000 espécies diferentes de insetos no Terra, o que representa em média 53% de todos os seres.

Vários insetos não causam nenhum risco aos seres humanos, sendo, inclusive, bastante importantes para o nosso desenvolvimento econômico e até mesmo para garantir alimento, uma vez que atuam como polinizadores. Outros insetos, no entanto, são capazes de transmitir doenças e causar alguns acidentes.

Entre os principais acidentes causados por insetos, destacam-se a picada de abelha, picada de formiga, acidentes com lagartas e acidentes com besouros.

Picada de abelha

As picadas de abelha podem representar um grave perigo, principalmente para pessoas que apresentam reações alérgicas. As reações são distintas em cada pessoa e dependem, principalmente, do local da lesão e da quantidade de ferroadas que a pessoa levou.

Normalmente, ao levar uma picada de abelha, o paciente sente uma dor local aguda que, com o tempo, desaparece. Após a dor, podem surgir vermelhidão, prurido e inchaço, que pode ocorrer de maneira tão intensa que impeça a realização de alguns movimentos. Em indivíduos alérgicos, as complicações podem ser mais graves, pois a picada pode desencadear dores de cabeça, tonturas, calafrios, aperto no peito, coceira generalizada, dificuldade para respirar e engolir, pressão baixa, palpitação e arritmia.

Em casos em que uma grande quantidade de abelhas ataca uma pessoa, pode ocorrer um quadro conhecido como “síndrome de envenenamento”. Nessas situações, o paciente pode apresentar hemólise, insuficiência renal, entrar em coma e até mesmo vir a óbito.

Quando uma pessoa sofre várias picadas de abelha, é importante procurar um médico para a retirada dos ferrões. Retirar os ferrões com a pinça pode ocasionar a liberação de mais veneno no paciente, agravando o problema.

Picada de formiga

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas espécies de formigas causam graves reações alérgicas, sendo especialmente perigosas para idosos e crianças. A lava-pés, por exemplo, destaca-se pelo grande número de acidentes causados em nosso país.

Ao ser ferroado por uma formiga lava-pés, o paciente sente dor local seguida de queimação e coceira. Dependendo do número de ferroadas, as sensações podem ser mais complexas, ocasionando coceira em todo o corpo, inchaço no local da ferroada, necrose, dificuldade para respirar, coma e até mesmo morte.

Para aliviar a dor, podem ser colocadas compressas frias e algumas pomadas com corticoide. Vale destacar que as pomadas só devem ser utilizadas com recomendação médica.

As lagartas do gênero Lonomia provocam graves reações alérgicas
As lagartas do gênero Lonomia provocam graves reações alérgicas

Acidentes com lagartas

As lagartas são o estágio larval de insetos da ordem Lepidoptera, como a mariposa. Algumas lagartas apresentam o corpo recoberto de cerdas ricas em toxinas, que podem desencadear graves reações alérgicas quando em contato com a pele.

Normalmente, ao tocar uma lagarta, a pessoa sente violenta dor local que se irradia para outras partes do corpo. A dor é relatada, muitas vezes, como a de uma queimadura. Em algumas espécies mais venenosas, como as do gênero Lonomia, pode ocorrer, além do descrito, distúrbios de coagulação, sangramentos na gengiva, sangue na urina e até mesmo a morte. Nesse último, caso é necessário tratamento específico com uso do soro antilonômico.

Acidentes com besouros

Apesar de menos frequente quando comparados com os outros insetos, os besouros também podem eliminar substâncias, quando tocados ou esmagados, que desencadeiam reações alérgicas. Entre as reações, destacam-se a irritação da pele, vermelhidão, ardor, coceira e o aparecimento de bolhas no local.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Alguns insetos provocam reações alérgicas após a ferroada
Alguns insetos provocam reações alérgicas após a ferroada

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Acidentes com insetos e reações alérgicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/acidentes-com-insetos-reacoes-alergicas.htm. Acesso em 31 de outubro de 2020.