close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Definição de Botânica

A botânica é uma área da biologia que estuda todas as características apresentadas pelos vegetais, fungos e algas, como morfologia, anatomia, entre outras subáreas.

A botânica é uma área da biologia que estuda as características apresentadas pelos vegetais
A botânica é uma área da biologia que estuda as características apresentadas pelos vegetais
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A botânica é um ramo da biologia que estuda a fisiologia e a morfologia das plantas, dos fungos e das algas. É uma disciplina que apresenta subdivisões para ser mais bem estudada, assim sendo, podemos classificá-la em:

Botânica descritiva: ramo da botânica que tem como principal meio de pesquisa a observação. As linhas de pesquisa das áreas de morfologia, botânica sistemática (ramo da botânica que classifica os vegetais), fitogeografia, taxonomia vegetal, paleoecologia são algumas subáreas da botânica descritiva.

Botânica aplicada: é o ramo da botânica que estuda as plantas de acordo com as relações que os homens estabelecem com elas, como a botânica farmacêutica (uso de plantas medicinais pelos homens), botânica agrícola (uso das plantas na agricultura), fitopatologia (estuda as doenças que acometem as plantas úteis aos homens), interação de microrganismos com a planta, polinização, cultura de tecidos etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Botânica experimental: ramo da botânica que utiliza a experimentação como principal forma de pesquisa. A fisiologia vegetal é a linha de pesquisa da botânica experimental mais importante, que pode se subdividir em ramos mais especializados como a reprodução vegetal, ecofisiologia vegetal, nutrição e crescimento vegetal entre outras.

Por ser uma área muito ampla, a botânica tem inúmeras linhas de pesquisa que se encaixam nas subdivisões mencionadas acima. O estudo de todas as características desses organismos é imprescindível, pois a importância deles para o meio ambiente e para os homens é indiscutível, não nos esquecendo de que é através da manutenção da flora que temos a conservação de inúmeras espécies de animais.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Definição de Botânica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/definicao-botanica.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Cacteristics sugiram em cada grupo, cada vez mais adaptados as diferentes regiões do grand canyon

Por Matheus free fire
Responder
Ver respostas

Um homen tipo O filho de pais A+ pretende se casar com uma jovem A-filha de pai O-e mãe AB+.Qual a probabilidade do casal ter filhos com o mesmo fenótipo tipo do pai??

Por Elem Cristina
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Estude agora


O que foi o Holodomor?

Assista à nossa videoaula para conhecer o que foi o Holodomor (1932–1933). Confira também, no nosso canal,...

Conto de fadas

Era uma vez uma aula em que o professor, barbudo, tatuado e com cara de mal explica bondosamente o que é um conto de...