Whatsapp

Frutos e Pseudofrutos

Biologia

PUBLICIDADE

Frutos são estruturas resultantes do amadurecimento do ovário e que surgem após a fecundação. A banana é uma das exceções, já que é formada a partir do ovário não amadurecido. Nesses casos, falamos em fruto partenocárpico.

Existem, no entanto, alimentos vegetais suculentos que chamamos de fruto, mas que na verdade não o são, biologicamente falando, já que não são oriundos do ovário. Eles são classificados na biologia como pseudofrutos. O caju, a maçã e a pera são alguns exemplos:

Existem, ainda, partes suculentas que se desenvolveram a partir de:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Uma flor que possui mais de um ovário, sendo classificada como frutos agregados (ou pseudofrutos agregados). O morango, desenvolvido a partir do receptáculo floral, é um pseudofruto desse tipo.

- Ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, sendo classificadas como frutos (ou pseudofrutos) múltiplos, ou infrutescência. O abacaxi, desenvolvido a partir de ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, é um fruto do tipo múltiplo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Botânica - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Frutos e Pseudofrutos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/frutos-pseudofruto.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Os frutos são estruturas resultantes do amadurecimento de qual parte da flor?

a) Pétala.

b) Sépala.

c) Receptáculo floral.

d) Óvulo.

e) Ovário.

Questão 2

Os frutos não surgiram apenas para garantir a nossa alimentação, eles exercem também um papel importante para a planta. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que apresenta a finalidade biológica dessa estrutura:

a) Os frutos são responsáveis por atrair polinizadores.

b) Os frutos são responsáveis por garantir a reprodução das plantas, carregando dentro de si a célula reprodutora chamada de semente.

c) Os frutos, além de protegerem a semente, garantem a propagação das espécies.

d) Os frutos atuam na dispersão dos grãos de pólen.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Descubra um pouco mais sobre as angiospermas, um grupo de plantas com milhares de espécies bastante conhecidas e importantes para os seres humanos.
O estudo dos vegetais e algas, suas características e classificações.
Conheça mais sobre a botânica, esse ramo da biologia que estuda as características dos vegetais.
Compreenda a diferença entre fruto e fruta, conheça alguns exemplos e entenda por que nem todo fruto é uma fruta.
Aprenda o que são dispersores de sementes e conheça suas principais formas de distribuir algumas espécies de plantas em nosso meio.
Aprenda um pouco mais a respeito das flores clicando aqui! Neste texto explicaremos o que é flor e qual a sua função, e conheceremos suas partes.