Topo
pesquisar

Salvador Dalí

Biografia

Considerado o mestre do Surrealismo, Salvador Dalí é uma das figuras mais importantes da história da arte do século XX.
Salvador Dalí é considerado o mestre do Surrealismo Crédito: Olena Z / Shutterstock
Salvador Dalí é considerado o mestre do Surrealismo Crédito: Olena Z / Shutterstock
PUBLICIDADE

Considerado excêntrico por muitos, não só por causa de suas obras como também pela vida pessoal, Salvador Dalí é um dos principais nomes da História da Arte do século XX.

Suas obras surrealistas e subjetivas contêm ingredientes como ilusões de ótica, truques de perspectivas e hologramas. O pintor espanhol criou quadros diferenciados e inovadores à época.

Dalí extrapolou a pintura. Foi escritor, produziu joias e trabalhou em filmes. Alguns consideram-no um ícone cultural.

Famoso também pelo bigode, sua marca registrada, Dalí tem sido lembrado com frequência porque os personagens da série espanhola La casa de papel usam máscaras com o rosto do pintor.

Vida

Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu no dia 11 de maio de 1904, na cidade de Figueres, na província de Girona, Espanha. Seus pais se chamavam Salvador Dalí Cusí e Felipa Domènech Ferrés. Teve apenas uma irmã: Anna Maria.

Segundo a autobiografia A vida secreta de Salvador Dalí, o pintor acreditava ser seu irmão morto, também chamado Salvador, reencarnado. Alguns quadros fazem alusão a esse fato.

Ainda conforme o livro de Dalí, o espanhol teve uma infância estranha e assombrada. Ele tinha muita raiva e se comportava de forma perturbadora.

O pintor teve formação em escola bilíngue, de Espanhol e Francês. Aos 15 anos, estuda na Escola Municipal de Desenho de Figueres. Nessa idade, funda a revista Studium e cria o diário pessoal Les meves impressions i records íntims (As melhores impressões que eu registro, traduzindo do francês).

Em 1929, conhece a russa Helena Ivanovna Diakonova, mais famosa como Gala, que seria sua companheira por toda a vida. Eles se casaram em uma cerimônia civil em 1934.

O casamento religioso foi realizado em 1958, no Santuário dos Àngels, em Sant Martí Vell, perto de Girona, na Espanha. Ao longo de sua vida, Dalí pintou retratos românticos e místicos de Gala.

Em 1982, passa a morar no castelo de Púbol, em Girona. Em 1984, ocorre um incêndio no local e ele segue para Torre Galatea, em Figueres, onde permanece até sua morte.

Salvador Dalí morreu de insuficiência cardíaca no dia 23 de janeiro de 1989, na sua cidade natal. O pintor está enterrado em uma cripta embaixo do palco do Teatro-Museu Dalí.

Artes

Salvador Dalí foi considerado excêntrico na sua vida e obra
Crédito: Allan Warren / Wikimedia Communs

O primeiro contato de Dalí com as artes acontece com o Impressionismo, em especial do pintor Ramon Pichot. O pai de Dalí exige, em 1920, que ele estude na Escola de Belas Artes de Madri para poder exercer a profissão de pintor.

Quando estudava nessa escola, Dalí pintou em muitos estilos, do Realismo tradicional ao Cubismo. Sempre admirou os pintores italianos Michelangelo e Rafael.

Na época de universidade, passa a ter contato com artistas e intelectuais como o cineasta Luis Buñuel, o poeta Federico García Lorca, o arquiteto Le Corbusier, o cientista Albert Einstein e o compositor Ígor Stravinsky.

Dalí foi expulso da universidade em 1926. Conforme estudos, isso ocorreu porque ele se recusou a fazer provas da disciplina de teoria das belas-artes.


Obra

Dono de uma criatividade excêntrica, nas suas obras Salvador Dalí misturava situações ímpares, surreais e não convencionais. Suas imagens eram oníricas e bizarras.

Inovador, Dalí criou maneiras de usar a mente e o inconsciente para explorar sua criatividade. Ele desenvolveu o “método crítico-paranoico”, por meio do qual pintava suas obras. 

A primeira exibição individual de Dalí ocorre em 1925, em Madri, na Sociedade de Artistas Ibéricos. Depois de outras apresentações, como em Barcelona e Paris, suas obras começam a conter traços do Surrealismo.

O espanhol leu as teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e passou a pintar as imagens dos seus sonhos. Em 1927, Dalí completa Apparatus and hand, que é considerado seu primeiro grande trabalho no estilo surrealista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já na década de 1930, Dalí encontra o estilo de pintar pelo qual seria reconhecido. Suas obras tinham um quê de vanguarda e de tradição. Começa sua consagração como pintor surrealista.

Principais obras

  • O enigma sem fim, 1928

  • O grande masturbador, 1929

  • Os dois balcões, 1929

  • A persistência da memória, 1931

  • Ovos estrelados sem o prato, 1932

  • Construção suave com feijão cozidopremonição da Guerra Civil, 1936

  • Sono, 1937

  • Girafa em chamas, 1937

  • Metamorfose de Narciso, 1937

  • A tentação de Santo Antônio, 1946

  • Cristo de São João da Cruz, 1951

  • Galetea, 1952

  • A última ceia, 1955

  • A madona sistina, 1958

  • Retrato do meu irmão morto, 1963

  • Toreador alucinógeno, 1968


Pintura A persistência da memória está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA)
Crédito: Salvador Dalí / MoMA

Em 1934, Dalí foi expulso de um grupo de surrealistas. Na ocasião, ele declarou: “Eu sou o próprio surrealismo”.

Considerado por muitos o mestre da arte surrealista, o espanhol afirmou em alguns episódios que seus quadros eram “fotografias de sonhos pintadas à mão”. 

Nos anos 1930, o espanhol passa a realizar mais exibições em Paris, nos Estados Unidos e em Londres, entre outros lugares. Em 1936, realiza a exposição “Fantastic Art Dada Surrealism” no Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York.

Além de pintor, Salvador Dalí realizou diversas atividades, como escrever em jornais, revistas e livros. Em 1941, começou a desenhar joias, atividade que realizou ao longo de sua vida.

O espanhol também projetou esculturas, vestidos, gravatas, cenários, capas de revista, imagens publicitárias e desenhos de moda. 

Participou de produções cinematográficas, como nos filmes de Luis Buñuel Um cão andaluz (1929) e A idade do ouro (1930).

Dalí foi convidado pelo próprio Walt Disney para participar do curta-metragem de animação Destino, em 1946. Também colaborou com o diretor de filmes Alfred Hitchcock, criando, em 1945, a cena do sonho aterrorizante do filme Quando fala o coração.

A partir de 1949, suas produções passam a fazer alusão ao lançamento da bomba atômica.

Nas décadas de 1960 e 70, Dalí começa a ter interesse pela ciência e holografia, que é o método de gravação de imagens ópticas tridimensionais na forma de hologramas. Esse interesse traz novas perspectivas às obras do artista, que passa a produzir imagens tridimensionais. Em 1972, realiza sua primeira apresentação mundial de hologramas.

Salvador Dalí criou mais de 200 obras ao longo de sua vida. As últimas foram feitas no ano de 1983.

Teatro-Museu Dalí


Inaugurado por Salvador Dalí em 1961, o teatro abriga as maiores obras do pintor
Crédito: Georgios Tsichlis / Shutterstock

No ano de 1961, começa a ser estruturado o Teatro-Museu Dalí, em Figueres. O espaço foi pensado e projetado pelo próprio Salvador Dalí. No dia 28 de setembro, o museu é inaugurado pelo pintor.

O Teatro-Museu Dalí é considerado a maior obra de arte dele. Com uma fachada impactante, enfeitada por ovos, abriga as maiores obras do pintor, inclusive as que ele criou especialmente para o espaço.

No local, os visitantes têm a chance de ver as obras cuidadosamente, podendo analisá-las e realizando duplas, triplas ou diversas interpretações. Quem visita o museu é presenteado com ilusões de óptica, que divertem e impressionam ao mesmo tempo.

No Museu, há uma sala em homenagem à atriz e escritora norte-americana Mae West, pela qual Dalí tinha enorme fascínio. No local, são expostas as esculturas de uma enorme boca e de um nariz que, olhadas de longe, formam o rosto da atriz. O Teatro-Museu Dalí é considerado o maior exemplo de arquitetura surrealista do mundo.

Por Silvia Tancredi
Jornalista

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Salvador Dalí"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biografia/salvador-dali.htm>. Acesso em 20 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola