Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Romero Britto

Romero Britto é um artista plástico brasileiro conhecido por sua arte alegre, colorida e otimista e destaca-se por fazer retratos de importantes personalidades.

Romero Britto em desfile da escola de samba Renascer, no Rio de Janeiro, local onde ocorre o maior carnaval do mundo.
Romero Britto é um artista plástico brasileiro cujas obras podem ser encontradas em diversos lugares do mundo. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 Romero Britto é um artista plástico brasileiro conhecido mundialmente por ter um estilo de arte otimista e alegre e pelas suas obras coloridas. Britto é famoso por ter criado o Happy Art Movement (Movimento de Arte Alegre) na década de 90. Considerado um ícone da cultura pop e arte moderna, Romero Britto mora em Miami (EUA) desde o final de década de 80, mas também mantém galeria de arte em São Paulo.

Leia também: Pedro Américo — um artista brasileiro que conquistou a fama por suas pinturas feitas para a monarquia

Tópicos deste artigo

Vida de Romero Britto

Romero Francisco da Silva Brito nasceu no dia 6 de outubro de 1963 em Recife, capital do Pernambuco. Filho de Lourdes e Rosemiro Brito, o artista tem oito irmãos.

Ainda criança, Romero interessou-se pela arte. Aos oito anos, o pernambucano começou a fazer suas pinturas em jornais e papelão. Na falta de material, ele usava os esmaltes de sua mãe para pintar as suas obras.

Britto não chegou a fazer um curso de arte, por isso é considerado autodidata. Romero Britto vendeu o seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos (OEA) quando tinha 14 anos, em uma exposição em Brasília (DF).

Em 1980, Romero ingressou no curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) por meio de uma bolsa de estudos. Na época, ele queria ser diplomata, para conhecer o mundo. Entretanto, estudou apenas quatro semestres.

Com pouco mais de 20 anos, o futuro pintor viajou à Europa, onde pôde conhecer pessoalmente os trabalhos de vários artistas os quais admirava, tais como Henri Matisse e Pablo Picasso.

Um tempo depois, Britto viajou a Miami, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, e apaixonou-se pela cidade. Em um primeiro momento, trabalhou em uma lanchonete e na área de jardinagem.

Nos anos seguintes, iniciou suas atividades como artista plástico em Miami, onde se mantém desde 1988. O artista é muito reconhecido na cidade, e as suas obras estampam vários dos seus pontos turísticos.

Romero Britto foi casado com Cheryl Britto, com que teve o seu único filho, Brendan. Cheryl faleceu em 2018.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Obra de Romero Britto

Romero Britto deu início à sua carreira profissional como artista plástico no final da década de 80, em Miami. O pernambucano expôs seus primeiros trabalhos nas calçadas do bairro Coconut Groove, em Miami. Depois, conseguiu montar seu primeiro estúdio e apresentar suas obras em uma galeria na mesma cidade.

Parquímetro pintado por Romero Britto, em Miami. [2]
Parquímetro pintado por Romero Britto, em Miami. [2]

A carreira de Romero Britto deu uma guinada no ano de 1989, quando ele participou da campanha publicitária da marca da bebida sueca Vodka Absolut. Na época, a empresa procurava um artista que fosse menos conhecido do que a bebida.

Pinturas de Romero Britto em produtos licenciados. [3]
Pinturas de Romero Britto em produtos licenciados. [3]

Depois da parceria de Romero Britto com a Absolut, o valor das obras de arte do brasileiro aumentaram consideravelmente, e ele tornou-se famoso mundialmente. Devido ao sucesso, nos anos seguintes, Britto colaborou com diversas outras marcas conhecidas no mundo, tais como Coca-Cola, Pepsi, Disney e Mattel.

Estilo de arte de Romero Britto

Romero Britto define seu estilo de arte como positivo, alegre e divertido. Tanto é que, em 1992, ele fundou o Happy Art Movement (Movimento de Arte Alegre).

Estátua de urso feita por Romero Britto exposta em Berlim, na Alemanha. [4]
Estátua de urso feita por Romero Britto exposta em Berlim, na Alemanha. [4]

As obras de arte de Romero Britto têm como características principais serem desenhos, com linhas curvas, contornados em preto e entrelaçados com cores fortes, vibrantes e ousadas. Muitas das suas obras são em grande dimensão. Outra característica da arte de Britto são as formas geométricas.

O tipo de arte de Romero Britto mistura o cubismo, o grafismo e a pop art. Alguns comparam as obras de arte de Britto com as de Andy Warhol, principal expoente da pop art. O artista já declarou ser fã do trabalho de Warhol.

Marca registrada de Romero Britto

 Romero Britto e a ex-presidenta Dilma Rousseff ao lado de um retrato dela feito por ele.
Romero Britto tem o costume de retratar personalidades importantes. [5]

Uma marca registrada de Romero Britto é fazer retratos de personalidades que estão em evidência no momento. Entre alguns políticos homenageados pelo artista destacam-se a ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Além disso, Britto também pintou quadros de artistas como Michael Jackson, Marilyn Monroe, Elton John, Leonardo di Caprio e Shakira. Também retratou o jogador de futebol Neymar.

O artista brasileiro já fez releituras de obras de arte famosas, entre as quais o quadro Mona Lisa, do italiano Leonardo da Vinci, que é chamada de Mona Cat, e o quadro Abaporu, da pintora brasileira Tarsila do Amaral.

Obras de arte de Romero Britto

As pinturas de Romero Britto são conhecidas por capturar a essência da alegria e da felicidade. Conforme o artista já revelou, a ideia das suas obras é possibilitar uma visão otimista da vida.

Obra de arte de Romero Britto retratando um gato.
O principal animal retratado nas obras de Romero Britto é o gato. (Créditos: Romero Britto / Instagram @romerobrittogallery | Reprodução)

Geralmente, as pinturas do artista fazem referência a elementos da natureza, tais como flores e animais, como borboletas, peixes e ursos. Mas o principal animal encontrado nas obras de Romero Britto são os gatos.

Veja abaixo algumas das principais obras de arte de Romero Britto:

  • Britto Garden (2000);

  • Mona Cat (2004);

  • Night Out (2004);

  • Martini Sunrise (2005);

  • Rauschenberg (2007);

  • Love in Paris (2014).

Veja também: Grafite — arte que surgiu na periferia urbana e evidencia críticas sociais

Outros trabalhos de Romero Britto

Além das obras de arte coloridas e alegres características de Romero Britto, outros trabalhos do artista podem ser lembrados:

  • 2008 e 2010: exposição Salon de la Societe Nationale des Beaux Arts no Carrousel du Louvre, em Paris, França.

  • 2009: abertura do Super Bowl XLI em colaboração com o Cirque Du Soleil nos Estados Unidos.

  • 2010: embaixador da Copa do Mundo da Fifa realizada na África do Sul.

  • 2013: primeiro artista vivo a expor no Museo Soumaya, no México.

  • 2014: artista oficial da Copa do Mundo no Brasil.

  • 2016: portador honorário da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Brasil.

  • 2017: produção da maior escultura monumental da história do Hyde Park de Londres, na Inglaterra.

Galerias de Romero Britto

Galeria de arte de Romero Britto em Miami. [6]
Galeria de arte de Romero Britto em Miami. [6]

Romero Britto conta com duas galerias no mundo. Veja abaixo os endereços:

  • Miami - 1102 Lincoln Rd, Miami Beach, FL 33139, Estados Unidos.

  • São Paulo, capital - Rua Oscar Freire, 562, Cerqueira César.

Curiosidades sobre Romero Britto

  • Ao longo de sua carreira como artista plástico, Romero Britto vem colaborando com diversas instituições de caridade em todo o mundo. Para o artista, a arte é muito importante para não ser compartilhada.

  • Romero Britto é famoso por ser o artista plástico brasileiro mais licenciado. As suas obras podem ser encontradas em produtos vendidos em lojas situadas em várias partes do mundo, como, por exemplo, no aeroporto de Miami. Entre os principais produtos licenciados e que estampam as obras de arte de Romero Britto, encontram-se: camisetas, chinelos, canecas, bolsas, canetas, cadernos, itens de decoração etc.

  • A arte de Romero Britto é considerada polêmica por algumas pessoas. Alguns opinam que as obras de arte de Britto não têm muita criatividade por serem muito parecidas. Outros também avaliam que o artista tem uma visão muito mercadológica da arte, por licenciar sua arte em vários produtos. Em uma entrevista, Romero Britto afirmou não dar muita importância aos comentários negativos acerca das suas obras.

  • Romero Britto tem uma estrela na calçada da fama de Miami.

Créditos de imagem

[1] A.PAES / Shutterstock

[2] MCDesigns / Shutterstock

[3] Paula Montenegro Stock / Shutterstock

[4] hafakot / Shutterstock

[5] Roberto Stuckert Filho / Dilma Rousseff / Wikimedia Commons (reprodução)

[6] Harun Ozmen / Shutterstock

 

Por Silvia Tancredi
Jornalista 

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Romero Britto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/romero-britto.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante