Topo
pesquisar

Indie

Artes

O termo indie engloba diversos aspectos, como música, moda, comportamento, mito e lugar. O indie opõe-se às lógicas culturais e padrões estabelecidos pela sociedade.
PUBLICIDADE

O termo indie vem da palavra de origem inglesa independent (independente) e se refere a um tipo particular de contracultura que engloba diversos aspectos, como música, moda, comportamento, mito e lugar. Em linhas gerais, o indie se opõe às lógicas culturais e padrões estabelecidos pela sociedade.

Falando especificamente de música, o indie rock se originou na década de 80 a partir de bandas que emergiram do punk e do hardcore e passaram a produzir e gravar Cds de forma independente. O movimento se desenvolveu quase que simultaneamente nos Estados Unidos e na Inglaterra. As principais bandas desse período foram Sonic Youth, Big Black, The Smiths, The Stone Roses, The Jesus and Mary Chain, Happy Mondays, My Bloody Valentin, etc.

Na década de 90, o movimento estourou na Inglaterra com bandas como Pavement, Oasis, Blur e Placebo. Nessa mesma época, nos Estados Unidos, Nirvana e Pearl Jam alcançaram um enorme sucesso, o que tornou suas músicas, antes alternativas (indie), em comercializáveis, atraindo a atenção de grandes gravadoras. Assim, as bandas que se tornaram comerciais passaram a ser chamadas alternativas, enquanto que as que permaneciam no movimento indie ficaram conhecidas como underground (“subterrâneas”, fora do cenário comercial).

Normalmente, o indie rock utiliza os mesmos instrumentos do rock, como baterias, baixos e guitarras elétricas. Os temas das músicas indie também são bastante heterogêneos, não havendo nenhuma temática característica do estilo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sonic Youth
Sonic Youth

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Indie"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/indie.htm. Acesso em 21 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola