13 de julho – Dia Mundial do Rock

Datas Comemorativas

PUBLICIDADE

O Dia Mundial do Rock é celebrado anualmente em 13 de julho, sendo essa data escolhida por conta do Live Aid, evento de rock que aconteceu, em 13 de julho de 1985, com objetivo de arrecadar dinheiro para fornecer ajuda humanitária no combate à fome na Etiópia. Apesar do nome, essa data só é celebrada aqui no Brasil.

Nesse dia é celebrado o rock, um dos estilos musicais mais famosos da história, que surgiu na virada da década de 1940 para a de 1950 e misturou elementos do rhythm and blues, jazz e country and western, estilos muito populares nos Estados Unidos na época. Aqui no Brasil, o estilo também fez muito sucesso e popularizou dezenas de bandas e cantores.

Leia mais: Woodstock - conheça a história de um dos maiores festivais de música da história

Origem do Dia Mundial do Rock

No 13 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Rock. Apesar do nome, essa data comemorativa é celebrada apenas no Brasil.
No 13 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Rock. Apesar do nome, essa data comemorativa é celebrada apenas no Brasil.

O dia 13 de julho é conhecido em nosso país como o Dia Mundial do Rock, uma data separada para comemorar esse que é um dos estilos musicais mais conhecidos do mundo e que foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Apesar do termo “Mundial”, essa data comemorativa não é internacional.

O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, é uma celebração exclusivamente brasileira. Fora do Brasil não existe uma data significativa que celebre o rock, e a que existe aqui foi uma criação publicitária realizada na passagem da década de 1980 para a década de 1990.

Os idealizadores da celebração queriam homenagear esse estilo musical tão famoso e que possui tanta história. Além do estilo, homenageia-se também os músicos que dedicaram (e dedicam) suas vidas ao rock. Na época em que essa comemoração começou a ser propagandeada, o rock era um dos principais estilos musicais no Brasil, e fala-se que os responsáveis pela divulgação dessa data foram duas rádios.

As duas rádios eram de São Paulo — a 89 FM e a 97 FM. Ambas eram especializadas em rock, e o objetivo dos criadores da data era ampliar a divulgação desse estilo para conquistar mais fãs. De lá pra cá, o rock continuou perdendo espaço na mídia, e hoje não é muito comum vermos grandes bandas de rock na TV brasileira, por exemplo.

De toda forma, a data popularizou-se, e anualmente é comum que alguns canais de comunicação dediquem alguma atenção a ela com eventos sendo realizados em bares e casas noturnas.

Por que o dia 13 de julho?

Reportagens de jornais ingleses destacando o Live Aid, festival de música realizado no dia 13 de julho de 1985.[1]
Reportagens de jornais ingleses destacando o Live Aid, festival de música realizado no dia 13 de julho de 1985.[1]

O 13 de julho foi escolhido para receber o Dia Mundial do Rock porque nesse dia, em 1985, foi realizado o Live Aid, um dos maiores festivais de rock da história. Esse festival foi idealizado pelo músico Midge Ure, que fez parte de bandas como Thin Lizzy, e por Bob Geldof, que era vocalista da Boomtown Rats.

Esse foi um evento voltado para promover ajuda humanitária, arrecadando fundos para socorrer as pessoas que sofriam com a fome na Etiópia. Esse país africano sofreu uma grave crise de alimentos entre 1983 e 1985, causada por uma guerra civil, e estima-se que até 1,2 milhão de pessoas possam ter morrido de fome e que outras milhares tenham se refugiado nos países vizinhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Live Aid foi idealizado para receber grandes bandas de rock da década de 1980 e foi realizado simultaneamente em duas cidades: Filadélfia, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Os locais que receberam os shows foram o Estádio JFK e o Estádio Wembley, respectivamente. Estima-se que dois bilhões de pessoas acompanharam os shows em 150 países.

O show em Londres contou com a participação de Sting, Phil Collins, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney etc. Já na Filadélfia, o show contou com a participação de Billy Ocean, Black Sabbath, Judas Priest, Neil Young, Led Zeppelin, Duran Duran, Mick Jagger, Madonna etc.

Durante o Live Aid, Phil Collins tocou em Londres e, logo em seguida, embarcou em um avião rumo à Filadélfia, e também tocou na cidade norte-americana, sendo o único do evento a comparecer aos dois continentes. Durante o Live Aid, o músico manifestou o desejo de transformar o dia 13 de julho em uma data para comemorar-se internacionalmente o rock. Como podemos perceber, isso aconteceu somente no Brasil.

Estima-se que o Live Aid conseguiu arrecadar o total de 150 milhões de libras, e, apesar da causa nobre, acredita-se atualmente que parte considerável desse dinheiro acabou sendo desviada na Etiópia e tenha sido usada por rebeldes e pelo próprio governo etíope para comprar armas e continuar financiando a guerra.

Leia mais: Escolas de samba - tradição cultural que deriva de um dos grandes estilos musicais do Brasil

Origem do rock

Hoje o rock não é necessariamente o estilo musical mais popular do planeta, mas, ainda assim, possui milhões de fãs por todo o mundo, e isso não é diferente no Brasil. No momento, nenhum dos grandes hits musicais em nosso país são desse estilo, mas existem milhões de fãs de rock no Brasil, e nosso país possui bandas desse estilo que são conhecidas até internacionalmente.

Esse estilo musical surgiu na passagem da década de 1940 para a década de 1950 nos Estados Unidos. O rock veio, principalmente, da influência da cultura afro-americana, que, na época, dominava o cenário musical dos Estados Unidos com o jazz e o rhythm and blues. O country and western, muito popular entre a população branca, também contribuiu para o surgimento do rock.

O rock então foi resultado dessa mistura da cultura afro-americana, manifestada no jazz e no rhythm and blues, com a cultura branca, manifestada no country and western. Seu surgimento aconteceu em um momento que a indústria cultural estava se estabelecendo, e o rock aproveitou-se bastante da divulgação que rádio e cinema fizeram dele na década de 1950.

Ike Turner ficou conhecido como um dos compositores de “Rocket 88”, considerada por muitos a primeira canção de rock da história.[2]
Ike Turner ficou conhecido como um dos compositores de “Rocket 88”, considerada por muitos a primeira canção de rock da história.[2]

Muitos especialistas consideram Rocket 88, canção composta por Ike Turner e Jackie Brenston e gravada em março de 1951, como a primeira composição legitimamente rock 'n roll da história. Outros, no entanto, preferem não apontar um marco assim sob a alegação de que é impossível falar-se de um início claro da criação do rock porque ele não surgiu por um processo evolutivo linear.

Essa música de Ike Turner e Jackie Brenston é, ainda assim, considerada um marco por conta de sua composição musical, que possui características que permitiram os especialistas classificarem-na como uma canção de rock. Outra composição de grande impacto na história do rock foi Rock around the clock, composta por Bill Haley & His Comets, que se popularizou porque esteve no filme Blackboard Jungle, de 1955, conhecido no Brasil como Sementes da violência.

Outra grande questão desse período de surgimento do rock é que Elvis Presley não foi o “pai do rock”, como muitos acreditam. Esse cantor norte-americano não foi o “inventor” do rock, mas se tornou muito conhecido por ter sido um dos grandes nomes que o ajudou a popularizar-se tanto nos Estados Unidos como no mundo.

Outros cantores da década de 1950 também ficaram conhecidos como grandes nomes do surgimento do rock, e muitos deles tiveram vendas de discos superiores às de Elvis Presley no período. Cantores dessa época e que tiveram grande expressão durante o surgimento do rock foram: Fats Domino, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry etc.

Quanto ao termo rock and roll, não se sabe sua origem. Alguns sugerem que ela tem relação com o fato do rock, a princípio, ser um estilo dançante, e, por isso, a palavra rock, que significa “agitar” em inglês, teria sido usada na designação.

Outros sugerem que o termo é derivado de uma gíria entre os afro-americanos do período que a usavam com uma conotação sexual. Atualmente atribui-se a Alan Freed, um radialista norte-americano, o feito de ter usado o termo rock ‘n roll pela primeira vez. Ele fez isso em seu programa de rádio chamado Moondog Rock and Roll Party.

Acesse também: Michael Jackson, um dos maiores cantores da história

Grandes bandas de rock

The Beatles é considerada por muitos como uma das maiores bandas de rock da história.[3]
The Beatles é considerada por muitos como uma das maiores bandas de rock da história.[3]

O rock, como qualquer estilo musical, passou por grandes mudanças ao longo de sua existência. Além dos nomes citados que foram marcantes na sua origem na década de 1950, podemos listar outras grandes referências desse estilo, como:

  • The Beatles

  • The Rolling Stones

  • Sex Pistols

  • AC/DC

  • Queen

  • Janis Joplin

  • The Clash

  • Iron Maiden

  • Megadeth

  • Oasis

O Brasil também teve grandes bandas e cantores de rock desde que esse estilo chegou ao nosso país. Entre os nomes mais conhecidos, podemos destacar:

  • Raul Seixas

  • Os Mutantes

  • Titãs

  • Legião Urbana

  • Engenheiros do Havaí

Crédito das imagens

[1] Lenscap Photography e Shutterstock

[2] Sergei Bachlakov e Shutterstock

[3] John B Hewitt e Shutterstock

 

Por Daniel Neves
Professor de História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "13 de julho – Dia Mundial do Rock"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/13-de-julho-dia-mundial-do-rock.htm. Acesso em 01 de dezembro de 2020.