Topo
pesquisar

Aspectos naturais da Austrália

Geografia

Os aspectos naturais da Austrália variam bastante, pois o território desse país é bastante extenso.
Rio Murray, uma das principais paisagens naturais da Austrália
Rio Murray, uma das principais paisagens naturais da Austrália
PUBLICIDADE

O território australiano é bastante extenso e, por este motivo, em seu interior há uma imensa variedade de climas, relevos, vegetações. A Austrália é banhada pelos oceanos Índico e Pacífico. Grande parte da área nacional encontra-se geograficamente localizada na zona intertropical do planeta, o restante do território é influenciado pelo clima temperado por ser cortado pelo Trópico de Capricórnio.

Quanto ao relevo, o país é caracterizado pela predominância de planaltos, no entanto, com elevações suaves, tendo em vista que tal morfologia é antiga. Em razão deste fator, grande parte do solo do país sofreu muitos desgastes, promovidos por processos erosivos (água e vento, por exemplo). Esse fator da topografia australiana impede que haja grandes elevações no relevo. O ponto mais elevado encontra-se em lugar denominado de Alpes australianos, que atingem 2.230 metros de altitude. As áreas de planícies encontram-se nas proximidades dos principais rios australianos, como o Murray e o Darling.

A maior parte do território possui clima quente e seco, sendo dois tipos: árido e semiárido. Tal fato proporcionou o surgimento de desertos, com destaque para o Gibson e o de Vitória. Mas esses não são os únicos tipos de climas existentes na Austrália. São identificados ainda os climas: tropical, tropical úmido, subtropical. O clima tropical é caracterizado pela ocorrência de duas estações bem distintas, sendo uma seca e outra chuvosa. O tropical úmido não apresenta períodos de estiagem e possui temperaturas elevadas em boa parte do ano. Já o clima do tipo subtropical é semelhante ao clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos frios e chuvosos.

Em resultado aos aspectos climáticos apresentados, a cobertura vegetal pode ser do tipo: estepes e arbustos xerófilos, em áreas desérticas e florestas tropicais e subtropicais, em áreas mais úmidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Aspectos naturais da Austrália "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-naturais-australia.htm. Acesso em 18 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola