Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Economia da África do Sul

Uma das principais economias do continente africano, a economia da África do Sul é caracterizada, principalmente, pelas atividades ligadas ao setor primário.

Cidade de Joanesburgo, uma das cidades centrais na economia da África do Sul.
A cidade de Joanesburgo é um dos principais centros econômicos da África do Sul. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A economia da África do Sul é fortemente baseada no setor primário, mas também possui importantes atividades ligadas aos demais setores. O país tem uma economia emergente, uma das principais do continente africano, que possui grande importância em termos regionais. A história da África do Sul culminou na ocorrência de uma industrialização tardia e na presença de uma acentuada desigualdade social.

A África do Sul é um grande produtor de bens como produtos agropecuários e minerais. Na indústria, destaca-se a produção de aço, além de máquinas e equipamentos. Já no setor terciário, o grande destaque da economia do país é o turismo.

Leia também: Quais são os aspectos naturais da África do Sul?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a economia da África do Sul

  • A economia da África do Sul é caracterizada, principalmente, pelas atividades ligadas ao setor primário, mas também possui importantes atividades ligadas aos demais setores.

  • A África do Sul é uma das maiores economias do continente África e é classificada como um país emergente.

  • O processo de industrialização da África do Sul é historicamente recente e ainda está restrito à produção de bens de menor tecnologia.

  • A exportação de bens primários, com destaque para os minérios, é uma das principais características da economia da África do Sul.

  • A África do Sul é uma grande produtora e exportadora de ouro e diamante, além de diversos outros minerais de interesse global.

  • A indústria sul-africana destaca-se pela grande produção de aço, além da transformação de outros minerais em peças manufaturadas.

  • Os atrativos turísticos da África do Sul contemplam especialmente a realização de safáris, portanto o turismo de aventura é o mais praticado no país.

  • Atualmente, a economia da África do Sul é marcada pelo relativo desenvolvimento econômico, mas também pela acentuada desigualdade social.

  • A África do Sul faz parte do Brics, agrupamento de nações emergentes do globo que possui certo destaque em termos geopolíticos e econômicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da economia da África do Sul

Historicamente, a economia da África do Sul desenvolveu-se especialmente a partir da intervenção dos europeus, que, por meio do método colonial, exploraram parte das riquezas do país, com destaque para os produtos minerais.

A evolução econômica da África do Sul deu-se de forma tardia, como aconteceu em grande parte dos países africanos, e ainda foi fortemente marcada pela presença de atores externos no controle dos meios e das tecnologias de produção.

O processo de industrialização da África do Sul é historicamente recente e ainda está restrito à produção de bens de menor tecnologia. No mesmo sentido, as atividades primárias e terciárias foram modernizadas tardiamente, fato que diminuiu o poder de competitividade do país em nível internacional.

Atualmente, apesar da grande importância econômica para o continente africano, a África do Sul é classificada como um país emergente e de renda média.

Características da economia da África do Sul

A África do Sul possui uma economia emergente, ancorada pelo forte setor primário e pelo recente desenvolvimento industrial. São características importantes da economia do país:

  • exportação de bens primários, com destaque para os minérios;

  • produção de diferentes gêneros agrícolas e pecuários;

  • elevado índice de beneficiamento de bens primários;

  • dependência tecnológica de grandes potências mundiais;

  • grande desigualdade social entre a população sul-africana;

  • crescimento das atividades relacionadas ao turismo.

O país é um importante ator econômico em termos regionais, especialmente na África Subsaariana, mas ainda possui uma economia dependente do setor primário e com baixo investimento em capital, tecnologia e mão de obra.

Setores da economia na África do Sul

Estádio onde ocorreram jogos da Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2010, próximo à montanha da Mesa, na África do Sul.
A Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2010 provocou um aumento no turismo da África do Sul, que é o grande destaque do setor terciário no país.

Atividades ligadas aos três setores da economia podem ser observadas na África do Sul, que é uma economia que tem forte base primária, com destaque para a exportação de produtos agropecuários e minerais. O setor secundário, apesar de menor expressão em termos econômicos totais, apresentou relativo desenvolvimento nos últimos anos. Já o setor terciário, de comércio e serviços, com destaque para o turismo, tem forte impacto nas atividades econômicas sul-africanas.

Setor primário da economia na África do Sul

A África do Sul possui um setor primário bastante desenvolvido. Os climas temperado e subtropical, além da vasta porção de terras férteis, permitem a produção de diversos grãos e frutas. O país é um grande produtor de alimentos, como cana-de-açúcar, milho, uva, laranja e pera.

Ademais, há na África do Sul o emergente setor produtivo pecuário, com destaque para a produção de frango, além de carne bovina e suína. O país também é um grande produtor de lã e mel.

Por sua vez, no ramo extrativista, a África do Sul é uma grande produtora e exportadora de ouro e diamante. Além destes, ressalta-se a produção de outros minérios, como platina, manganês, titânio, ferro, urânio e cobalto.

Setor secundário da economia na África do Sul

A África do Sul tem um parque industrial em processo de desenvolvimento e ainda dependente de grandes potências mundiais em termos tecnológicos, situação que é fruto da industrialização tardia do país.

O território sul-africano possui plantas industriais especialmente voltadas para o beneficiamento de produtos agrícolas e minerais. A África do Sul é uma grande produtora de bens como vinho e óleo de girassol.

No país, destaca-se a grande produção de aço, além da transformação de outros minerais em peças manufaturadas. No contexto industrial local, ressalta-se ainda a produção de automóveis, máquinas e equipamentos diversos. A África do Sul também possui um setor industrial de produção de alimentos, bebidas, produtos têxteis, entre outros produtos de menor valor agregado, que abastecem principalmente o mercado interno.

Setor terciário da economia na África do Sul

A África do Sul detém um setor de comércio e serviços bastante amplo em termos regionais. O país é um importante centro financeiro do continente africano. Nesse sentido, há grande diversidade de entidades comerciais e de serviços, especialmente nas grandes cidades do país, como Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein. Na África do Sul também existem grandes instituições de saúde e educação. Assim, é um importante polo de oportunidades no contexto do continente africano.

Turismo na África do Sul

O turismo é o grande destaque do setor terciário da economia da África do Sul. O país é um importante polo turístico do continente África. O país destaca-se regionalmente pela presença de belas paisagens naturais e pela vasta cultura nacional. Os atrativos turísticos da África do Sul contemplam especialmente a realização de safáris, logo o turismo de aventura é o mais praticado no país.

Turismo de aventura, a atividade do setor terciário da economia que é mais praticada na África do Sul.
 O turismo de aventura é a forma de turismo mais praticada no país.

Há também diversos passeios em centros urbanos e regiões importantes em termos culturais e econômicos. Também é comum a realização de atividades turísticas com apresentações culturais tipicamente sul-africanas. A África do Sul tem uma moderna infraestrutura em termos de serviços turísticos e uma ampla capacidade de acomodação de hóspedes.

Os principais pontos turísticos da África do Sul são:

  • península do Cabo;

  • cabo das Agulhas;

  • Parque Nacional de Cape Point;

  • Parque Nacional Pilanesberg;

  • Parque Nacional Kruger;

  • cidade de Joanesburgo;

  • distrito de Soweto.

Saiba também: Como é a cultura da África do Sul?

Economia da África do Sul na atualidade

Atualmente, a economia da África do Sul é marcada pelo relativo desenvolvimento econômico mas também pela acentuada desigualdade social. No país, uma das principais economias da África no momento atual, prevalecem as atividades primárias e a dependência em termos tecnológicos. A África do Sul é uma importante exportadora, principalmente de bens minerais, além de produtos primários como frutas e vinhos. Ainda, destaca-se que o país vem apresentando forte crescimento do setor de turismo, com base em investimentos em infraestrutura e em campanhas de atração de turistas em nível internacional.

Economia da África do Sul e o comércio exterior

Contêiner com produtos vindos da África do Sul, país que exporta muitos produtos primários, que são a base de sua economia.
A África do Sul exporta principalmente produtos primários.

A África do Sul possui um papel secundário no mercado econômico mundial. O país, no contexto da Divisão Internacional do Trabalho, ocupa uma posição de exportador de matérias-primas diversas, com destaque para os minérios. O país também é um importante exportador de bens agropecuários. Além disso, há o protagonismo da África do Sul no mercado regional africano, com destaque para a África Subsaariana.

Os principais parceiros comerciais da África do Sul são China, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido, além de países africanos, como Namíbia e Botswana.

África do Sul e o Brics

A África do Sul é um dos países que fazem parte do Brics, um agrupamento de nações emergentes do globo que possui certo destaque em termos geopolíticos e econômicos. O Brics conta ainda com Brasil, Rússia, Índia e China. No caso específico da África do Sul, ela é a menor economia do bloco e possui a menor população absoluta.

A entrada da África do Sul no Brics deu-se de forma tardia. Porém, o país representa o continente africano nesse agrupamento, logo tem grande importância simbólica e geoestratégica. O continente África é um importante mercado de venda de matérias-primas e de compra de bens industrializados de países do Brics, como China e Rússia.

Crédito de imagem

[1] Nataly Reinch / Shutterstock

Fontes

GOVERNO DO BRASIL. Guia de Negócios África do Sul. Ministério das Relações Exteriores do Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/invest-export-brasil/exportar/conheca-os-mercados/como_exportar_privado/como-exportar.pdf/GNAfricaSul.pdf.

INFOPÉDIA. África do Sul. Infopédia, c2023. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$africa-do-sul.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. África do Sul. IBGE Países, [s.d.]. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/dados/africa-do-sul.

ROCHA, B. 25 principais pontos turísticos da África do Sul. Melhores momentos da vida, 2022. Disponível em: https://melhoresmomentosdavida.com/pontos-turisticos-da-africa-do-sul/.

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Economia da África do Sul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/africa-do-sul/economia-africa-sul.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas