PUBLICIDADE
A música sul-africana apresenta tanto a forma popular como a folclórica. Muitas músicas não apresentam os ritmos marcantes de seu país, pois são adaptadas aos estilos europeus e divulgadas em inglês, uma das línguas faladas no país.
A cantora Brenda Fassie é um exemplo disso, através da música “weekend special” (fim de semana especial), de repercussão mundial.
Porém, alguns grupos musicais preferem manter os ritmos do país, bem como a língua de sua cultura, o africanês, essas também começaram a fazer sucesso pelo mundo.
O estilo mais conhecido é o kwaito, preservado por vários músicos tradicionais, como Ladymith Black Mambazo e o Quarteto de Cordas Soweto.
Na África do Sul é realizado o Cape Town Away (distante Cidade do Cabo), um festival internacional de jazz, que acontece desde o ano de 2000.
O festival tem feito tanto sucesso que já foi comparado ao festival de Montreal, realizado na Suíça, e ao Mar do Norte Jazz Festival, na Holanda.
O público presente passou, nos últimos anos, de quatorze mil para trinta e duas mil pessoas.
As apresentações contam com a participação de mais de quarenta artistas internacionais, sendo considerado o evento mais prestigiado do continente africano.
Hoje contam com uma exposição sobre o festival, através de fotografias e documentos do passado, o surgimento e crescimento da economia e a popularidade do jazz.
A sociedade sul-africana de música é aberta a todos os interessados em música. Os membros dessa sociedade são pessoas que apoiam os objetivos da instituição, como o desenvolvimento de musicologia do país. A sociedade patrocina reuniões e congressos regionais, oferece revista própria.
Essa sociedade faz a publicação de uma revista oficial sobre música e educação musical. O objetivo é buscar a reflexão da música no país, bem como chamar a atenção para a música sul-africana e sua divulgação no mundo.
Veja Mais! Dança na África do Sul - A valorização dessa arte no país.