Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cultura da África do Sul

A cultura da África do Sul é marcada fortemente pelas tradições dos povos originários africanos, sendo bastante diversa.

Grupo de pessoas com bandeiras sul-africanas, um dos elementos presentes na cultura da África do Sul.
A África do Sul é um dos principais países do continente África.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A cultura da África do Sul é um das mais diversificadas do continente africano. O país destaca-se pelo grande protagonismo em termos culturais na África. Os sul-africanos têm mais de uma dezena de línguas oficiais e diferentes práticas religiosas. A África do Sul possui uma culinária com grande uso de produtos locais e um artesanato baseado no trabalho com recursos naturais. A dança e a música sul-africanas são reconhecidas regionalmente pela animação. A cultura da África do Sul ficou ainda mais conhecida em nível internacional depois da realização no país da Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2010.

Leia também: Como é a economia da África do Sul?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a cultura da África do Sul

  • A cultura da África do Sul é bastante diversa.

  • A África do Sul detém grande protagonismo em termos culturais no cenário regional do continente africano.

  • O país possui tradições culturais bastante heterogêneas em razão da ampla diversidade dos grupos populacionais locais.

  • A importância da cultura sul-africana está atrelada ao reconhecimento das influências da população local na sociedade.

  • A culinária local utiliza-se de muitas carnes, legumes e temperos na confecção de pratos bem elaborados.

  • A África do Sul é um país com mais de uma dezena de línguas oficiais e com diferentes manifestações religiosas.

  • O país destaca-se pelo uso de elementos oriundos da natureza local na confecção de artesanatos e pinturas.

  • Na dança e na música, ressalta-se os gêneros típicos do continente africano e também formas locais, como o jazz sul-africano.

  • O país tem como práticas esportivas principais o futebol, o rugby e o críquete.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como é a cultura da África do Sul?

A população da África do Sul é composta por diversos povos que contribuíram ativamente para a construção do quadro cultural do país. Atualmente, os quase 60 milhões de habitantes da África do Sul desfrutam de um rico cenário cultural, que atrai milhares de turistas todos os anos. Os pontos abaixo apresentam os principais elementos culturais da África do Sul.

Comida da África do Sul

Homem sul-africano assando carne, um dos elementos característicos da cultura da África do Sul.
O uso de carnes é muito comum na culinária da África do Sul. [1]

A culinária sul-africana usa diferentes produtos alimentícios produzidos no território do país. Nesse contexto, destaca-se o consumo de carnes, inclusive carnes exóticas, como as de jacaré e de avestruz; de frutas, como a uva, a laranja e a pera; e de grãos, como o milho.

A maior parte dos pratos culinários sul-africanos tem como base as carnes e os vegetais, como carne de frango e vaca e como batata e abóbora. São pratos típicos do país uma espécie de churrasco de carnes diversas chamado de braai; e uma polenta de carnes e vegetais conhecida como papa.

Na África do Sul, o consumo de vinho é muito elevado, pois o país é um dos principais produtores de uvas e vinhos do mundo. Saiba mais sobre a culinária da África do Sul clicando aqui.

Idiomas oficiais da África do Sul

A África do Sul conta na atualidade com 11 línguas oficiais. São elas:

  • inglês;

  • africâner;

  • xossa;

  • sepedi;

  • zulu;

  • sesotho;

  • venda;

  • tsonga;

  • tswana;

  • ndebele do sul;

  • suázi.

No entanto, os dois idiomas mais difundidos são o inglês, utilizado principalmente nos espaços comerciais e nos centros turísticos, e o africâner, falado por uma importante parcela da população do país. As demais línguas oficiais da África do Sul têm forte base regional e estão atreladas aos diversos grupos de populações tradicionais do país.

Religião da África do Sul

A diversidade religiosa é bastante presente no cotidiano da população da África do Sul. A maior parte dela segue as diferentes vertentes do cristianismo, com destaque para os católicos e os evangélicos.

Há minorias religiosas no país, com destaque para os praticantes do hinduísmo, islamismo e religiões tradicionais africanas. Há ainda uma parcela significativa da população que não segue nenhuma vertente religiosa.

Tradições da África do Sul

A África do Sul possui diferentes tradições culturais, que são bastante heterogêneas, especialmente em razão da ampla diversidade dos grupos populacionais locais. A cultura do país sofreu influências de povos originários africanos e também de exploradores europeus, logo, houve uma mesclagem de diversos hábitos e tradições. Há ainda os imigrantes locais, que trouxeram inúmeras contribuições para a população sul-africana.

As tradições da África do Sul estão ancoradas nas diversas festividades; no culto de importantes líderes locais; na apreciação de ritmos musicais como o jazz e o kwaito; na prática de danças com movimentos fortes, entre outros elementos que simbolizam a rica esfera cultural local. O país também tem como tradições: a grande hospitalidade, a preservação dos hábitos culturais, o orgulho da fauna diversa e a simpatia dos locais.

Música da África do Sul

A música na África do Sul possui forte influência de gêneros musicais tradicionais africanos bem como se vale de elementos musicais folclóricos locais, como os tambores. Um dos gêneros musicais de maior sucesso no país é o jazz, que apresenta batidas modificadas em razão de influências tipicamente africanas. Já o kwaito é um outro gênero musical de sucesso fortemente atrelado aos povos originários do país. A música na África do Sul vem sofrendo forte transformação por causa da difusão de ritmos internacionais, como o pop e o eletro. Para conhecer melhor a música da África do Sul, clique aqui.

Dança da África do Sul

Grupo dançando gumboot dance, um tipo de dança sul-africana, um dos principais aspectos da cultura da África do Sul.
As danças são práticas culturais comuns entre a população sul-africana. [2]

A dança é uma das principais tradições culturais sul-africanas. A prática no país é muito forte, especialmente nas populações tradicionais locais, nas quais surgiu como um meio de resistência em relação aos colonizadores europeus.

Na África do Sul, destaca-se a prática de dança baseada em movimentos intensos e acompanhada por batidas de tambores africanos. São dança típicas registradas na África do Sul: o toyi-toyi, o mapantsula e o isicatamiya. Para saber mais sobre a dança da África do Sul, clique aqui.

Arte da África do Sul

Louças artesanais à venda em um mercado como exemplo do artesanato sul-africano, que faz parte da cultura da África do Sul.
Louças artesanais à venda em um mercado em Hazyview, na África do Sul. [3]

A arte da África do Sul reúne diferentes influências, tantos dos povos originários locais quanto dos exploradores europeus. O país destaca-se essencialmente pelo uso de elementos da natureza na confecção de artesanatos e pinturas. O uso de materiais como madeira, sementes, raízes e capins para a confecção de móveis, ornamentos e bijuterias é muito comum no país. Já as pinturas locais buscam expressar as paisagens típicas do país, como os grandes animais que habitam as savanas sul-africanas.

Veja também: Como é a literatura da África do Sul?

Roupas da África do Sul

A África do Sul é um país de clima variado e com aspectos culturais bastante heterogêneos, logo, possui diversas formas de vestimentas. No geral, destaca-se o uso de roupas coloridas, especialmente em festivais de populações originárias locais, e o uso de bijuterias e ornamentos, muito comum entre as mulheres sul-africanas. Assim como a música, a moda é outro aspecto da cultura sul-africana que também recebe forte influência ocidental, inclusive pela presença de diversas lojas de grandes cadeias de moda.

Esporte da África do Sul

A prática esportiva é muito comum na vida cotidiana da população da África do Sul. O país é conhecido por ter tradição em práticas de esportes coletivos. O futebol, o rugby e o críquete são considerados os principais esportes da África do Sul. Há ainda no país muitos praticantes de surfe e de capoeira. Ademais, nas competições internacionais, a África do Sul tem muitos atletas de natação e atletismo. O principal evento esportivo sediado pela África do Sul foi a Copa de Futebol Masculino realizada em 2010. Para conhecer mais sobre as práticas esportivas da África do Sul, clique aqui.

Importância da cultura da África do Sul para o mundo

A África do Sul é uma das principais nações do continente África, portanto, simboliza de forma muito clara os costumes e tradições africanas. A importância da cultura local está atrelada ao conhecimento público das diferentes tradições dos africanos bem como à preservação dos hábitos culturais para as próximas gerações.

O país é, historicamente, um importante reduto da resistência africana em relação às diferentes formas de dominação, logo, detém grande protagonismo nas lutas empreendidas pelo povo africano pela sua autonomia. Assim, a cultura local é uma forma de resistência e também de valorização, especialmente dos hábitos das populações originárias do país.

Créditos de imagem

[1] Sunshine Seeds / Shutterstock

[2] Pieter Oosthuizen / Shutterstock

[3] Dendenal / Shutterstock

Fontes

EMBAIXADA E CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL. África do Sul. Governo da África do Sul, c2022. Disponível em: https://africadosul.org.br/.

INFOPÉDIA. África do Sul. Infopédia, c2023. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$africa-do-sul.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. África do Sul. IBGE Países, [s.d.]. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/#/dados/africa-do-sul.


Por Mateus Campos
Professor de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Mateus Campos Licenciado em Geografia e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como produtor de conteúdo educacional e professor da educação básica na área de Geografia.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Mateus. "Cultura da África do Sul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/africa-do-sul/aspectos-sociais-culturais-africa-sul.htm. Acesso em 24 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Artesanatos da África do Sul

Riquezas culturais e projetos sociais que transformam a vida da população carente.
África do Sul

Aspectos naturais da África do Sul

Clique aqui, saiba quais são os principais aspectos naturais da África do Sul e conheça o relevo, o clima, a vegetação e a hidrografia dessa importante nação.
África do Sul

Copa do Mundo de 2010

A escolha do país e os principais preparativos para a realização do evento.
África do Sul

Dança na África do Sul

A história da dança, principais eventos realizados e coreógrafos conceituados do país.
África do Sul

Economia da África do Sul

Clique aqui, saiba quais são as principais características da economia da África do Sul e entenda a importância desse país no Brics.
África do Sul

Esportes na África do Sul

As principais modalidades esportivas sul-africanas conhecidas mundialmente.
África do Sul

Música Sul-Africana

Os estilos musicais, festivais internacionais e a repercussão dos mesmos no mundo.
África do Sul

Países da África

Conheça os países da África e suas capitais. Veja como esses países estão distribuídos em grandes regiões e quais são elas. Saiba em quais deles fala-se português.
Geografia

África

Clique aqui e saiba mais sobre o continente africano! Descubra quantos e quais são os países que fazem parte dele. Aprenda também sobre sua história e população!
Geografia

África do Sul

Acesse o texto para saber mais sobre a África do Sul. Veja qual é a capital, como é a cultura e que língua é falada no país. Conheça a história da África do Sul.
África do Sul