Topo
pesquisar

Construção da personagem

Redação

PUBLICIDADE

Um texto narrativo é feito através do diálogo entre personagens. Na verdade, a história é contada através das ações tomadas por elas. Por esse motivo, as personagens são fundamentais para a composição de uma narrativa.

Mas como identificar uma personagem? Através de suas ações, como foi falado, e também pelos pensamentos, sentimentos e características expostos. Por isso, é necessário que o autor saiba responder algumas perguntas em relação à figura dramática:

a) O que faz a personagem? Quem ela é?
b) O que a personagem está falando? Qual o assunto? O que ela quer expressar?
c) O que a personagem está sentindo? Qual a posição dela a respeito do que sente?
d) Quais são as características físicas da personagem? Ela é baixa, alta, forte, tem cabelos claros, olhos escuros?
e) Quais são as características psicológicas da personagem? Calma, nervosa, tranquila, humilde?
f) Em que lugar a personagem está? Casa, fazenda, ao ar livre?

O leitor terá uma visão completa dos participantes da narrativa se o autor ficar atento aos aspectos que formam a identidade deles. Afinal, personagens como Emília e Poliana, por exemplo, são bem caracterizadas por seus criadores. A primeira, uma boneca de pano que fala muito e tem uma visão crítica de todas as coisas e a segunda uma garota que tenta ver tudo pelo lado positivo, no famoso “jogo do contente”!

Os elementos que irão fazer com que o leitor conheça uma personagem dependerão do autor. Por isso, esse deverá ficar atento quanto ao modo como a personagem fala, o que ela pensa e sente; a forma como age, além de descrever as suas peculiaridades físicas e psicológicas, bem como o lugar onde está!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Construção da personagem "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/construcao-personagem.htm>. Acesso em 31 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA