Topo
pesquisar

Formas de energia

Química

PUBLICIDADE

Você sabe a diferença entre energia fornecida e energia útil? A relação que existe entre um dispositivo e a transformação de energia que o faz funcionar será esclarecida neste contexto.

Tomamos como exemplo o ferro de passar roupas que você utiliza em casa. A energia elétrica que faz esse eletrodoméstico funcionar é denominada de energia fornecida, mas a forma de energia que usamos para deixar as roupas passadinhas é determinada energia útil. Você já experimentou passar roupa com ferro frio? É necessário haver um aquecimento para que a roupa fique intacta: Energia Térmica.

O uso da enceradeira segue o mesmo parâmetro, você a liga na tomada para que a energia elétrica a faça funcionar, mas é através da energia mecânica que você consegue deixar sua casa brilhando. A energia fornecida faz com que a operação tenha início e a energia útil conclui o processo.

Mas não é só em serviços domésticos que a energia elétrica atua, ela existe também para o nosso lazer. Quando assistimos algo na televisão, recebemos a imagem e o som através do fio na tomada? Não, a energia é convertida. Precisamos da eletricidade para fazer o aparelho funcionar, mas a energia luminosa (imagens na tela) e energia sonora (som) é que nos fazem ficar vidrados na telinha.

A energia luminosa também se faz presente nas lâmpadas incandescentes. Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa. Aquecedores solares funcionam ao contrário, as células fotoelétricas dos painéis solares convertem energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Formas de energia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/formas-energia.htm>. Acesso em 30 de abril de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA