Topo
pesquisar

Cinco sentidos

Cinco sentidos

Os cinco sentidos permitem que nosso corpo interaja com o meio e evite situações de risco.
PUBLICIDADE

Os sentidos são responsáveis pela nossa capacidade de interpretar o ambiente, ou seja, captar diferentes estímulos ao nosso redor. Sem os sentidos não seríamos capazes de perceber as variações do meio e, consequentemente, de produzir uma ação adequada diante de um perigo. Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.

Imagine, por exemplo, que há um vazamento de gás em sua cozinha. Os gases que compõem o gás de cozinha não possuem cheiro, mas substâncias são adicionadas para que sejamos capazes de perceber um vazamento. Uma pessoa incapaz de perceber odores não saberia identificar o perigo, podendo, por exemplo, provocar uma explosão ao acender um fogo.

Receptores sensoriais

Essa capacidade de perceber o meio é possível graças à presença de receptores sensoriais, que captam os estímulos e transformam-nos em impulsos nervosos. Estes são interpretados em centros específicos do sistema nervoso, que produzirá respostas adequadas àquele estímulo. Esses receptores estão localizados nos chamados órgãos dos sentidos.

Os receptores sensoriais podem ser classificados a partir do estímulo que são capazes de perceber. Os principais receptores são:

  • Quimiorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos químicos;

  • Fotorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos luminosos;

  • Mecanorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos mecânicos, como pressão e toques;

  • Fonorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos sonoros. Muitos autores consideram esses receptores como mecanorreceptores.

Os sentidos

Visão: Sentido relacionado com a captação de luz e a formação de imagens. Os receptores sensoriais desse sentido estão localizados nos olhos, mais precisamente na retina. Os receptores sensoriais da visão, que são fotorreceptores, são chamados de cones e bastonetes.

Audição: Sentido relacionado com a captação e percepção das ondas sonoras. Os receptores sensoriais desse sentido estão localizados em uma região da orelha denominada de cóclea. Esses receptores são do tipo mecanorreceptores.

Olfato: Sentido responsável por captar o odor das partículas químicas presentes no ar. Os receptores sensoriais relacionados com esse sentido estão localizados no epitélio olfatório, localizado no alto da cavidada nasal, e são quimiorreceptores.

Paladar: Sentido relacionado com a percepção dos sabores dos alimentos. Os receptores responsáveis por esse sentido estão presentes em estruturas chamadas de papilas gustativas, distribuídas por toda a língua, palato, faringe, epiglote e laringe. Os receptores sensoriais, assim como os do olfato, são quimiorreceptores. O paladar e o olfato trabalham juntos na percepção dos sabores.

Tato: Sentido responsável por permitir a percepção de texturas, dor, temperatura e pressão. Os receptores relacionados com esse sentido são do tipo mecanorreceptores e estão presentes em toda a pele, mucosas e algumas vísceras. Existem diferentes receptores, cada um relacionado com um tipo de estímulo tátil diferente.

Neste espaço você conhecerá mais a respeito de cada sentido e como os estímulos são percebidos por cada órgão. Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA