Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estocolmo-72

Na década de 1970 as questões ambientais começaram a ser efetivamente discutidas, a exemplo disso foi a Conferência de Estocolmo-72.

Estocolmo, cidade sueca que sediou, em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano
Estocolmo, cidade sueca que sediou, em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As questões relacionadas à preservação da natureza começaram a ser discutidas efetivamente a partir da década de 70. Assim, dois anos mais tarde (1972) aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente. Nela emergiram as contradições ligadas ao desenvolvimento e ao meio ambiente. Neste mesmo ano, um grupo de empresários solicitou junto ao renomado Massachusetts Institute of Technology (EUA), um estudo sobre as condições da natureza, o qual foi chamado de “desenvolvimento zero”.

O estudo constatou que havia uma série de impactos ambientais de âmbito internacional, provocados pelo modelo de desenvolvimento capitalista instituído. Nele foi proposta a estagnação total do crescimento econômico como forma de impedir tragédias ambientais de grandes proporções no mundo. Solução que não agradava os países subdesenvolvidos que almejavam obter desenvolvimento a fim de garantir melhor qualidade de vida às suas populações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Em virtude desse impasse, a conferência ficou marcada pela disputa do “desenvolvimento zero”, defendido pelos países desenvolvidos; e o “desenvolvimento a qualquer custo”, defendido pelas nações subdesenvolvidas.

Na conferência de Estocolmo foram abordados temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. As discussões contaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais.

Após longos discursos e apresentações de pesquisas, foi concebido um importante documento relacionado aos temas ambientais, de preservação e uso dos recursos naturais, isso em esfera global. Essa conferência foi muito importante, pois pela primeira vez o mundo se direcionou para o volume da população absoluta global, a poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos naturais.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Estocolmo-72"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estocolmo-72.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante