Topo
pesquisar

Tamanho da imagem e campo de visão

Física

O tamanho da imagem e o campo de visão são proporcionais ao ângulo de visão e inversamente proporcionais à distância do objeto.
As árvores apresentam um tamanho maior do que a Lua pelo fato de estarem mais próximas de nós
As árvores apresentam um tamanho maior do que a Lua pelo fato de estarem mais próximas de nós
PUBLICIDADE

Como sabemos, o olho humano normal pode focalizar objetos muito distantes e objetos que estão a até 25 cm do olho, variando a distância focal do cristalino. O tamanho do objeto e a distância a que ele está do observador determinam o tamanho da imagem que se forma na retina.

A figura acima nos mostra um simples exemplo, que vemos no dia a dia, da relatividade do tamanho da imagem de objetos distintos situados a distâncias diferentes. Apesar de a Lua ser bem maior que as árvores, essas parecem maiores que a Lua porque estão mais próximas de quem as observa. Este fato pode ser compreendido usando-se o conceito de ângulo de visão.

Definimos o ângulo de visão como sendo o ângulo entre duas retas que saem do olho e vão até as bordas o objeto.

Veja a figura abaixo. O observador na posição 1 vê a imagem da caixa menor do que a posição 2, quando se aproxima do objeto.


Na posição 1 o observador vê a caixa d’água com ângulo de visão α1, que é menor do que o ângulo de visão α2 quando ele está na posição 2

Para entendermos melhor como o ângulo de visão α está relacionado com o tamanho da imagem na retina, vamos fazer um esquema de como o olho vê uma imagem. A figura abaixo mostra a formação da imagem de um objeto em nossa retina. Note que o tamanho da imagem na retina é proporcional ao ângulo de visão α e inversamente proporcional à distância do objeto.

Quando o objeto está mais próximo, tanto o ângulo de visão α quanto a imagem na retina são maiores do que quando o objeto está longe.


O tamanho da imagem formada na retina é proporcional ao tamanho do objeto e ao ângulo de visão α. Quanto mais próximo, maior será o ângulo de visão e maior a imagem

O ângulo de visão aumenta quando nos aproximamos do objeto. Por isso, objetos mais próximos parecem maiores. Os dois observadores mostrados na figura acima veem o mesmo objeto com tamanhos diferentes, pois os ângulos de visão são diferentes.

O ângulo de visão é também definido como sendo o ângulo máximo para o qual temos a visão totalmente livre. Ao olhar através de uma janela, nosso ângulo de visão é limitado pela largura da janela. O mesmo efeito ocorre quando olhamos um objeto usando um espelho plano.

Quanto mais próximos estivermos do espelho, maior será o ângulo de visão. Esse conceito é útil na projeção de espelhos retrovisores para automóveis. Um espelho retrovisor pequeno e longe do motorista fornece um ângulo de visão menor do que um espelho maior e mais perto do motorista.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Tamanho da imagem e campo de visão"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/tamanho-imagem-campo-visao.htm>. Acesso em 23 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA