Topo
pesquisar

Galvanômetro

Física

O galvanômetro é um medidor eletromagnético usado para medir corrente elétrica de baixa intensidade ou de diferença de potencial estabelecida entre dois pontos.
O galvanômetro e seu funcionamento
O galvanômetro e seu funcionamento
PUBLICIDADE

Quando uma carga elétrica puntiforme, com certa velocidade, é lançada em uma região onde existe um campo magnético, dependendo da orientação do vetor indução magnética, veremos que a carga fica sujeita a uma força magnética também chamada de força de Lorentz. Sendo assim, quando essa carga é lançada em um campo magnético ela pode assumir no interior do campo diversos tipos de movimento, conforme a direção de sua velocidade em relação ao campo magnético.

Se porventura colocarmos um fio condutor retilíneo imerso em um campo magnético veremos que esse fio também fica sujeito a uma força magnética. O que podemos perceber dessa interação é que a força magnética que atua em um condutor percorrido por uma corrente elétrica, quando colocado em um campo magnético, é utilizada em uma grande variedade de aparelhos, como motores, amperímetros, voltímetros e galvanômetros.

A maioria dos motores elétricos que deparamos em nosso cotidiano tem como princípio de funcionamento o efeito de rotação das forças que atuam em espiras colocadas em um campo magnético. Basicamente, o princípio dos motores elétricos consiste em um condutor com formato retangular que pode girar em torno de um eixo fixo.

Muitos aparelhos elétricos que fazem uso desse princípio de funcionamento funcionam na verdade como medidores eletromagnéticos, como é o caso do galvanômetro. Um medidor eletromagnético, galvanômetro, funciona com base no efeito de rotação que os campos magnéticos provocam nas espiras, conduzindo corrente elétrica.

Quando uma corrente elétrica percorre um eletroímã, surge à sua volta um campo magnético que interage com o campo magnético criado pelo ímã na região. A força magnética que surge dessa interação, entre o campo magnético do ímã e o campo magnético do eletroímã, move o eletroímã que está fixo a um eixo móvel, que por fim desloca consigo o ponteiro.

Como sabemos que a força magnética é proporcional à corrente elétrica, podemos dizer que quanto maior for a corrente elétrica mais o ponteiro girará. Quando gira o eletroímã, comprime uma mola de formato espiral, assim o ponteiro estabiliza-se quando as forças magnética e elástica se equilibram. O galvanômetro é um aparelho de medida eletromagnética bastante sensível que pode ser usado para medir correntes elétricas de baixa intensidade.

O galvanômetro, quando usado para medir corrente elétrica em um circuito elétrico, deve ter o fio do eletroímã conectado em série. Já para se medir tensão elétrica em um circuito, o galvanômetro deve ser conectado em paralelo.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Galvanômetro"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/galvanometro.htm>. Acesso em 23 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA