Topo
pesquisar

Verrugas virais

Doenças e patologias

PUBLICIDADE

As verrugas virais são tumores benignos provocados pelo vírus HPV (Pappilomavirus humano) do tipo 1, 2, 3 e 4. Normalmente se desenvolvem nas mãos, dedos, axilas, atrás do joelho, nariz, pálpebra superior, orelha e outros. São formadas quando existe o contato com o vírus que penetra no organismo e provoca a inoculação.

Ao penetrar no organismo, o vírus é combatido pelas células do sistema imunológico que provocam uma inflamação no local onde o vírus se encontra, resultando no acúmulo de queratina na região, tornando-a mais dura e espessa.

O surgimento das verrugas pode levar meses para ocorrer, sendo que alguns tipos podem até desaparecer com o passar do tempo graças ao combate imunológico. Ao detectar uma verruga no organismo, é importante buscar informação médica quanto ao sorotipo do vírus, pois dependendo do seu tipo, pode desencadear tumores pré-malignos e doenças genitais.

O tratamento para uma verruga varia de acordo com a localização, o tipo e a gravidade causada por ela. No caso da verruga citada, existem técnicas que favorecem o desaparecimento das mesmas. Fazer curativos sobre as verrugas são métodos eficazes para a cicatrização das mesmas sem deixar marcas, a aplicação de uma massa feita a partir de água e comprimidos de vitamina C somente sobre a verruga provoca irritação na mesma e a faz desaparecer, andar sempre calçado impede que o vírus seja armazenado no organismo através da planta dos pés.

É muito importante manter a região onde existe uma verruga sempre seca, pois as verrugas conseguem crescer mais rapidamente em ambientes úmidos.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Verrugas virais"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/doencas/verrugas-virais.htm>. Acesso em 07 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA