Topo
pesquisar

Economia do Acre

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

Localizado na Região Norte do território brasileiro, o estado do Acre possui extensão territorial de 164.122,280 quilômetros quadrados, sendo habitado por 733.559 pessoas, conforme dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2008, o Acre contribuiu com 0,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito regional, sua participação foi de 4,3%, sendo a segunda menor do Norte, superior apenas a Roraima (3,1%). A composição do PIB estadual é a seguinte:

Serviços: 68,1%.
Indústria: 14,7%.
Agricultura: 17,2%.

Historicamente, a economia acriana baseia-se no extrativismo vegetal, sobretudo na exploração da borracha, que foi responsável pelo povoamento da região. Atualmente, a madeira é o principal produto de exportação do estado, que também é grande produtor de castanha-do-pará, fruto do açaí e óleo da copaíba.

Os cultivos de mandioca, milho, arroz, feijão, frutas e cana-de-açúcar são a base da agricultura. A indústria, por sua vez, atua nos seguintes segmentos: alimentício, madeireiro, cerâmica, mobiliário e têxtil.

O Acre apresenta dois grandes polos econômicos: o vale do rio Juruá, que tem a cidade de Cruzeiro do Sul como principal núcleo urbano; e o vale do rio Acre, que é mais industrializado, possui maior grau de mecanização e modernização no campo, apresenta maior potencial nas atividades agrícolas, grande produtor de borracha e alimentos (mandioca, arroz, milho, frutas, etc.), além de abrigar a capital estadual, Rio Branco.

Exportações e Importações do Acre:

Exportações: 21,9 milhões de reais.

Madeira compensada e perfilada: 49%.
Madeira serrada ou em folha: 27%.
Frutas: 21%.
Outros: 3%.

Importações: 1,1 milhão de reais.

Aviões: 35%.
Peças para motor: 23%.
Manivelas: 14%.
Máquinas e equipamentos: 9%.
Papel: 4%.
Bronze: 4%.
Outros: 11%.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Economia do Acre"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-acre.htm>. Acesso em 25 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA