PUBLICIDADE
As bactérias são organismos procariontes agrupados, de acordo com a classificação de cinco reinos, no Reino Monera. Quando analisamos a classificação em três domínios, as bactérias pertencem ao domínio Eubactéria e Archea, sendo esse último composto por bactérias que vivem em ambientes extremos, com alta concentração de sal, ácidos e temperatura.
Principais formas de classificação das bactérias
As bactérias são organismos bastante simples que podem ser agrupados de diferentes formas. Analisando a forma e o arranjo das bactérias, temos as seguintes classificações:
→ Cocos: Bactérias com formato esférico ou oval. Exemplo: Staphylococcus e Streptococcu.
- Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas;
- Tétrades: Quatro cocos agrupados;
- Sarcina: Oito cocos unidos formando uma estrutura semelhante a um cubo;
- Estreptococos: Cocos unidos como uma cadeia (veja figura do início deste texto);
- Estafilococos: Cocos agrupados como um cacho de uvas.
→ Bacilos: Bactérias com formato cilíndrico ou em forma de bastão, que pode ser curto ou longo. Exemplo: Escherichia, Bacillus e Clostridium.
- Diplobacilos: Bacilos dispostos aos pares;
- Estreptobacilos: Bacilos unidos formando uma cadeia.
→ Espiraladas: Bactérias com formato espiral. Exemplo: Vibrio cholerae e Leptospira.
- Espirilos: Bactérias em forma de espiral que apresentam corpo rígido e locomovem-se com a ajuda de flagelos;
- Espiroquetas: Bactérias em espiral que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas;
- Vibriões: Bactérias que apresentam corpo semelhante a uma vírgula.
Observe os diferentes formatos e arranjos das bactérias.
Existem ainda bactérias que se apresentam como um bacilo extremamente pequeno. Elas são consideradas uma forma de transição entre cocos e bacilos e recebem a denominação de cocobacilo.
Além da classificação a partir da morfologia das bactérias, esses organismos podem ser classificados ainda em micoplasmas, gram-positivas e gram-negativas. Essa forma de classificação analisa a estrutura da parede celular das bactérias.
Recebem a denominação de micoplasmas aquelas bactérias que não possuem parede celular. As bactérias gram-positivas destacam-se pelas várias camadas de peptidoglicano em sua parede. Já a parede da bactéria gram-negativa é mais complexa e apresenta uma camada mais estreita de peptidoglicano, mas com uma membrana externa de lipopolissacarídeo e outras macromoléculas complexas.
Coloração de Gram para diferenciar bactérias gram-positivas e gram-negativas
Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, utiliza-se uma técnica conhecida como coloração de Gram. Nessa técnica, inicialmente, utiliza-se o corante violeta de cristal, submete-se a bactéria a uma solução de iodo, que aumenta a afinidade do corante com a célula, e, posteriormente, utiliza-se um solvente. As bactérias gram-negativas, após serem submetidas ao solventes, descoloram-se, mas isso não ocorre com a gram-positiva. Após descoloração, as bactérias são submetidas à fucsina ou safranina.
As bactérias gram-positivas, ao final do procedimento, ficam coradas de roxo em virtude da atuação do violeta de cristal. As gram-negativas, por sua vez, ficam coradas de vermelho por causa da fucsina. Essa coloração é uma forma importante para diferenciar bactérias e garantir a escolha adequada de um antibiótico em casos de doenças, por exemplo.
Por Ma. Vanessa dos Santos