Topo
pesquisar

Classificação das bactérias

Biologia

Existem várias formas de classificação das bactérias, destacando-se a classificação pela morfologia e pelas características da parede celular.
PUBLICIDADE

As bactérias são organismos procariontes agrupados, de acordo com a classificação de cinco reinos, no Reino Monera. Quando analisamos a classificação em três domínios, as bactérias pertencem ao domínio Eubactéria e Archea, sendo esse último composto por bactérias que vivem em ambientes extremos, com alta concentração de sal, ácidos e temperatura.

 

Principais formas de classificação das bactérias

As bactérias são organismos bastante simples que podem ser agrupados de diferentes formas. Analisando a forma e o arranjo das bactérias, temos as seguintes classificações:

 → Cocos: Bactérias com formato esférico ou oval. Exemplo: Staphylococcus e Streptococcu.

  • Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas;
  • Tétrades: Quatro cocos agrupados;
  • Sarcina: Oito cocos unidos formando uma estrutura semelhante a um cubo;
  • Estreptococos: Cocos unidos como uma cadeia (veja figura do início deste texto);
  • Estafilococos: Cocos agrupados como um cacho de uvas.

 

 → Bacilos: Bactérias com formato cilíndrico ou em forma de bastão, que pode ser curto ou longo. Exemplo: Escherichia, Bacillus e Clostridium.

  • Diplobacilos: Bacilos dispostos aos pares;
  • Estreptobacilos: Bacilos unidos formando uma cadeia.

 

→ Espiraladas: Bactérias com formato espiral. Exemplo: Vibrio cholerae e Leptospira.

  • Espirilos: Bactérias em forma de espiral que apresentam corpo rígido e locomovem-se com a ajuda de flagelos;
  • Espiroquetas: Bactérias em espiral que são mais flexíveis e locomovem-se por contrações citoplasmáticas;
  • Vibriões: Bactérias que apresentam corpo semelhante a uma vírgula.

 

Observe os diferentes formatos e arranjos das bactérias.
Observe os diferentes formatos e arranjos das bactérias.

Existem ainda bactérias que se apresentam como um bacilo extremamente pequeno. Elas são consideradas uma forma de transição entre cocos e bacilos e recebem a denominação de cocobacilo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da classificação a partir da morfologia das bactérias, esses organismos podem ser classificados ainda em micoplasmas, gram-positivas e gram-negativas. Essa forma de classificação analisa a estrutura da parede celular das bactérias.

Recebem a denominação de micoplasmas aquelas bactérias que não possuem parede celular. As bactérias gram-positivas destacam-se pelas várias camadas de peptidoglicano em sua parede. Já a parede da bactéria gram-negativa é mais complexa e apresenta uma camada mais estreita de peptidoglicano, mas com uma membrana externa de lipopolissacarídeo e outras macromoléculas complexas. 

Coloração de Gram para diferenciar bactérias gram-positivas e gram-negativas

Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, utiliza-se uma técnica conhecida como coloração de Gram. Nessa técnica, inicialmente, utiliza-se o corante violeta de cristal, submete-se a bactéria a uma solução de iodo, que aumenta a afinidade do corante com a célula, e, posteriormente, utiliza-se um solvente. As bactérias gram-negativas, após serem submetidas ao solventes, descoloram-se, mas isso não ocorre com a gram-positiva. Após descoloração, as bactérias são submetidas à fucsina ou safranina.

As bactérias gram-positivas, ao final do procedimento, ficam coradas de roxo em virtude da atuação do violeta de cristal. As gram-negativas, por sua vez, ficam coradas de vermelho por causa da fucsina. Essa coloração é uma forma importante para diferenciar bactérias e garantir a escolha adequada de um antibiótico em casos de doenças, por exemplo.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Observe as bactérias em formato de cocos
Observe as bactérias em formato de cocos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Classificação das bactérias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/classificacao-das-bacterias.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

As bactérias são organismos bastante simples e geralmente são classificadas de acordo com sua forma e arranjo. Uma bactéria de formato cilíndrico, por exemplo, deve ser classificada como:

a) Coco.

b) Espirilo.

c) Bacilo.

d) Vibrião.

e) Espiroqueta.

Questão 2

As bactérias são tradicionalmente classificadas de acordo com seu formato e arranjo, porém podem ser diferenciadas também de acordo com a estrutura de sua parede celular. Uma bactéria que apresenta parede celular complexa, com uma camada de peptidoglicano e uma porção externa de lipopolissacarídeo é chamada de:

a) estreptobacilo.

b) micoplasma.

c) gram-positiva.

d) gram-negativa.

e) sarcina.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola