Topo
pesquisar

Diferenças entre resenha crítica e resumo

Redação

Apesar de semelhantes, há diferenças entre os gêneros textuais resenha crítica e resumo.
PUBLICIDADE

A resenha crítica e o resumo são bastante comuns no dia a dia de quem estuda. Seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, em universidades ou em cursos livres, esses gêneros textuais marcam presença.

Por ser algo tão comum e que nos acompanha por, praticamente, toda a nossa vida, o esperado era que produzir uma resenha ou um resumo não fosse um problema para a maioria das pessoas. Mas, infelizmente, são corriqueiros os impasses encontrados ao produzir esses textos.

Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um texto para esclarecer todas as questões que se relacionam com a definição e caracterização desses gêneros textuais. Estão preparados?

→ Definição

Resumo

O resumo ganhou destaque no século XIX quando a popularização e acesso às informações científicas foram possibilitados por periódicos que apresentavam apenas resumos. Segundo Meadows¹ (1999), as revistas e jornais continham textos com versões condensadas de artigos publicados em revistas científicas.

A partir disso, podemos inferir que resumos são textos que evidenciam os aspectos mais relevantes de determinada obra.

Resenha

A resenha é um texto que avalia e apresenta o conteúdo de obras já finalizadas, ou seja, é uma análise de determinada produção, seja ela uma obra literária, seja um filme, uma obra de arte, um artigo científico etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Fiorin e Savioli² (1999), resenhar é o mesmo que fazer o levantamento do que é mais importante de determinada obra, descrever os aspectos relevantes que a envolvem, sempre de acordo com a avaliação do resenhador.

→ Características

Esses dois gêneros textuais, apesar de serem confundidos, apresentam distinções marcantes
Esses dois gêneros textuais, apesar de serem confundidos, apresentam distinções marcantes

Um aspecto interessante a ser observado é que, para fazer uma resenha, sempre faremos uso de aspectos que compõem o resumo: seleção e apresentação das ideias mais relevantes de determinada obra.

A partir do que foi apresentado, fica evidente que há semelhanças entre esses textos, mas, na hora de produzi-los, temos que estar bem afiados em relação às peculiaridades de cada um.

O resumo caracteriza-se por ser seletivo, objetivo e isento de comentário/julgamento de quem o produz. Já a resenha crítica, obrigatoriamente, apresenta análises do resenhista.

Notas

¹ MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 1999.

² FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto. (Leitura e Redação). São Paulo: Ática, 1990.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

Apesar de parecidos, a resenha crítica e o resumo apresentam certas diferenças
Apesar de parecidos, a resenha crítica e o resumo apresentam certas diferenças

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PACHECO, Mariana do Carmo. "Diferenças entre resenha crítica e resumo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/diferencas-entre-resenha-critica-resumo.htm. Acesso em 14 de novembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola