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Você sabe o que é charge?
A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais. Trata-se de desenhos elaborados por cartunistas que captam de maneira perspicaz as diversas situações do cotidiano, transpondo para o desenho algum tipo de crítica, geralmente permeada por fina ironia.
Mas o que tem a charge a ver com a linguagem? A resposta para essa pergunta é: Tudo! A charge não se resume a uma imagem, engana-se quem acha que ela nada mais é do que uma piada gráfica. Não é por acaso que elas são normalmente publicadas em meio a artigos de opinião e cartas de leitores. A charge constitui um gênero textual interessante, que combina a linguagem verbal e a não verbal, e pode indicar opiniões e juízos de valores por parte de quem enuncia (o chargista). Também não é por acaso que cada vez mais as charges estejam presentes nos diversos vestibulares como objeto de análise.
Ao analisarmos uma charge, podemos perceber que nela estão inscritas diversas informações construídas a partir de um interessante processo intertextual que obriga o interlocutor a fazer inferências e a construir analogias, elementos sem os quais a compreensão textual ficaria comprometida. Observe alguns exemplos de charges que foram utilizadas como texto-fonte para o Enem e para a Fuvest:
Charge do cartunista Angeli, publicada na Folha de São Paulo em 14 de maio de 2000 e texto-base para questão do Enem do mesmo ano
Charge do cartunista Angeli, publicada na Folha de São Paulo em 23 de março de 2007 e texto-base para questão do Enem do mesmo ano
Charge do cartunista Henfil, texto-base para questão da prova de Geografia da Fuvest em 2012
Em um primeiro contato, o leitor pode até pensar que a charge é apenas um texto engraçado e inocente, mas basta uma leitura mais cuidadosa para perceber que estamos diante de um gênero textual riquíssimo, que critica personalidades, política, sociedade, entre outros temas relevantes. Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadir o leitor, influenciando-o ideologicamente.
Por Luana Castro
Graduada em Letras