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Intergenericidade

A intergenericidade, também conhecida como intertextualidade intergêneros, mistura diferentes gêneros com o propósito de melhorar a comunicação oral ou escrita.

A intergenericidade mistura diferentes gêneros, compondo assim um interessante quebra-cabeça textual cujo propósito é aprimorar a comunicação
A intergenericidade mistura diferentes gêneros, compondo assim um interessante quebra-cabeça textual cujo propósito é aprimorar a comunicação
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 Os gêneros textuais, ao contrário dos tipos textuais, não podem ser numerados. Estão intrinsecamente associados aos atos de fala e escrita, e como são variadas as situações comunicacionais, também são variados os gêneros. Ainda que não possamos definir um número exato de gêneros textuais, é possível reconhecê-los, já que cada um deles apresenta tipos estáveis de enunciados, estruturas e conteúdos temáticos que possibilitam sua identificação.

É interessante observar que, dentro de um mesmo texto, podem conviver diferentes gêneros textuais: a essa convivência damos o nome de intergenericidade ou intertextualidade intergêneros. A intergenericidade acontece quando um determinado gênero toma emprestado características que não são, por convenção, suas. Essa mistura ou hibridização acontece em virtude do propósito comunicacional, seja com o objetivo de melhorar a comunicação com o interlocutor ou leitor, seja com propósitos artísticos e literários. Vamos observar alguns exemplos de intergenericidade?

O anúncio publicitário acima toma emprestado alguns elementos da poesia concreta para cumprir seu objetivo comunicacional
O anúncio publicitário acima toma emprestado alguns elementos da poesia concreta para cumprir seu objetivo comunicacional

O anúncio publicitário é o gênero textual predominante na imagem acima. Dizemos que é predominante (por isso, não o único) porque existem elementos próprios do gênero poema — mais especificamente, elementos da poesia concreta. A linguagem utilizada foge dos padrões da linguagem que é comumente utilizada na publicidade, na qual predomina a objetividade das mensagens de conteúdo claramente persuasivo. Como é um anúncio publicitário por excelência, não abandona a intenção de convencer ou persuadir o leitor, mas busca na linguagem literária subsídios para tornar a mensagem mais interessante.

A companheira

A lua parte com quem partiu e fica com quem ficou. E, pacientemente consoladoramente, aguarda os suicidas no fundo do poço.

Mario Quintana

Os máscaras

O Homem Invisível via-se obrigado a botar máscara. Era uma face enganadora, alheia, sinistra, melancólica...

O Poeta, para entrar em contato com os outros homens, põe-se a fazer poemas.

Mario Quintana

Você sabe o que é a prosa poética? Trata-se de mais um exemplo de intergenericidade. O poeta Mario Quintana soube como poucos aproveitar-se dessa possibilidade poética, substituindo versos por linhas longas, características próprias da prosa. No livro Sapato Florido, publicado pela primeira vez em 1948, Quintana apresenta uma nova poesia, subvertendo os cânones literários ao fazer poemas sem versos e sem rimas, mostrando assim que as barreiras entre os gêneros poesia e prosa não são intransponíveis.

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A carta

Escrevo-te estas mal traçadas linhas meu amor
Porque veio a saudade visitar meu coração
Espero que desculpes os meus erros, por favor
Nas frases desta carta que é uma prova de afeição.

Talvez tu não a leias, mas quem sabe até darás
Resposta imediata me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa é confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida mais ninguém.
 

Tanto tempo faz, que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa que eu sonhava
E guardo a impressão de que já vi passar
Um ano sem te ver, um ano sem te amar.

Ao me apaixonar por ti não reparei
Que tu tivesses só entusiasmo
E para terminar, amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Tanto tempo faz, que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa que eu sonhava
E guardo a impressão de que já vi passar
Um ano sem te ver, um ano sem te amar.

Ao me apaixonar por ti não reparei
Que tu tivesses só entusiasmo
E para terminar, amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Escrevo-te estas mal traçadas linhas
Porque veio a saudade visitar meu coração.

Escrevo-te estas mal traçadas linhas
Porque veio a saudade visitar meu coração.

Escrevo-te estas mal traçadas linhas
Espero que desculpes os meus erros, por favor
Meu amor, meu amor...

(Benil Santos/Raul Sampaio)

A canção A carta, famosa nas vozes dos cantores Renato Russo e Erasmo Carlos, não é somente uma carta. O primeiro propósito de seus compositores, Benil Santos e Raul Sampaio, certamente era musical, mas, de maneira perspicaz, eles aliaram elementos próprios do gênero textual carta ao gênero textual música, oferecendo-nos assim um belo exemplo de intergenericidade.

A intergenericidade comprova que são tênues as barreiras entre os gêneros textuais. Por esse motivo, não podemos afirmar que exista um gênero puro. Compreender esse processo de hibridização de textos é importante, especialmente no caso dos textos escritos, pois isso permitirá que o leitor interprete adequadamente todas as suas informações.


Por Luana Castro
Graduada em Letras
 

Escritor do artigo
Escrito por: Luana Castro Alves Perez Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Intergenericidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/intergenericidade.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Sobre a intergenericidade, assinale a alternativa correta:

a) A intergenericidade, também conhecida como intertextualidade intergêneros, acontece somente no gênero textual anúncio publicitário.

b) A intergenericidade é um efeito que pode causar prejuízo de sentidos para a compreensão do texto, entre eles a ambiguidade.

c) A intergenericidade está intrinsecamente relacionada com os tipos textuais, que podem assumir características diversas de acordo com as necessidades dos falantes.

d) A intergenericidade consiste na hibridização de vários gêneros com o propósito de aprimorar a construção de sentidos do texto.

Exercício 2

Observe a imagem:

Campanha publicitária da empresa Submarino. A intergenericidade é um fenômeno relativamente comum nos anúncios publicitários
Campanha publicitária da empresa Submarino. A intergenericidade é um fenômeno relativamente comum nos anúncios publicitários

Sobre o anúncio publicitário, assinale a alternativa correta:

I. O gênero carta está a serviço do gênero anúncio publicitário, e esse último teve sua função sócio-histórica (que é a de vender um produto ou serviço) preservada;

II. O gênero anúncio publicitário teve sua função sócio-histórica modificada, pois a ele foram atribuídas características do gênero carta pessoal.

III. Ainda que elementos linguísticos do gênero carta tenham sido utilizados no anúncio, não resta dúvidas de que se trata de um texto do gênero anúncio publicitário.

IV. A intergenericidade pode desencadear um efeito humorístico, o que é parte da estratégia de composição textual do anúncio publicitário.

a) todas estão corretas.

b) Apenas I está correta.

c) I, III e IV estão corretas.

d) Apenas II está correta.

e) II, III e IV estão corretas.