Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sais hidrogenados

Química

Sais hidrogenados são aqueles que apresentam um cátion hidrônio acompanhando um cátion qualquer e um ânion qualquer.
PUBLICIDADE

Segundo Arrhenius, sais são substâncias que, quando dissolvidas em água, passam pelo processo de dissociação, isto é, ocorre a liberação de um cátion diferente do hidrônio (H3O+) e de um ânion diferente do hidróxido (OH-). Todavia, isso não quer dizer que esses íons não possam fazer parte da estrutura de um sal. Um exemplo disso são os sais hidrogenados.

Sal hidrogenado é aquele que apresenta na sua constituição um átomo de hidrogênio sempre representado no centro de sua fórmula, ou seja, entre um cátion qualquer (exceto o H3O+) e um ânion qualquer (exceto o OH-). Veja a fórmula geral de um sal hidrogenado:

XHY

  • X é o cátion

  • Y é o ânion

Um exemplo bastante conhecido de sal hidrogenado é o bicarbonato de sódio (medicamento utilizado para azia ou queimação, entre outras aplicações), cuja fórmula é NaHCO4 (Cátions: Na e H; Ânion: CO3). Veja alguns outros exemplos de sais hidrogenados:

  • AuHSO4

  • FeHPO4

  • Ca(H2PO4)2

Para realizar a nomenclatura de um sal hidrogenado, devemos utilizar a seguinte regra:

Prefixo (quantidade de H) + hidrogeno + nome do ânion + de + nome do cátion

OBS.: Os prefixos mais utilizados em relação à quantidade de hidrogênios no sal são mono (1 H), di (2 H) e tri (três H).

Acompanhe a construção do nome de alguns sais hidrogenados:

Exemplo 1: FeHPO4

Nesse sal temos o ânion fosfato (PO4, cuja carga é -3), um hidrogênio (apresenta sempre carga +1) e o cátion Ferro (como não pertence às famílias IA, IIA e IIIA, deverá apresentar o algarismo romano referente à sua carga na frente de seu nome), que apresenta carga +2 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

+2 (Fe) + 1 (H) – 3(PO4) = 0

Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenofosfato de ferro II.

Exemplo 2: NaHCO3

Nesse sal temos o ânion carbonato (CO3, cuja carga é -2), um hidrogênio (carga +1) e o cátion sódio (como pertence à família IA, não recebe o algarismo romano referente à sua carga na frente de seu nome). Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenocarbonato de sódio.

Exemplo 3: AuHSO4

Nesse sal temos o ânion sulfato (SO4, cuja carga é -2), um hidrogênio (carga +1) e o cátion Ouro, que apresenta carga +1 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:

+1 (Au) + 1 (H) – 2 (SO4) = 0

Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenossulfato de ouro I.

Exemplo 4: Ca(H2PO4)2

Nesse sal temos o ânion fosfato, dois hidrogênios (carga +1 e prefixo di) e o cátion cálcio (pertence à família IIA). Assim, o nome desse sal hidrogenado ´é Di-hidrogenofosfato de cálcio.

Exemplo 5: Ti(H3P2O7)2

Nesse sal temos o ânion pirofosfato (P2O7, cuja carga é -4), três hidrogênios (carga +1 e prefixo tri) e o cátion titânio, que apresenta carga +2 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:

OBS.: Como temos o cátion hidrogênio e o ânion pirofosfato localizados no interior de parênteses com índice 2 do lado de fora, ambos devem ter suas cargas multiplicadas por 2.

+2 (Ti) + 1.3(H).2 – 4 (P2O7).2 = 0

+2 +6 -8 = 0

O nome desse sal hidrogenado é Tri-hidrogenopirofosfato de titânio II.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Antiácidos apresentam o sal hidrogenado bicarbonato de sódio em sua composição
Antiácidos apresentam o sal hidrogenado bicarbonato de sódio em sua composição

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Sais hidrogenados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sais-hidrogenados.htm. Acesso em 23 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Como distinguir um sal pela natureza de seus íons?
Dissociação eletrolítica, o que é dissociação eletrolítica, a teoria de Arrhenius, a divisão das moléculas, o estudo naquela época.
Bicarbonato de sódio e cloreto de sódio são sais presentes em nosso dia a dia. Clique aqui e conheça as principais características dos sais.
Sais no cotidiano, carbonato de cálcio, cloreto de sódio, fluoreto de sódio, nitrato de potássio, nitrato de sódio, carbonato de sódio, carbonato ácido de sódio, bicarbonato de sódio, sulfito de sódio, salitre-do-chile, soda.