PUBLICIDADE
Segundo Arrhenius, sais são substâncias que, quando dissolvidas em água, passam pelo processo de dissociação, isto é, ocorre a liberação de um cátion diferente do hidrônio (H3O+) e de um ânion diferente do hidróxido (OH-). Todavia, isso não quer dizer que esses íons não possam fazer parte da estrutura de um sal. Um exemplo disso são os sais hidrogenados.
Sal hidrogenado é aquele que apresenta na sua constituição um átomo de hidrogênio sempre representado no centro de sua fórmula, ou seja, entre um cátion qualquer (exceto o H3O+) e um ânion qualquer (exceto o OH-). Veja a fórmula geral de um sal hidrogenado:
XHY
-
X é o cátion
-
Y é o ânion
Um exemplo bastante conhecido de sal hidrogenado é o bicarbonato de sódio (medicamento utilizado para azia ou queimação, entre outras aplicações), cuja fórmula é NaHCO4 (Cátions: Na e H; Ânion: CO3). Veja alguns outros exemplos de sais hidrogenados:
-
AuHSO4
-
FeHPO4
-
Ca(H2PO4)2
Para realizar a nomenclatura de um sal hidrogenado, devemos utilizar a seguinte regra:
Prefixo (quantidade de H) + hidrogeno + nome do ânion + de + nome do cátion
OBS.: Os prefixos mais utilizados em relação à quantidade de hidrogênios no sal são mono (1 H), di (2 H) e tri (três H).
Acompanhe a construção do nome de alguns sais hidrogenados:
Exemplo 1: FeHPO4
Nesse sal temos o ânion fosfato (PO4, cuja carga é -3), um hidrogênio (apresenta sempre carga +1) e o cátion Ferro (como não pertence às famílias IA, IIA e IIIA, deverá apresentar o algarismo romano referente à sua carga na frente de seu nome), que apresenta carga +2 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:
+2 (Fe) + 1 (H) – 3(PO4) = 0
Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenofosfato de ferro II.
Exemplo 2: NaHCO3
Nesse sal temos o ânion carbonato (CO3, cuja carga é -2), um hidrogênio (carga +1) e o cátion sódio (como pertence à família IA, não recebe o algarismo romano referente à sua carga na frente de seu nome). Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenocarbonato de sódio.
Exemplo 3: AuHSO4
Nesse sal temos o ânion sulfato (SO4, cuja carga é -2), um hidrogênio (carga +1) e o cátion Ouro, que apresenta carga +1 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:
+1 (Au) + 1 (H) – 2 (SO4) = 0
Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenossulfato de ouro I.
Exemplo 4: Ca(H2PO4)2
Nesse sal temos o ânion fosfato, dois hidrogênios (carga +1 e prefixo di) e o cátion cálcio (pertence à família IIA). Assim, o nome desse sal hidrogenado ´é Di-hidrogenofosfato de cálcio.
Exemplo 5: Ti(H3P2O7)2
Nesse sal temos o ânion pirofosfato (P2O7, cuja carga é -4), três hidrogênios (carga +1 e prefixo tri) e o cátion titânio, que apresenta carga +2 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:
OBS.: Como temos o cátion hidrogênio e o ânion pirofosfato localizados no interior de parênteses com índice 2 do lado de fora, ambos devem ter suas cargas multiplicadas por 2.
+2 (Ti) + 1.3(H).2 – 4 (P2O7).2 = 0
+2 +6 -8 = 0
O nome desse sal hidrogenado é Tri-hidrogenopirofosfato de titânio II.
Por Me. Diogo Lopes Dias