close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Sais hidrogenados

Sais hidrogenados são aqueles que apresentam um cátion hidrônio acompanhando um cátion qualquer e um ânion qualquer.

Antiácidos apresentam o sal hidrogenado bicarbonato de sódio em sua composição
Antiácidos apresentam o sal hidrogenado bicarbonato de sódio em sua composição
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Segundo Arrhenius, sais são substâncias que, quando dissolvidas em água, passam pelo processo de dissociação, isto é, ocorre a liberação de um cátion diferente do hidrônio (H3O+) e de um ânion diferente do hidróxido (OH-). Todavia, isso não quer dizer que esses íons não possam fazer parte da estrutura de um sal. Um exemplo disso são os sais hidrogenados.

Sal hidrogenado é aquele que apresenta na sua constituição um átomo de hidrogênio sempre representado no centro de sua fórmula, ou seja, entre um cátion qualquer (exceto o H3O+) e um ânion qualquer (exceto o OH-). Veja a fórmula geral de um sal hidrogenado:

XHY

  • X é o cátion

  • Y é o ânion

Um exemplo bastante conhecido de sal hidrogenado é o bicarbonato de sódio (medicamento utilizado para azia ou queimação, entre outras aplicações), cuja fórmula é NaHCO4 (Cátions: Na e H; Ânion: CO3). Veja alguns outros exemplos de sais hidrogenados:

  • AuHSO4

  • FeHPO4

  • Ca(H2PO4)2

Para realizar a nomenclatura de um sal hidrogenado, devemos utilizar a seguinte regra:

Prefixo (quantidade de H) + hidrogeno + nome do ânion + de + nome do cátion

OBS.: Os prefixos mais utilizados em relação à quantidade de hidrogênios no sal são mono (1 H), di (2 H) e tri (três H).

Acompanhe a construção do nome de alguns sais hidrogenados:

Exemplo 1: FeHPO4

Nesse sal temos o ânion fosfato (PO4, cuja carga é -3), um hidrogênio (apresenta sempre carga +1) e o cátion Ferro (como não pertence às famílias IA, IIA e IIIA, deverá apresentar o algarismo romano referente à sua carga na frente de seu nome), que apresenta carga +2 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

+2 (Fe) + 1 (H) – 3(PO4) = 0

Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenofosfato de ferro II.

Exemplo 2: NaHCO3

Nesse sal temos o ânion carbonato (CO3, cuja carga é -2), um hidrogênio (carga +1) e o cátion sódio (como pertence à família IA, não recebe o algarismo romano referente à sua carga na frente de seu nome). Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenocarbonato de sódio.

Exemplo 3: AuHSO4

Nesse sal temos o ânion sulfato (SO4, cuja carga é -2), um hidrogênio (carga +1) e o cátion Ouro, que apresenta carga +1 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:

+1 (Au) + 1 (H) – 2 (SO4) = 0

Assim, o nome desse sal hidrogenado é Mono-hidrogenossulfato de ouro I.

Exemplo 4: Ca(H2PO4)2

Nesse sal temos o ânion fosfato, dois hidrogênios (carga +1 e prefixo di) e o cátion cálcio (pertence à família IIA). Assim, o nome desse sal hidrogenado ´é Di-hidrogenofosfato de cálcio.

Exemplo 5: Ti(H3P2O7)2

Nesse sal temos o ânion pirofosfato (P2O7, cuja carga é -4), três hidrogênios (carga +1 e prefixo tri) e o cátion titânio, que apresenta carga +2 para que o somatório das cargas dos componentes seja zero:

OBS.: Como temos o cátion hidrogênio e o ânion pirofosfato localizados no interior de parênteses com índice 2 do lado de fora, ambos devem ter suas cargas multiplicadas por 2.

+2 (Ti) + 1.3(H).2 – 4 (P2O7).2 = 0

+2 +6 -8 = 0

O nome desse sal hidrogenado é Tri-hidrogenopirofosfato de titânio II.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Sais hidrogenados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sais-hidrogenados.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Estude agora


Pré-Enem | Contextualização da introdução até a construção de uma tese

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Cerrar ou serrar?

“Cerrar” ou “serrar”? Essas são palavras homófonas que confundem muitas pessoas. Assista a esta videoaula e...