Ao longo de milhões de anos, a madeira sofre um processo de fossilização, em que a concentração de carbono vai aumentando e o carvão mineral, também chamado de carvão natural, vai sendo produzido.
Existem quatro tipos principais de carvões minerais: a turfa, o linhito, a hulha e o antracito. A hulha é também chamada de carvão de pedra e apresenta cerca de 80% de carbono em massa. Essa variedade de carvão tem muita importância comercial, pois a sua destilação seca produz três frações que são usadas para as mais diversas finalidades.
Essa destilação seca, na ausência de ar, ocorre através do aquecimento da hulha a temperaturas elevadíssimas, aproximadamente 1100ºC, e as três frações obtidas são: fração gasosa, fração líquida e fração sólida. Veja a constituição e as aplicações dos componentes dessas frações:
1. Fração gasosa: é constituída por vários gases, sendo que o principal é o hidrogênio (H2), seguido do metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), nitrogênio (N2), olefinas e outros gases em pequenas quantidades.
Essa fração é denominada, muitas vezes, de gás de iluminação, pois ela foi muito usada em lampiões a gás, nas iluminações de rua. Atualmente, pode ser usada como combustível em casas e indústrias.
A fração gasosa da hulha é o gás de iluminação
2. Fração líquida: pode ser dividida em duas partes principais: águas amoniacais e alcatrão de hulha.
2.1. Águas amoniacais: são constituídas por aminas, compostos derivados da amônia (NH3) pela substituição de um de seus hidrogênios por outros substituintes orgânicos. Também possui a base hidróxido de amônio (NH4OH) e sais de amônio.
A principal aplicação das águas amoniacais é na produção de adubos e fertilizantes agrícolas nitrogenados.
As águas amoniacais são usadas na produção de fertilizantes nitrogenados.
2.2. Alcatrão de hulha: detalhes sobre a constituição desse derivado da hulha podem ser encontrados no texto Alcatrão, mas, resumidamente, podemos dizer que ele é um líquido negro, espesso e de cheiro forte, que é constituído por uma mistura complexa de hidrocarbonetos aromáticos, isto é, compostos que são formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, possuindo pelo menos um anel benzênico como o mostrado abaixo:
Estrutura de um anel benzênico
O alcatrão de hulha pode também passar por uma destilação e dar origem a cinco frações, sendo que quatro delas, o óleo leve, o óleo médio, o óleo pesado e o óleo de antraceno, são usadas para diversas finalidades, tais como na fabricação de plásticos, tintas, produtos de limpeza e medicamentos. Os componentes dessas frações, como o benzeno, podem ser separados e usados em laboratórios em finalidades específicas. Já a quinta fração obtida por meio da destilação do alcatrão de hulha é o piche, que é muito usado em pavimentação asfáltica.
O piche usado em pavimentação asfáltica é obtido do alcatrão de hulha
O aço é feito por meio do carvão de coque
Assim, os produtos derivados da hulha estão representados no resumo abaixo:
Produtos da destilação seca da hulha
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Hulha "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/hulha.htm. Acesso em 13 de abril de 2021.
(UFRS) O alcatrão de hulha é uma fonte de:
a) hidrocarbonetos alifáticos.
b) gases combustíveis.
c) óleos comestíveis.
d) compostos aromáticos.
e) hidrocarbonetos alicíclicos.
(UFPA) A hulha é essencial para a produção de:
a) óleos vegetais.
b) gorduras.
c) sacarose.
d) álcool etílico.
e) carvão coque.
Mais Questões