Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Benzopireno

O benzopireno é um hidrocarboneto policíclico aromático (HPA) cancerígeno, encontrado principalmente na fumaça de cigarros e em carnes grelhadas e peixes defumados.

O benzopireno é um agente cancerígeno que muda a estrutura do DNA humano e está presente na fumaça do cigarro
O benzopireno é um agente cancerígeno que muda a estrutura do DNA humano e está presente na fumaça do cigarro
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O benzo(a)pireno, mais chamado de benzopireno, é um composto aromático (hidrocarbonetos que apresentam pelo menos um anel benzênico em sua estrutura). Como possui cinco anéis aromáticos condensados, ele é mais especificamente um HPA (hidrocarboneto policíclico aromático), que é uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis aromáticos condensados. Sua fórmula estrutural está representada a seguir:

Fórmula do Benzopireno

Esse composto é comprovadamente um agente cancerígeno muito potente e mutagênico, o que significa que ele reage com o DNA humano, interferindo na reprodução das células. Para se ter uma ideia, ele pode provocar câncer em cobaias que tiverem uma região da sua pele, sem pelos, em contato com essa substância. A seguir tem um modelo que mostra como esse agente mutagênico se liga e muda a estrutura química do DNA:

O benzopireno se liga ao DNA e modifica sua estrutura

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Visto que o benzepireno é liberado na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro, ele está associado à ocorrência de câncer de pulmão, de laringe e de boca em fumantes. Ele também é provavelmente o causador do câncer de bexiga e de pâncreas nessas pessoas.

Além disso, o benzopireno também se encontra em carnes muito grelhadas sobre carvão (assadas na brasa em churrascos ) e em peixes defumados, pois nesses casos ocorre uma combustão incompleta de material orgânico, ou seja, a queima do carvão e a queima da própria carne geram o benzopireno e outros HPA’s.

O benzopireno se encontra em carnes assadas na brasa e em peixes defumados

O benzopireno também está presente na poluição atmosférica.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Benzopireno"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/benzopireno.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante