PUBLICIDADE
O benzo(a)pireno, mais chamado de benzopireno, é um composto aromático (hidrocarbonetos que apresentam pelo menos um anel benzênico em sua estrutura). Como possui cinco anéis aromáticos condensados, ele é mais especificamente um HPA (hidrocarboneto policíclico aromático), que é uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis aromáticos condensados. Sua fórmula estrutural está representada a seguir:
Esse composto é comprovadamente um agente cancerígeno muito potente e mutagênico, o que significa que ele reage com o DNA humano, interferindo na reprodução das células. Para se ter uma ideia, ele pode provocar câncer em cobaias que tiverem uma região da sua pele, sem pelos, em contato com essa substância. A seguir tem um modelo que mostra como esse agente mutagênico se liga e muda a estrutura química do DNA:
Visto que o benzepireno é liberado na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro, ele está associado à ocorrência de câncer de pulmão, de laringe e de boca em fumantes. Ele também é provavelmente o causador do câncer de bexiga e de pâncreas nessas pessoas.
Além disso, o benzopireno também se encontra em carnes muito grelhadas sobre carvão (assadas na brasa em churrascos ) e em peixes defumados, pois nesses casos ocorre uma combustão incompleta de material orgânico, ou seja, a queima do carvão e a queima da própria carne geram o benzopireno e outros HPA’s.
O benzopireno também está presente na poluição atmosférica.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química