PUBLICIDADE
A eletropositividade indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se afastar de seus elétrons na camada de valência quando forma um composto. É, portanto, o contrário da eletronegatividade, que se refere à tendência que o átomo tem de atrair os elétrons compartilhados em uma ligação.
Por exemplo, o óxido de sódio é um composto formado pela ligação entre dois átomos de sódio e um de oxigênio (Na2O). Se essas ligações fossem rompidas, o oxigênio atrairia os elétrons compartilhados na ligação para si com maior facilidade, pois ele é o mais eletronegativo. Já o sódio possui maior tendência de perder os elétrons, o que significa que ele é mais eletropositivo.
A eletropositividade também é chamada de caráter metálico, pois os metais possuem maior tendência de perder os elétrons da camada de valência quando postos em contato com elementos eletronegativos.
Assim como a eletronegatividade, a eletropositividade é uma propriedade periódica, ou seja, é uma propriedade dos elementos químicos que varia em períodos regulares com o aumento ou com a diminuição do número atômico ao longo da Tabela Periódica.
A eletropositividade aumenta com o aumento do raio atômico, ou seja, na Tabela Periódica, a eletropositividade aumenta da direita para a esquerda e de cima para baixo:
Em uma mesma família da Tabela Periódica, ou seja, em uma mesma coluna, a eletropositividade aumenta de cima para baixo, porque nesse sentido os períodos vão aumentando, o que significa que as camadas eletrônicas vão aumentando e os elétrons da camada de valência (camada mais externa) vão ficando mais distantes do núcleo, logo, a atração entre eles é cada vez menor, isto é, a eletropositividade é cada vez maior.
Por exemplo, considerando os elementos da família 17 ou VII A, temos que o sentido crescente da eletropositividade deles é: F < Cl < Br < I < At.
Agora, quando consideramos os elementos em um mesmo período, que é a mesma linha na horizontal, vemos que a eletropositividade diminui da esquerda para a direita, porque nesse sentido todos eles possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, mas a cada família que aumenta, a quantidade de elétrons na camada de valência aumenta e, com isso, a atração pelo núcleo é maior.
Por exemplo, considerando todos os elementos do segundo período da Tabela Periódica, temos que o sentido crescente de sua eletropositividade é dado por: Ne < F < O < N < C < B < Be < Li.
Se você observar na Tabela a localização do sódio (Na) e do oxigênio (O), verá realmente que o sódio é mais eletropositivo.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química