Adubos Orgânicos e Inorgânicos

Química

Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. Já os adubos inorgânicos são obtidos a partir de extração mineral ou refino de petróleo.
PUBLICIDADE

Para se desenvolver, o vegetal retira do solo macronutrientes e micronutrientes que são compostos de átomos de elementos químicos que passam a constituir os seus tecidos. Os micronutrientes são consumidos em pequenas quantidades, enquanto que os macronutrientes são consumidos em larga escala e são compostos principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio, obtidos por meio do gás carbônico (CO2) presente no ar e na água (H2O).

Outros elementos essenciais para o crescimento das plantas são: enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio. Esses nutrientes são retirados do solo e, depois, quando as plantas morrem, elas se decompõem e devolvem tais nutrientes à terra, o que possibilitará que outras plantas possam usar esses nutrientes para crescer.

Os elementos químicos retirados do solo possibilitam o desenvolvimento das plantas

No entanto, o ser humano interfere nesse ciclo, colhendo as plantações. Então, com o passar do tempo, os nutrientes da terra vão cessando, empobrecendo o solo, que não mais poderá ser usado para o plantio. Assim, é preciso que o próprio homem enriqueça o solo com esses nutrientes. Isso é feito por meio de adubos, que podem ser orgânicos ou inorgânicos.

Veja a seguir o que difere esses dois tipos de adubos e qual é considerado o melhor:

  • Adubo Orgânico: são adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, farinhas, bagaços, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem.

Uma das vantagens do adubo orgânico é que, com a compostagem, reciclam-se resíduos sólidos municipais urbanos de origem orgânica. Também é possível reciclar tais resíduos dispostos conjuntamente com lodo gerado em estações de tratamento de esgotos domésticos, minimizando, assim, o lixo produzido. Além disso, ainda há diminuição da quantidade de restos orgânicos (que são depositados nos rios) e dos chorumes (que infiltram o solo, atingindo as águas subterrâneas).  

Na compostagem, a matéria orgânica é segregada e submetida a um tratamento composto por dois estágios básicos: a digestão (fermentação causada por microrganismos, sendo que os principais são as bactérias, os fungos e os actinomicetos. Nesse estágio,o material alcança o estado de bioestabilização e a decomposição ainda não está completa) e a maturação (a massa em fermentação atinge a humificação, dando origem a uma massa denominada húmus, estado em que o composto apresenta-se como melhorador do solo e fertilizante).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Legenda: Esquema do processo de compostagem

O adubo gerado é denominado composto. É rico em macronutrientes e incorpora, em doses mínimas, micronutrientes também. Além disso, aumenta a flora bacteriana e a microfauna, essenciais na formação do húmus.

  • Adubo Inorgânico: são adubos obtidos a partir de extração mineral ou refino do petróleo. Alguns exemplos são: os fosfatos, os carbonatos, os cloretos e o salitre do chile.

Aplicação de adubo inorgânico

A vantagem desse tipo de adubo é que, como eles se apresentam na forma iônica, seus nutrientes são absorvidos pelas plantas com maior facilidade e o resultado é mais rápido.

Além disso, eles apresentam composição química definida e os orgânicos não; de modo que é possível realizar com eles cálculos precisos sobre a quantidade que se deve usar em cada caso. Isso é extremamente importante, pois o uso excessivo de adubos inorgânicos pode causar desastres ambientais, como mudança na composição química do solo, tornando-o menos produtivo e, em longo prazo, causando danos ao ecossistema.

É por isso que muitos ambientalistas defendem o uso dos adubos orgânicos, dizendo que eles não causam nenhum risco ambiental. Porém, os que defendem os adubos inorgânicos dizem que os orgânicos só são viáveis para pequenas lavouras e que podem contaminar o solo se houver agentes infecciosos nas fezes dos animais.

Uma saída, nesse último caso, é usar somente restos vegetais para produzir o adubo orgânico. Mas uma boa maneira de se compensar os efeitos negativos de cada método de adubação é conhecer bem as propriedades do solo que se está trabalhando e realizar uma combinação equilibrada de todas essas técnicas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Para crescer, a planta precisa de nutrientes que podem ser fornecidos por meio dos adubos
Para crescer, a planta precisa de nutrientes que podem ser fornecidos por meio dos adubos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Adubos Orgânicos e Inorgânicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Veja como o modelo atual de desenvolvimento da agricultura contribui para impactos ambientais e para o aumento da fome, apesar da grande quantidade de alimentos produzidos.
Saiba mais sobre a relação entre a agricultura intensiva e o meio ambiente, os impactos resultantes e as possíveis soluções.
Bicarbonato de sódio e cloreto de sódio são sais presentes em nosso dia a dia. Clique aqui e conheça as principais características dos sais.
Poluição das águas, aspectos físicos da água, aspectos químicos da água, aspectos biológicos da água, resíduos industriais, metais pesados, água potável, matéria orgânica, turbidez da água, esgoto.
Dicloro-Difenil-Tricloroetano, inseticidas de baixo custo, Segunda Guerra Mundial, Malária, Tifo, Febre amarela, efeito acumulativo no organismo, pestes agrícolas, danos neurológicos.
Compostos orgânicos nitrogenados, metanamida, grupo funcional amida, amidas, Uréia, sólido cristalino, produto final do metabolismo das proteínas, adubo, fertilizante, produção de polímeros, produção de medicamentos.
Você sabe o que é um impacto ambiental? Clique para entender o conceito, quando são negativos ou positivos e suas consequências.
A descoberta que salvou a humanidade da escassez de alimentos.
A iniciativa que promete minimizar os impactos ambientais.
O uso proibido em produtos de limpeza.