Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cálculos envolvendo a Lei de Lavoisier

Química

Os cálculos envolvendo a Lei de Lavoisier demonstram que a soma das massas dos reagentes é sempre igual à soma das massas dos produtos.
PUBLICIDADE

Uma frase muito utilizada e conhecida sobre a Lei de Lavoisier é aquela que diz:

Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”

Na verdade, essa frase não foi proposta pelo químico francês Antoine Lavoisier, mas, sim, pelo filósofo grego Lucrécio no século I antes de Cristo. Essa frase é atribuída a Lavoisier porque o trabalho desse cientista que levou à escrita do tratado elementar da Química, no ano de 1774, consistiu em realizar vários experimentos em sistemas fechados que provaram a manutenção da massa em sistemas químicos.

Durante seu estudo, Lavoisier observou que, quando uma reação química é processada em um sistema fechado, a massa dos reagentes da reação é exatamente igual à massa dos novos materiais formados ao término da reação. Dessa forma, surgiu a famosa Lei Ponderal, denominada de lei de Lavoisier e que afirma:

A soma das massas dos reagentes em uma reação química é igual à soma das massas dos produtos”

Massa do Reagente 1                              Massa do Produto 1
+                             =                             +

Massa do Reagente 2                              Massa do Produto 2

Independentemente se a reação está ocorrendo em sistema aberto ou fechado, a Lei de Lavoisier é observada em todo o processo químico.

Sempre que desenvolvemos cálculos por meio da Lei de Lavoisier, vemos que a manutenção da massa do sistema antes e após a reação é uma constante. Os átomos presentes nos reagentes apenas sofrem uma reorganização, formando as novas substâncias (produtos).

Os cálculos envolvendo a lei de Lavoisier indicam a massa que será produzida nos produtos e ainda a massa de qualquer um dos participantes da reação. Veja alguns exemplos:

(UFGD) A transformação química:

2KI(s) + Pb(NO3)2 → 2KNO3(s) + PbI2(s)
branco   branco         branco    amarelo

é um exemplo de reação entre sólidos, que ocorre rapidamente. Em um recipiente de vidro com tampa, de massa igual a 20g, foram colocados 2g de KI e 4g de Pb(NO3)2, pulverizados. O recipiente, hermeticamente fechado, foi vigorosamente agitado para ocorrer a reação. Qual será a massa total do recipiente ao final da reação?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados fornecidos pelo exercício:

Massa do reagente KI = 2 gramas;

Massa do reagente Pb(NO3)2 = 2 gramas;

Massa do recipiente onde ocorre a reação = 20 gramas.

Como a massa dos produtos é igual à massa dos reagentes, se temos 6 gramas dos reagentes (2+4), teremos a formação de 6 gramas de produtos após a reação, haja vista que os átomos nos produtos são os mesmos nos reagentes.

A massa total do recipiente será a soma entre as massas dos produtos (que é igual à dos reagentes) e a massa do recipiente.

2 + 4 + 20 = 26 gramas

(UFGD) A transformação do ozônio em oxigênio comum é representada pela equação: 2O3 → 3O2. Quando 96g de ozônio transformam-se completamente, a massa de oxigênio comum produzida é igual a: Dado: O=16u

a) 32g      b) 48g      c) 64g      d) 80g      e) 96g

De acordo com a Lei de Lavoisier, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Se temos 96 gramas do ozônio, obrigatoriamente a massa de oxigênio produzida será igual a 96 gramas.

(UNIFICADO-RJ) De acordo com a Lei de Lavoisier, quando fizermos reagir completamente, em ambiente fechado, 1,12g de ferro com 0,64g de enxofre, a massa, em g, de sulfeto de ferro obtida será de: Dados: S=32; Fe=56

Fe + S → FeS

a) 2,76      b) 2,24      c) 1,76      d) 1,28      e) 0,48

Os dados fornecidos pelo exercício foram:

Massa do reagente ferro = 1,12 gramas;
Massa do reagente enxofre = 0,64 gramas.

Calculando a massa de FeS, que é o único produto, segundo a Lei de Lavoisier, temos que:

A soma das massas dos reagentes = a soma das massas dos produtos

1,12 + 0,64 = x
x = 1,76 gramas


Por Me. Diogo Lopes Dias

A massa dos reagentes é sempre igual à massa dos produtos
A massa dos reagentes é sempre igual à massa dos produtos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Cálculos envolvendo a Lei de Lavoisier"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-lei-lavoisier.htm. Acesso em 16 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Conheça a história de vida de Lavoisier, onde e quando nasceu, com quem se casou, quais foram suas principais descobertas, contribuições para a química moderna e seu triste fim.
Antoine Laurent Lavoisier, Lei de Conservação das Massas, Lei de Lavoisier, química moderna, reações químicas em sistema fechado, massa total dos produtos, soma das massas dos reagentes.
Clique e aprenda quais são as leis ponderais por meio de exemplos práticos que ilustram como elas lidam com as relações de massa nas reações químicas.