A diferença de potencial (ddp) de uma pilha é a corrente elétrica produzida a partir de dois eletrodos por meio dos fenômenos da oxidação e redução. Também podemos chamar a ddp de força eletromotriz (cuja sigla é fem) ou de variação do potencial (cuja sigla é ΔE).
A tensão elétrica gerada quando os elétrons deslocam-se do eletrodo que sofre oxidação em direção ao eletrodo que passa por redução é a ddp, a qual é indicada sempre pela unidade Volts (símbolo V).
A voltagem da ddp produzida em uma pilha depende do potencial que os eletrodos possuem. Todo eletrodo apresenta uma capacidade de oxidar ou reduzir, assim, se ele oxida, é porque seu potencial de oxidação superou o do outro eletrodo ou vice-versa.
? Cálculo da ddp
Para calcular a ddp de uma pilha, é necessário que conheçamos os potenciais de redução ou de oxidação de cada um dos eletrodos:
ΔE = Eredução maior – Eredução menor
ou
ΔE = Eoxidação maior – Eoxidação menor
O potencial de redução de um eletrodo possui o mesmo valor que o seu potencial de oxidação, mas com sinal oposto.
? Exemplos de cálculo da ddp
(ESCS-DF) As pilhas e baterias são dispositivos nos quais a corrente elétrica é produzida por meio de uma reação de oxidorredução. Conhecendo-se os potenciais-padrão de redução dos eletrodos:
Cu2+ + 2 e– Cu E° = + 0,34 V
Ag+ + e– Ag E° = + 0,80 V
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A diferença de potencial-padrão (ΔE°) da pilha Cu | Cu2+ (1M) || Ag+ (1M) | Ag é igual a:
a) 0,12 V b) 0,46 V c) 1,12 V d) 1,14 V e) 1,26 V
Resolução:
ΔE = Eredução maior – Eredução menor
ΔE = 0,80 – 0,34
ΔE = 0,46 V.
(UESPI) Uma importante contribuição da Eletroquímica para o nosso dia a dia são as baterias portáteis utilizadas em equipamentos eletroeletrônicos. Essas baterias são células eletroquímicas nas quais a corrente - fluxo de elétrons pelo circuito - é produzida por uma reação química espontânea ou para forçar o processamento de uma reação não espontânea. Nesse sentido, uma célula galvânica utiliza-se de reações de oxidorredução para converter energia química em energia elétrica. Determine a tensão produzida por uma célula galvânica na qual se dá a reação
Ag+(aq) + Cr2+(aq) → Ag(s) + Cr3+(aq),
e em que as concentrações iônicas são iguais a 1 mol.L–1. Dados dos potenciais de oxidação-padrão a 25 ºC:
Cr2+(aq) → e– + Cr3+(aq) ΔE = - 0,41 V
Ag(s) → e– + Ag+(aq) ΔE = - 0,80 V
a) –0,39 V b) +0,39 V c) –1,21 V d) +1,21 V e) +1,61 V
Resolução:
-
Eoxidação maior = + 0,80V
-
Eoxidação menor = -0,80 V
ΔE = Eoxidação maior – Eoxidação menor
ΔE = -0,41 – (-0,80)
ΔE = -0,41 + 0,80
ΔE = 0,39 V.
Por Me. Diogo Lopes Dias