Plano Marshall, ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a 2ª Guerra Mundial executado entre 1947 e 1951. O objetivo central do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
Foi um acordo de ajuda oferecido pelos EUA aos países europeus destruídos após a 2ª Guerra Mundial.
Os principais beneficiados pelo plano foram França, Inglaterra e Itália, além dos EUA.
Objetivava também fazer uma forte propaganda contra a URSS, que gozava de prestígio internacional após a guerra.
Foi considerado bem-sucedido, contribuindo efetivamente com a economia dos países atendidos e promovendo a transnacionalização do capitalismo ocidental.
Videoaula sobre Plano Marshall
Quem criou o Plano Marshall?
O Plano Marshall recebeu esse nome em homenagem a seu idealizador George Catlett Marshall, um general do exército estadunidense, e totalizou um aporte de 18 bilhões de dólares aos europeus, utilizados para a reconstrução de edificações e indústrias, importação de alimentos e mercadorias industrializadas, bem como no financiamento da agricultura.
Alguns órgãos foram criados para administrar os recursos financeiros, como a Administração de Cooperação Econômica, pelos EUA, e a Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECD).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quais os objetivos do Plano Marshall?
O Plano Marshall vigorou entre 1947 e 1951, sendo o principal motivo para o rápido arranque econômico dos países europeus. Os principais beneficiados do plano foram a Inglaterra, a França e a Itália, entre os europeus, e os EUA, que conseguiram criar as instituições de fortalecimento da internacionalização dos capitais na segunda metade do século XX.
estabilizar a situação política e social na Alemanha;
conter o avanço do poder de partidos comunistas na França e na Itália.
Com a vitória soviética na 2ª Guerra Mundial, o prestígio da URSS estava em alta, além das tropas do Exército Vermelho estarem estacionadas em países da Europa Centro-Oriental.
Os capitalistas dos EUA e da Europa Ocidental apostavam na recuperação econômica e na melhoria dos níveis de consumo material da população, além da criação de uma forte estrutura estatal de oferecimento de serviços sociais, nas áreas de saúde, educação e emprego, por exemplo. Dessa forma, eles pretendiam mostrar que o modelo de capitalismo ocidental era melhor que o capitalismo soviético (erroneamente chamado de comunismo).
Qual foi o resultado do Plano Marshall?
O Plano Marshall mostrou-se eficiente e garantiu altas taxas de crescimento econômico aos países da Europa Ocidental nas décadas posteriores ao fim da 2ª Guerra Mundial. O plano serviu ainda para criar as bases do Estado de Bem-Estar Social, que seria atacado a partir da década de 1970. Além disso, possibilitou a transnacionalização do capitalismo ocidental, sendo um dos motivos para a vitória da esfera de influência dos EUA na Guerra Fria.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
PINTO, Tales dos Santos.
"O que é o Plano Marshall?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-plano-marshall.htm. Acesso em 18 de novembro
de 2024.