Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é Paleolítico?

O Paleolítico é o primeiro período da Pré-História e também o mais longo.

Ilustração de um ser humano pintando uma parede de caverna, remetendo ao Paleolítico.
No Paleolítico, a Idade da Pedra Lascada, foi quando o ser humano iniciou sua produção artística e de vestimenta, entre outras inovações.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-História. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás. Foi quando a cultura humana começou a desenvolver-se, como no surgimento das primeiras habitações (mesmo que temporárias), vestimentas, ferramentas e dos primeiros agrupamentos humanos. O Paleolítico é comumente comparado com o Neolítico, sendo a principal diferença entre os dois períodos o que os historiadores chamam de Revolução Agrícola (ou Revolução Neolítica).

Leia mais: Mesolítico — período de transição entre o Paleolítico e o Neolítico

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Paleolítico

  • É o período pré-histórico que compreende os primeiros anos da Terra bem como o surgimento dos seres humanos.

  • Foi finalizado há 10.000 anos.

  • Caracteriza-se pelo início do desenvolvimento da cultura humana, como pelo surgimento da arte rupestre e de ferramentas feitas de pedra lascada, além de dentes e ossos de animais.

  • Foi também quando o ser humano aprendeu a manipular o fogo, podendo cozinhar seus alimentos e se proteger de predadores.

  • Após o Paleolítico, veio o período Mesolítico (de transição) e o Neolítico, caracterizado pelo desenvolvimento da agricultura e pelo sedentarismo.

Videoaula sobre Paleolítico | Pré-História


Como era a vida dos seres humanos no Paleolítico?

O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho usando a pedra como matéria-prima.

Para usar as pedras como objetos cortantes, utilizados para diversas atividades cotidianas, as pessoas desse período batiam uma pedra na outra (geralmente sílex, quartzo e quartzite), com o objetivo de lascar uma delas e assim criar uma lâmina rudimentar, utilizada para cortar ou raspar. Com essas pedras, os primeiros humanos conseguiram construir machados e outros instrumentos. Utilizava-se, ainda, ossos e dentes de animais como ferramentas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja, a seguir, mais 5 características do Paleolítico:

1. Nomadismo

Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e da busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

2. Descoberta do fogo

Foi no Paleolítico que as pessoas passaram a desenvolver a habilidade de controlar o fogo, utilizado para o aquecimento, a proteção e o cozimento de alimentos. No entanto, tais habilidades somente se fizeram sentir no final do período.

3. Formação de grupos e habitações

No Paleolítico, os primeiros bandos e as primeiras habitações foram sendo constituídos.

Panorama de cavernas esculpidas em pedra, em Matera, na Itália, referentes ao Paleolítico.
A cidade de pedra de Matera, no sul da Itália, tem um conjunto de cavernas apontado como uma das primeiras habitações humanas, ainda no Paleolítico.

Refere-se ao Paleolítico como a época dos “homens das cavernas”, em virtude de as pessoas utilizarem cavernas em rochedos como locais de proteção. No entanto, é importante ressalvar que os hominídeos não habitavam a entrada delas, em virtude das dificuldades de alimentação e do perigo que tais lugares poderiam representar para os ancestrais mais longínquos das pessoas modernas. Em lugares mais quentes, copas de árvores serviam como habitação.

4. Início da produção artística e de vestimentas

Teve início também nesse período a produção artística humana, principalmente por meio das chamadas pinturas rupestres. Imagens de animais, homens, mulheres e crianças, além de cenas de caças, eram os temas dessas pinturas. Ainda, roupas criadas com peles de animais também surgiram a partir dessa época.

5. Início da agricultura

No final do período, a sedentarização veio acompanhada do início do desenvolvimento da agricultura, o que daria origem ao chamado período Neolítico, caracterizado, entre outros, pela Revolução Agrícola.

 

Por Tales dos Santos Pinto
Professor de História  

Escritor do artigo
Escrito por: Tales dos Santos Pinto Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "O que é Paleolítico?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-paleolitico.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE