Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-História. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás. Foi quando a cultura humana começou a desenvolver-se, como no surgimento das primeiras habitações (mesmo que temporárias), vestimentas, ferramentas e dos primeiros agrupamentos humanos. O Paleolítico é comumente comparado com o Neolítico, sendo a principal diferença entre os dois períodos o que os historiadores chamam de Revolução Agrícola (ou Revolução Neolítica).
É o período pré-histórico que compreende os primeiros anos da Terra bem como o surgimento dos seres humanos.
Foi finalizado há 10.000 anos.
Caracteriza-se pelo início do desenvolvimento da cultura humana, como pelo surgimento da arte rupestre e de ferramentas feitas de pedra lascada, além de dentes e ossos de animais.
Foi também quando o ser humano aprendeu a manipular o fogo, podendo cozinhar seus alimentos e se proteger de predadores.
Após o Paleolítico, veio o período Mesolítico (de transição) e o Neolítico, caracterizado pelo desenvolvimento da agricultura e pelo sedentarismo.
Videoaula sobre Paleolítico | Pré-História
Como era a vida dos seres humanos no Paleolítico?
O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho usando a pedra como matéria-prima.
Para usar as pedras como objetos cortantes, utilizados para diversas atividades cotidianas, as pessoas desse período batiam uma pedra na outra (geralmente sílex, quartzo e quartzite), com o objetivo de lascar uma delas e assim criar uma lâmina rudimentar, utilizada para cortar ou raspar. Com essas pedras, os primeiros humanos conseguiram construir machados e outros instrumentos. Utilizava-se, ainda, ossos e dentes de animais como ferramentas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Veja, a seguir, mais 5 características do Paleolítico:
1. Nomadismo
Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e da busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.
2. Descoberta do fogo
Foi no Paleolítico que as pessoas passaram a desenvolver a habilidade de controlar o fogo, utilizado para o aquecimento, a proteção e o cozimento de alimentos. No entanto, tais habilidades somente se fizeram sentir no final do período.
3. Formação de grupos e habitações
No Paleolítico, os primeiros bandos e as primeiras habitações foram sendo constituídos.
Refere-se ao Paleolítico como a época dos “homens das cavernas”, em virtude de as pessoas utilizarem cavernas em rochedos como locais de proteção. No entanto, é importante ressalvar que os hominídeos não habitavam a entrada delas, em virtude das dificuldades de alimentação e do perigo que tais lugares poderiam representar para os ancestrais mais longínquos das pessoas modernas. Em lugares mais quentes, copas de árvores serviam como habitação.
4. Início da produção artística e de vestimentas
Teve início também nesse período a produção artística humana, principalmente por meio das chamadas pinturas rupestres. Imagens de animais, homens, mulheres e crianças, além de cenas de caças, eram os temas dessas pinturas. Ainda, roupas criadas com peles de animais também surgiram a partir dessa época.
5. Início da agricultura
No final do período, a sedentarização veio acompanhada do início do desenvolvimento da agricultura, o que daria origem ao chamado período Neolítico, caracterizado, entre outros, pela Revolução Agrícola.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
PINTO, Tales dos Santos.
"O que é Paleolítico?"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-paleolitico.htm. Acesso em 13 de outubro
de 2024.