Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas. Ao mudar o referencial, a percepção dos fenômenos também muda. O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço.
Relação entre Movimento e Referencial
Só podemos dizer que um objeto está em movimento ou não a partir de um referencial. É possível que um corpo esteja em movimento para um observador e parado para outro. Imagine que você esteja parado em uma estrada quando o simpático casal abaixo passa em um quadriciclo.
Para você, observador parado na estrada, o homem e a mulher estão em movimento, mas se tomarmos a mulher como referencial, ela dirá o piloto estão parados. O movimento e o repouso dependem do referencial!
Relação entre Movimento e Trajetória
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O referencial também define o tipo de trajetória de objetos em movimento. Imagine que agora você está parado em uma rua qualquer quando vê um objeto caindo de um carro em movimento. A sua visão da trajetória feita pelo objeto é diferente da visão do motorista. Enquanto você vê um caminho em formato de parábola, o motorista vê o objeto caindo em linha reta.
Referencial inercial
Um referencial é denominado de inercial se para ele as leis de Newton forem válidas. Referenciais inerciais devem estar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Se tomarmos o interior de uma aeronave no momento da aceleração da decolagem como referência para observação de fenômenos, as análises feitas estariam comprometidas, pois, em movimento acelerado ou de rotação, o referencial é considerado não inercial.
Por Joab Silas
Graduado em Física