Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é blindagem eletrostática?

O que é Física?

A blindagem eletrostática é o fenômeno que permite que o campo elétrico no interior dos condutores seja nulo, protegendo seu interior dos efeitos da corrente elétrica.
PUBLICIDADE

O que é blindagem eletrostática?

Dizemos que um corpo está em equilíbrio eletrostático quando não há movimentação resultante dos portadores de carga (elétrons) em qualquer sentido preferencial.

Todos os corpos condutores (metais em geral, como cobre, prata e ouro) em equilíbrio eletrostático tendem a apresentar valores constantes de potencial elétrico em seu interior, bem como um campo elétrico interno nulo. Os elétrons, responsáveis pela condução de eletricidade nos metais, conseguem mover-se com certa facilidade em condutores. Por causa dessa propriedade e da repulsão mútua entre os pares de cargas negativas, a tendência é que essas partículas ocupem somente a superfície externa dos condutores.

Quando há desequilíbrio de cargas, a superfície dos condutores apresenta um campo elétrico não nulo e normal (perpendicular). Além disso, toda a sua extensão fica sob o mesmo potencial elétrico, configurando uma superfície equipotencial.

Na presença de um campo elétrico gerado por fontes externas, os elétrons tendem a se “separar” dos seus átomos, deslocando-se no interior dos condutores e podendo agrupar-se na superfície dos condutores. Nesse caso, o movimento caótico dos elétrons e a direção “preferencial” acabam com a situação de equilíbrio eletrostático.

Por esse motivo, o interior de um condutor metálico e oco estará sempre protegido contra os efeitos da passagem da corrente elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem descobriu a blindagem eletrostática?

As primeiras observações desse tipo de fenômeno foram feitas por Benjamim Franklin e depois por Michael Faraday. Em 1836, Faraday construiu uma gaiola metálica e permaneceu em seu interior provando que dentro daquele tipo de estrutura não sofreria quaisquer efeitos da eletricidade. Esse experimento ficou conhecido como a “Gaiola de Faraday”.

Possíveis usos tecnológicos da blindagem eletrostática

Graças à blindagem eletrostática, diversos aparelhos eletrônicos, como rádios, televisores, discos rígidos e até mesmo fios de telefonia e internet, são envolvidos em metal para evitar interferências de campos elétricos e magnéticos externos.

Esse comportamento presente nos condutores garante proteção a passageiros dentro de veículos durante tempestades elétricas ou acidentes automobilísticos envolvendo a rede de distribuição de energia: o interior dos veículos é um condutor oco, totalmente livre dos efeitos nocivos da eletricidade.

Até mesmo as construções mais modernas contam com condutores de cobre envolvendo sua estrutura com o intuito de mimetizar o comportamento da gaiola de Faraday, promovendo segurança para os equipamentos eletroeletrônicos e para as pessoas.

*Créditos da imagem: Pavel L / Shutterstock


Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Malhas metálicas podem ser usadas como meio de proteção contra descargas elétricas*
Malhas metálicas podem ser usadas como meio de proteção contra descargas elétricas*

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "O que é blindagem eletrostática?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-blindagem-eletrostatica.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola